Vasco tem longo tabu a quebrar em São Januário para avançar na Copa do Brasil

O Vasco da Gama enfrentará o Atlético-GO e terá a oportunidade de encerrar a escrita e fazer do fator casa o diferencial em decisões.

Vascaínos presentes na apresentação de Coutinho em São Januário
Vascaínos presentes na apresentação de Coutinho em São Januário (Foto: Dikran Sahagian/Vasco)

Depois de arrancar empate por 1 a 1 no Antônio Accioly, em Goiânia, o Vasco tem jogo decisivo contra o Atlético-GO pelas oitavas de final da Copa do Brasil, nesta terça-feira (6). E o palco da partida será São Januário, onde o Cruz-maltino terá de quebrar um longo tabu se quiser avançar sem sustos.

Campeão da competição em 2011, o Cruz-Maltino vive um verdadeiro jejum de vitórias na sua casa quando o assunto é a disputa. Desde 2019 o clube carioca não sabe o que é triunfar na Colina Histórica.

Na ocasião, o Vasco venceu o Santos por 2 a 1, pelo jogo de volta da quarta fase. A partida aconteceu no dia 24 de abril daquele ano, mas o resultado não foi suficiente para a equipe de São Januário avançar, já que na ida, na Vila Belmiro, o Alvinegro Praiano fez 2 a 0.

Em 2020, os cariocas venceram o ABC-RN por 1 a 0, no Rio de Janeiro, pela segunda fase, mas o duelo foi disputado no Maracanã.

Desde então, foram 7 partidas em São Januário pela Copa do Brasil e nenhuma vitórias. O aproveitamento foi de 5 empates e 2 derrotas.

Na atual edição, inclusive, o estádio foi palco de duas decisões por pênaltis, ambas vencidas pelo Vasco após empates no tempo regulamentar. Foi assim contra o Água Santa, na segunda fase, e contra o Fortaleza, na fase seguinte.

Em caso de vitória, os cariocas avançam às quartas sem sustos, vide o empate na casa do Atlético-GO. Porém, se houver um novo empate, a definição será nos pênaltis. Para o duelo, o time da casa não poderá contar com Philippe Coutinho, que sofreu uma lesão muscular e tem previsão de voltar em até 4 semanas.

Esta será a segunda partida seguida em São Januário, em todas as competições, depois de disputar quatro jogos seguidos fora, tanto pelo Brasileirão e Copa do Brasil. No último sábado (3), o Vasco empatou por 2 a 2 com o Red Bull Bragantino.

A sequência sem vitórias do Vasco em São Januário na Copa do Brasil:

  • Vasco 0 x 1 Goiás – terceira fase (2020)
  • Vasco 0 x 0 Botafogo – quarta fase (2020)
  • Vasco 1 x 1 Boavista-RJ – terceira fase (2021)
  • Vasco 1 x 2 São Paulo – oitavas de final (2021)
  • Vasco 0 x 0 ABC-RN – segunda fase (2023) – ABC-RN passou nos pênaltis
  • Vasco 3 x 3 Água Santa – segunda fase (2024) – Vasco passou nos pênaltis
  • Vasco 3 x 3 Fortaleza – terceira fase (2024) – Vasco passou nos pênaltis

Fonte: Espn

Comente

Veja também
Caetano, zagueiro do Corinthians
Veja jogadas de Caetano, cogitado no Vasco

Zagueiro que atuou pelo Goiás no Campeonato Brasileiro, Caetano pode pintar no Vasco da Gama para a próxima temporada.

Caetano, zagueiro do Corinthians
Vasco demonstra interesse em Caetano, zagueiro do Corinthians

O Vasco da Gama teria sondado o zagueiro Caetano, de 23 anos, que pertence ao Corinthians, mas estava emprestado ao Goiás.

Pedrinho em audiência na Câmara de Vereadores do Rio
Investidor da Rússia é o 3º interessado na SAF do Vasco

Em busca de uma empresa para comprar a SAF, o Vasco da Gama tem outro interessado, um investidor da Rússia.

Pedrinho em entrevista coletiva
Confira quais setores o Vasco precisa reforçar para 2025

A diretoria do Vasco da Gama sabe que precisa buscar reforços pontuais para a temporada de 2025; confira setores mais carentes.