Vasco tem o 4º melhor aproveitamento do Brasileiro com Rafael Paiva

Vasco da Gama tem campanha de G4 desde que o técnico Rafael Paiva assumiu o comando da equipe no mês de junho.

Rafael Paiva no Nilton Santos
Rafael Paiva no Nilton Santos (Foto: Alexandre Durão)

O Vasco está na 10ª posição do Brasileirão, em um campeonato que começou conturbado com trocas de treinadores e no comando da SAF do clube. No entanto, muito da melhora na tabela de classificação se deve ao trabalho de Rafael Paiva, que começou como interino e se consolidou como treinador da equipe. E se ele estivesse no comando desde o início?

Não dá para saber como estaria a equipe no campeonato, mas desde a saída de Álvaro Pacheco e a chegada “em definitivo” de Rafael Paiva, o Vasco tem o quarto melhor aproveitamento do Brasileirão — que poderia até ser o segundo melhor.

Somente Fortaleza, São Paulo e Botafogo têm aproveitamentos superiores no Brasileirão no mesmo período que o Vasco é treinado por Rafael Paiva. O treinador comandou a equipe em 11 partidas, desde então, com seis vitórias, dois empates e três derrotas, um aproveitamento de 60,6% dos pontos disputados no campeonato (20 de 33 possíveis).

No mesmo período, Fortaleza (27), São Paulo (23) e Botafogo (22) somaram mais pontos, mas disputaram 12 rodadas. Ou seja, o Vasco poderia ter o segundo melhor aproveitamento do Brasileirão desde que Rafael Paiva chegou, caso vença a partida contra o Cuiabá, adiada pela 19ª rodada da competição.

Aproveitamento dos clubes no Brasileirão desde que Rafael Paiva assumiu o Vasco

Antes da atual passagem no Vasco, neste mesmo Brasileirão, Rafael Paiva comandou a equipe em quatro partidas como interino: venceu o Vitória, perdeu para o Athletico-PR no Brasileirão e classificou a equipe contra o Fortaleza na Copa do Brasil. Ele foi o interino depois da saída de Ramón Díaz, antes da chegada de Álvaro Pacheco.

Com a demissão do técnico português após três derrotas em quatro partidas, Rafael Paiva assumiu o comando do Vasco de forma permanente. Na atual passagem, somando Copa do Brasil e Brasileirão, são 13 partidas: sete vitórias, três empates, três derrotas.

O primeiro jogo foi contra o São Paulo, em São Januário. A vitória por 4 a 1 deu moral ao treinador, que já havia tido destaque com a classificação para as oitavas da Copa do Brasil como interino contra o Fortaleza. A forma de jogo, as ideias alinhadas com a gestão do futebol e os resultados valorizaram Rafael Paiva com Pedrinho e Felipe.

Desde então, o time avançou às quartas de final da Copa do Brasil, o que não acontecia há nove anos, e se afastou do Z-4 do Brasileirão, com os bons 60,6% de aproveitamento na competição. O Vasco saiu 17º lugar e pulou para a 10ª posição na tabela.

O Vasco enfrenta o Criciúma neste domingo, às 16h, no Estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina. A equipe de Rafael Paiva tenta a terceira vitória fora de casa no Brasileirão, competição na qual tem apenas 20% de aproveitamento como visitante.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Léo Jardim está na lista dos 100 melhores goleiros do mundo do CIES Football Observatory

Ranking do Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos de Esporte tem Léo Jardim entre os melhores goleiros do mundo.

Vegetti tem bom início de temporada e supera números de 2024

Destaque do Vasco da Gama na temporada, Vegetti tem bons números e supera marca do mesmo período no ano passado.

Hugo Moura vira peça-chave para Carille no Vasco

O volante Hugo Moura é o atleta que mais atuou na temporada do Vasco e é um dos líderes de assistências do time.

Vasco aguarda proposta por Rayan, mas deve anunciar renovação em breve

O novo contrato com o atacante Rayan com o Vasco da Gama será válido até o fim de 2026, mas o Clube espera vendê-lo.

Jornais estrangeiros repercutem denúncia de ex-amante de Payet

A advogada Larissa Ferrari alegou ter sido vítima de agressão física e psicológica de Payet, meia do Vasco da Gama.

De Lucca deixa o Vasco e acerta com o Cuiabá

Sem oportunidades no Vasco da Gama, o volante De Lucca está de malas prontas para se transferir para o Cuiabá.

Rivellino vê Vasco como candidato ao rebaixamento e faz alerta

Ex-craque da Seleção Brasileira, Rivellino não acredita que o Vasco da Gama possa fazer uma grande campanha no Brasileiro.

Adversários pelo Brasileiro, Vasco e Sport tem ídolos em comum

Vasco da Gama e Sport Recife tem jogadores históricos que vestiram a camisa dos Clubes ao longo da história.

Rayan completa 50 jogos pelo Vasco e recebe homenagem

Revelação da base do Vasco da Gama, o atacante Rayan celebrou a marca alcançada com a camisa do Cruzmaltino.

Vasco não perde para o Sport em São Januário desde 2012

Vasco da Gama e Sport se enfrentaram cinco vezes no período. O histórico mostra ampla vantagem para a equipe Cruzmaltina.