Vasco tem o 5 pior aproveitamento entre os times da Série A em 2026
O Vasco da Gama tem 46,67 de aproveitamento até agora na temporada 2026, sendo o quinto pior entre os times da Série A.

Um início de temporada atípico para o time campeão da Libertadores e do Campeonato Brasileiro em 2025. O Flamengo ainda não engrenou na temporada e amarga o pior início de ano entre os times da Série A. Em sete jogos, o Rubro-Negro venceu um, empatou outro e perdeu cinco duelos: 19% de aproveitamento. Quem mais se aproxima da marca negativa do clube carioca é o Santos, com 28,6% de aproveitamento.
Superado pelo Corinthians por 2 a 0 na decisão da Supercopa do Brasil, o time de Filipe Luís ainda não recuperou o ritmo da temporada passada. Último clube a se reapresentar após as férias, o elenco principal voltou a trabalhar no dia 12 de janeiro. O grupo entrou de férias no dia 18 de dezembro, após a derrota para o PSG na Copa Intercontinental. Isso adiou o retorno do grupo, que fez 78 jogos em 2025 e recebeu uma semana a mais de descanso em relação às outras equipes.
O planejamento inicial era o sub-20 representar o time até o duelo contra o Fluminense no Campeonato Carioca, mas o desempenho ruim do grupo comandado por Bruno Pivetti alterou os planos. Foram duas derrotas e um empate em três jogos: 11,1% de aproveitamento. Com possível risco de rebaixamento, o Flamengo definiu a volta do time principal para o clássico contra o Vasco.
Na estreia dos titulares, o Flamengo não deu chances para o Vasco e venceu por 1 a 0. Porém, os três compromissos seguintes não seguiram o mesmo caminho. O Flamengo perdeu para o Fluminense no Carioca, estreou com derrota para o São Paulo fora de casa no Brasileirão e foi vice da Supercopa Rei para o Corinthians. O desempenho aquém rendeu zoações nas redes sociais. Lucas Paquetá, que perdeu gol na pequena área e perdeu chance de empatar a partida nos acréscimos, foi o principal alvo dos rivais. Ele é a maior compra da história do futebol brasileiro.
Veja os piores aproveitamentos da temporada entre os times da Série A:
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2026/p/Z/2xTZhwQC6eZ8E9oMo0aw/piores-aproveitamentos-da-temporada.png)
O segundo pior início de temporada na temporada é do Santos, que contratou Gabigol para ser o homem de referência no ataque. No entanto, o time de Vojvoda venceu apenas o primeiro compromisso do ano ao superar o Novorizontino por 2 a 1. O Peixe está a dois pontos da zona de rebaixamento no Paulistão e não vence há seis partidas.
Outro clube que iniciou o ano de forma irregular foi o Cruzeiro de Tite. A Raposa reagiu após uma sequência de três derrotas consecutivas ao vencer o Betim por 1 a 0 no último domingo. Mesmo com forte investimento na janela, incluindo a contratação de Gerson, que chegou a ser a compra mais cara do futebol brasileiro até a chegada de Paquetá, o desempenho ainda preocupa. A equipe mineira segue fora da zona de classificação no Campeonato Mineiro e ocupa a lanterna do Brasileirão após a derrota por 4 a 0 para o Botafogo na estreia.
Em um momento oposto na temporada, o Bahia é o único time com 100% de aproveitamento em 2026. Em sete partidas, foram sete vitórias. A equipe de Rogério Ceni marcou 21 gols e sofreu apenas cinco.
Quem também está com o pé no acelerador neste início de ano é o Fluminense. Maxi Cuberas ficou à frente da equipe nos primeiros quatro jogos de 2026 e venceu três partidas. Zubeldía retornou para o duelo contra o Grêmio na estreia do Brasileirão após passar por uma cirurgia no coração. Ele venceu o Imortal e superou o Botafogo no clássico pelo Carioca.
Fonte: Globo Esporte