Vasco tem o 4º melhor aproveitamento do Brasileiro com Rafael Paiva

Vasco da Gama tem campanha de G4 desde que o técnico Rafael Paiva assumiu o comando da equipe no mês de junho.

Rafael Paiva no Nilton Santos
Rafael Paiva no Nilton Santos (Foto: Alexandre Durão)

O Vasco está na 10ª posição do Brasileirão, em um campeonato que começou conturbado com trocas de treinadores e no comando da SAF do clube. No entanto, muito da melhora na tabela de classificação se deve ao trabalho de Rafael Paiva, que começou como interino e se consolidou como treinador da equipe. E se ele estivesse no comando desde o início?

Não dá para saber como estaria a equipe no campeonato, mas desde a saída de Álvaro Pacheco e a chegada “em definitivo” de Rafael Paiva, o Vasco tem o quarto melhor aproveitamento do Brasileirão — que poderia até ser o segundo melhor.

Somente Fortaleza, São Paulo e Botafogo têm aproveitamentos superiores no Brasileirão no mesmo período que o Vasco é treinado por Rafael Paiva. O treinador comandou a equipe em 11 partidas, desde então, com seis vitórias, dois empates e três derrotas, um aproveitamento de 60,6% dos pontos disputados no campeonato (20 de 33 possíveis).

No mesmo período, Fortaleza (27), São Paulo (23) e Botafogo (22) somaram mais pontos, mas disputaram 12 rodadas. Ou seja, o Vasco poderia ter o segundo melhor aproveitamento do Brasileirão desde que Rafael Paiva chegou, caso vença a partida contra o Cuiabá, adiada pela 19ª rodada da competição.

Aproveitamento dos clubes no Brasileirão desde que Rafael Paiva assumiu o Vasco

Antes da atual passagem no Vasco, neste mesmo Brasileirão, Rafael Paiva comandou a equipe em quatro partidas como interino: venceu o Vitória, perdeu para o Athletico-PR no Brasileirão e classificou a equipe contra o Fortaleza na Copa do Brasil. Ele foi o interino depois da saída de Ramón Díaz, antes da chegada de Álvaro Pacheco.

Com a demissão do técnico português após três derrotas em quatro partidas, Rafael Paiva assumiu o comando do Vasco de forma permanente. Na atual passagem, somando Copa do Brasil e Brasileirão, são 13 partidas: sete vitórias, três empates, três derrotas.

O primeiro jogo foi contra o São Paulo, em São Januário. A vitória por 4 a 1 deu moral ao treinador, que já havia tido destaque com a classificação para as oitavas da Copa do Brasil como interino contra o Fortaleza. A forma de jogo, as ideias alinhadas com a gestão do futebol e os resultados valorizaram Rafael Paiva com Pedrinho e Felipe.

Desde então, o time avançou às quartas de final da Copa do Brasil, o que não acontecia há nove anos, e se afastou do Z-4 do Brasileirão, com os bons 60,6% de aproveitamento na competição. O Vasco saiu 17º lugar e pulou para a 10ª posição na tabela.

O Vasco enfrenta o Criciúma neste domingo, às 16h, no Estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina. A equipe de Rafael Paiva tenta a terceira vitória fora de casa no Brasileirão, competição na qual tem apenas 20% de aproveitamento como visitante.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Pedrinho dispara contra Bap e nega participação de Leila na compra da SAF

Pedrinho rebate Bap, nega participação de Leila Pereira na compra da SAF do Vasco da Gama e defende a legalidade da negociação.

Leila Pereira reage e ameaça processar Bap após falas sobre a SAF do Vasco

Leila Pereira ameaça processar Bap após declarações sobre a SAF do Vasco da Gama e nega qualquer participação na negociação.

Meia de Curaçao revela homenagem a Juninho Pernambucano em estreia na Copa

Jogador de Curaçao contou em entrevista que mãe era grande fã do futebol brasileiro e de craque do Vasco da Gama.

Bap, do Flamengo, ameaça ir à Justiça contra venda da SAF do Vasco

Presidente do Flamengo afirma que a negociação pode ferir a legislação por conta da relação familiar entre Marcos Lamacchia e Leila Pereira

Hugo Moura recebe proposta do Japão e pode deixar o Vasco nesta janela

Volante tem contrato com o Vasco da Gama até o fim da temporada e avalia oferta que prevê valorização salarial no futebol japonês.

Vasco volta ao mercado por zagueiro mesmo após reformular a defesa

Vasco da Gama busca um novo zagueiro mesmo após reformular a defesa. Entenda os motivos que levaram o Clube a voltar ao mercado.

Demora por reforços aumenta pressão sobre diretoria do Vasco

Vasco da Gama segue sem anunciar reforços, e demora nas negociações aumenta a pressão sobre a diretoria e a comissão técnica.

Gols e jogadas de Tomás Pochettino, meia especulado no Vasco

Vasco da Gama tem interesse em Tomás Pochettino. Veja gols, assistências e principais jogadas do meia argentino do Fortaleza.

Vasco goleia o Nova Iguaçu e garante vaga na semifinal do Carioca Sub-17

Vasco da Gama goleou o Nova Iguaçu por 5 a 0 e garantiu vaga na semifinal do Campeonato Carioca Sub-17, contra o Botafogo.

Vasco tem interesse em destaque do Fortaleza e pode incluir JP na negociação

Vasco da Gama tenta contratar Tomás Pochettino, destaque do Fortaleza, e avalia incluir JP para viabilizar a negociação.