Vasco tem o pior aproveitamento no ataque entre os semifinalistas do Carioca

O Vasco da Gama balança as redes uma vez a cada 10 finalizações e aparece atrás em aproveitamento entre os quatro semifinalistas do Carioca.

Pedro Raul comemorando gol contra o Bangu
Pedro Raul comemorando gol contra o Bangu (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Nos dois dias de treinos que restam até o primeiro jogo contra o Flamengo, pela semifinal do Campeonato Carioca, o Vasco vai certamente trabalhar alguns pontos que precisam ser corrigidos ou aprimorados depois da vitória por 2 a 0 sobre o Bangu, em São Januário. Entre eles, a pontaria.

O time de Maurício Barbieri não tem problema algum em gerar oportunidades de gol. Muito pelo contrário: as chances tem acontecido a ritmo industrial, com o Vasco quase sempre mostrando volume de jogo digno de um placar elástico. Mas a bola tem entrado menos do que se espera.

Nos 11 jogos da Taça Guanabara, o Vasco teve 194 finalizações, o que representa uma média de 17,6 por partida. Nem um outro time finalizou mais vezes do que o comandado por Barbieri – o que chegou mais perto foi o próprio Flamengo, com 159.

A questão repousa na eficiência. Com 20 gols marcados na competição, o time cruz-maltino precisa de praticamente 10 finalizações para fazer 1 gol – a média exata é de 9,7. É o pior aproveitamento nesse sentido entre os quatro semifinalistas.

  • Vasco – 194 finalizações e 20 gols – média de 9,7
  • Flamengo – 159 finalizações e 19 gols – média de 8,3
  • Fluminense – 152 finalizações e 20 gols – média de 7,6
  • Volta Redonda – 124 finalizações e 27 gols – média de 4,5

– A gente produziu para fazer mais gols, claro que temos pontos a melhorar – afirmou Barbieri na coletiva de imprensa depois da vitória sobre o Bangu, na quinta-feira.

– Assim como o jogo do Boavista, a gente deu oportunidade que normalmente a gente não dá aos adversários. Mas a gente produziu, gerou situações. Precisamos definir melhor – acrescentou.

Estão incluídas nessa conta as três cobranças de pênalti desperdiçadas pela equipe até aqui no Campeonato Carioca. Na derrota para o Volta Redonda e na vitória sobre o Flamengo, na quinta e décima rodadas, respectivamente, Pedro Raul cobrou nas mãos do goleiro. Já nesta quinta, contra o Bangu, Alex Teixeira foi quem desperdiçou.

Artilheiro do Vasco na temporada, Pedro Raul é com certa folga o jogador com mais chances de gol da equipe: foram 34 finalizações nos 11 jogos do Carioca. Sete delas viraram gol. O atacante tem se cobrado para aprimorar a pontaria – contra o Bangu, o gol saiu nos acréscimos.

– O jogo vai até quando o juiz apitar. Até lá, eu tenho chance de fazer gol. Tenho que ter tranquilidade para, quando vier uma oportunidade dessa, eu colocar ela para dentro. É a minha função, eu trabalho muito para isso e tenho que estar preparado – disse depois do jogo.

Vasco e Flamengo fazem o primeiro jogo da semifinal do Carioca na próxima segunda-feira, às 21h10 (de Brasília), no Maracanã.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Edmundo é ídolo do Vasco
Edmundo projeta o Vasco ‘nas cabeças’ com troca no comando da SAF

O ídolo do Vasco da Gama, Edmundo, se mostrou bastante otimista com a possível troca de comando na SAF vascaína.

José Roberto Lamacchia e Leila Pereira
Rumores sobre Crefisa e Vasco agitam política do Palmeiras

A oposição do Palmeiras manifestou insatisfação com os rumores, enquanto Leila Pereira, presidente e dona da Crefisa, se defende.

Álvaro Pacheco, possível novo técnico do Vasco
Saiba quais são os profissionais que chegam ao Vasco com Álvaro Pacheco

Próximo de ser anunciado, o técnico Álvaro Pacheco chegará ao Vasco da Gama com uma comissão técnica própria com quatro integrantes.

Josh Wander durante entrevista em visita ao Rio de Janeiro
777 Partners contrata grande escritório no RJ para recorrer de liminar

A 777 Partners está se preparando para tentar derrubar a liminar que a tirou o poder sobre a SAF do Vasco da Gama.

Lúcio Barbosa durante apresentação da Betfair no Vasco
SAF pede adiantamento ao Vasco e aguarda dinheiro da Betfair para fluxo de caixa

Com o caixa esvaziado, a SAF do Vasco da Gama está no aguardo de recursos para não passar por problemas nos pagamentos de compromissos.