Vasco tem retrospecto favorável contra times peruanos; veja números

Com 80% de aproveitamento contra times peruanos, o Vasco enfrenta o Melgar nesta quarta-feira pela estreia na Sul-Americana.

Dedé em Vasco 5 x 2 Universitario pela Copa Sul-Americana 2011
Dedé em Vasco 5 x 2 Universitario pela Copa Sul-Americana 2011

Ao entrar em campo nesta quarta-feira (2) para estrear na Sul-Americana 2025, o Vasco defenderá um excelente retrospecto que possui contra times peruanos. A equipe enfrenta o Melgar (PER) em duelo inédito na história de ambos os clubes, no Estádio Monumental da UNSA, na altitude de Arequipa. O apito inicial é às 19h (de Brasília).

Assim, já são cinco confrontos (jogos oficiais) contra times peruanos na história de 126 anos do Vasco. Um deles, inclusive, faz parte da campanha do imponente título de 1948 do Sul-Americano de Clubes Campeões, no Chile. Venha com o Jogada10 para conferir.

Histórico do Vasco contra peruanos

Como citado, o primeiro duelo do Vasco contra um time peruano foi exatamente no Sul-Americano de 1948. O Cruz-Maltino, campeão invicto, massacrou o Deportivo Municipal por 4 a 0, pela terceira rodada. Lelé, Friaça (duas vezes) e Ismael fizeram os gols do Expresso da Vitória.

O Vasco, então, só voltou a enfrentar um clube peruano em 2011, 63 anos depois. Não menos épico, porém. Afinal, a equipe se deparou com o Universitario pelas quartas de final da Sul-Americana de 2011 e perdeu o jogo de ida por 2 a 0, atuando no Peru. Na volta, precisando vencer por pelo menos dois gols de diferença, o Gigante da Colina abriu o placar, mas levou a virada para 2 a 1. Na época, ainda havia a regra de gol fora de casa. Assim, o time carioca precisaria de mais quatro gols para avançar.

E, com dois de Dedé, um de Elton e outro de Alecsandro, São Januário testemunhou uma das maiores reviravoltas da história da competição: 5 a 2 e vaga na semifinal. No entanto, o time cairia perante a Universidad de Chile, que seria o futuro campeão.

Na temporada seguinte, em 2012, o Vasco voltou à Libertadores após 11 anos. Na ocasião, novo confronto contra peruanos. Desta vez, contra o tradicional Alianza Lima. O Cruz-Maltino não tomou conhecimento e venceu os dois duelos pela fase de grupos. Primeiro, por 3 a 2 em São Januário, com direito a dois pênaltis perdidos por Alecsandro. Juninho Pernambucano (curiosamente, de pênalti) e Dedé fizeram os gols do Vasco, junto de Ramos (contra). Depois, o Cruz-Maltino venceu por 2 a 1, fora de casa, com dois gols de fora da área de Fellipe Bastos.

Jogos do Vasco contra times do Peru*

  • 4 x 0 Deportivo Municipal (n) – Sul-Americano de clubes de 1948
  • 0 x 2 Universitario (f) – quartas de final (ida) Sul-Americana de 2011
  • 5 x 2 Universitario (c) – quartas de final (volta) Sul-Americana de 2011
  • 3 x 2 Alianza Lima (c) – fase de grupos Libertadores de 2012
  • 2 x 1 Alianza Lima (f) – fase de grupos Libertadores de 2012

*Informações retiradas do site OGol.

Fonte: Jogada 10

Comente

Veja também
Edmundo vê evolução e adota otimismo ao analisar desempenho do Vasco

O ex-jogador afirma que a intertemporada após a eliminação do Campeonato Carioca fez bem ao Vasco da Gama, que mostrou evolução.

Comandante do Bepe afirma que Vasco x Flamengo não será em São Januário

O comandante do Bepe, tenente-coronel Eduardo Monteiro, deixou claro que negará o pedido para Vasco x Flamengo em São Januário.

Diego Souza corneta Vegetti ao comentar empate do Vasco

O ex-jogador do Vasco da Gama avalia que Vegetti atrapalho Coutinho jogar, e explica qual seria a melhor postura do 99 vascaíno.

Vegetti alcança feito importante e iguala marca de Cano no Vasco

O atacante Vegetti tem 43 gols com a camisa do Vasco da Gama e se tornou o 2º maior artilheiro da história do Clube.

Mudanças de Carille não teve efeito e Vasco sofre golpe duro na Sul-Americana

O Vasco chegou a fazer 3×1, tinha a vitória encaminhada, mas as mudanças de Carille não fez efeito e acabou cedendo o empate.

Ingressos para Vasco x Puerto Cabello-VEN pela Sul-Americana

Confira as informações sobre a venda de ingressos para o jogo entre Vasco da Gama e Puerto Cabello-VEN, pela Sul-Americana.

Carille explica substituições contra o Melgar

Carille diz que o Vasco não chamou o Melgar para seu campo com substituições e afirmou que está muito satisfeito com o elenco.

PVC cita alteração de Carille ao analisar empate do Vasco

Comentarista na transmissão da Paramount+, PVC critica alteração de Fabio Carille ao analisar empate entre Melgar x Vasco da Gama.

Jornal espanhol se derrete por gol de Coutinho contra o Melgar

Para o veículo de comunicação, poucos podem fazer o que Coutinho fez no jogo do Vasco da Gama contra o Melgar pela Sul-Americana.

Carille cita atitude e afirma que empate em estreia na Sul-Americana é amargo

Fábio Carille afirmou que muitos jogadores sentiram problemas com falta de ar e que empate tem que ser comemorado.

Sair da versão mobile