Vasco tem longo tabu a quebrar em São Januário para avançar na Copa do Brasil

O Vasco da Gama enfrentará o Atlético-GO e terá a oportunidade de encerrar a escrita e fazer do fator casa o diferencial em decisões.

Vascaínos presentes na apresentação de Coutinho em São Januário
Vascaínos presentes na apresentação de Coutinho em São Januário (Foto: Dikran Sahagian/Vasco)

Depois de arrancar empate por 1 a 1 no Antônio Accioly, em Goiânia, o Vasco tem jogo decisivo contra o Atlético-GO pelas oitavas de final da Copa do Brasil, nesta terça-feira (6). E o palco da partida será São Januário, onde o Cruz-maltino terá de quebrar um longo tabu se quiser avançar sem sustos.

Campeão da competição em 2011, o Cruz-Maltino vive um verdadeiro jejum de vitórias na sua casa quando o assunto é a disputa. Desde 2019 o clube carioca não sabe o que é triunfar na Colina Histórica.

Na ocasião, o Vasco venceu o Santos por 2 a 1, pelo jogo de volta da quarta fase. A partida aconteceu no dia 24 de abril daquele ano, mas o resultado não foi suficiente para a equipe de São Januário avançar, já que na ida, na Vila Belmiro, o Alvinegro Praiano fez 2 a 0.

Em 2020, os cariocas venceram o ABC-RN por 1 a 0, no Rio de Janeiro, pela segunda fase, mas o duelo foi disputado no Maracanã.

Desde então, foram 7 partidas em São Januário pela Copa do Brasil e nenhuma vitórias. O aproveitamento foi de 5 empates e 2 derrotas.

Na atual edição, inclusive, o estádio foi palco de duas decisões por pênaltis, ambas vencidas pelo Vasco após empates no tempo regulamentar. Foi assim contra o Água Santa, na segunda fase, e contra o Fortaleza, na fase seguinte.

Em caso de vitória, os cariocas avançam às quartas sem sustos, vide o empate na casa do Atlético-GO. Porém, se houver um novo empate, a definição será nos pênaltis. Para o duelo, o time da casa não poderá contar com Philippe Coutinho, que sofreu uma lesão muscular e tem previsão de voltar em até 4 semanas.

Esta será a segunda partida seguida em São Januário, em todas as competições, depois de disputar quatro jogos seguidos fora, tanto pelo Brasileirão e Copa do Brasil. No último sábado (3), o Vasco empatou por 2 a 2 com o Red Bull Bragantino.

A sequência sem vitórias do Vasco em São Januário na Copa do Brasil:

  • Vasco 0 x 1 Goiás – terceira fase (2020)
  • Vasco 0 x 0 Botafogo – quarta fase (2020)
  • Vasco 1 x 1 Boavista-RJ – terceira fase (2021)
  • Vasco 1 x 2 São Paulo – oitavas de final (2021)
  • Vasco 0 x 0 ABC-RN – segunda fase (2023) – ABC-RN passou nos pênaltis
  • Vasco 3 x 3 Água Santa – segunda fase (2024) – Vasco passou nos pênaltis
  • Vasco 3 x 3 Fortaleza – terceira fase (2024) – Vasco passou nos pênaltis

Fonte: Espn

Comente

Veja também
Rafael Paiva, técnico do Vasco
Escalação do Vasco contra o Internacional

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo contra o Internacional, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro.

Rayan, atacante do Vasco
Relacionados do Vasco contra o Internacional

Confira os jogadores do Vasco da Gama relacionados para a partida contra o Internacional nesta quinta, pelo Brasileiro.

Vasco x Fortaleza na Arena Castelão
Vasco tem 6 jogadores pendurados contra o Internacional

O Vasco da Gama enfrenta o Internacional nesta quinta-feira (21), pelo Campeonato Brasileiro, e tem seis jogadores pendurados para o jogo.

Lucas Piton em atuação pelo Vasco contra o Corinthians
Torcida do Corinthians esgota ingressos para jogo contra o Vasco

Em confronto direto, Corinthians e Vasco da Gama se enfrentam pelo Brasileiro e torcida do Timão já esgotou a carga de ingressos.