Vasco tem boas recordações da Ressacada

O Vasco foi campeão do Torneio de Florianópolis em 2010, em jogos disputados na Ressacada.

Durante a Copa do Mundo de 2010, o Campeonato Brasileiro deu uma parada e algumas equipes aproveitaram o tempo para treinar para a sequência da competição. O Vasco, então penúltimo colocado, fez um período de preparação em Mangaratiba e, posteriormente, disputou o Torneio de Florianópolis. A competição tinha ainda Grêmio, Coritiba e Avaí. Curiosamente, estes dois últimos também são semifinalistas da Copa do Brasil deste ano (o Coxa encara o Ceará). Naquela ocasião, a equipe cruz-maltina foi campeã.

Todos os jogos foram realizados na casa do Avaí, a Ressacada, que também será palco do primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil, dia 25 de maio, às 21h50m (de Brasília). Naquela oportunidade, o Vasco conquistou o torneio com duas vitórias (Avaí e Coritiba), e uma derrota (Grêmio). O time cruz-maltino ainda não contava com os reforços de Eder Luis, Felipe e Zé Roberto, que só estrearam no Brasileiro após a abertura da janela de transferências.

Na estreia do Torneio de Florianópolis, o Vasco, que vinha de uma goleada por 4 a 0 para o Santos, encarou o Avaí e não tomou conhecimento dos donos da casa. Fez 3 a 1 com gols de Dedé, Rafael Coelho e Léo Gago. A partida foi a primeira de Paulo César Gusmão como treinador. No segundo jogo, o adversário foi o Grêmio e história foi bem diferente. A zaga foi mal e o time gaúcho, liderado pela dupla Jonas-Borges, fez 3 a 0.

Os cruz-maltinos encararam na última rodada o Coritiba e, e uma partida emocionante, venceram por 3 a 2 (gols de Thiago Martinelli, Allan e Fumagalli). O resultado deixou Vasco e Avaí empatados em primeiro lugar. O critério que decidiu o título para os cariocas foi o confronto direto. Na hora da entrega da taça, apenas o capitão Fernando estava presente. Os outros atletas já haviam ido para o hotel descansar porque o retorno ao Rio de Janeiro era na manhã seguinte.

Goleiro do Vasco na competição, Fernando Prass acredita que encarar o Avaí agora terá uma dificuldade extra por causa da motivação elevada de todos no clube.

– Acho que a euforia toma conta de todos lá. Parte da minha família mora em Florianópolis. Este será o jogo mais importante da história do Avaí, a mobilização é total. Esta situação é inédita para eles.Além da qualidade do adversário, existe este fator motivacional.

Depois que voltou de Florianópolis para o reinício do Brasileiro, o Vasco conseguiu se recuperar e fugiu da zona de rebaixamento. Nos duelos com o Avaí na competição, perdeu uma vez (2 a 0 na Ressacada) e empatou uma (1 a 1 na Colina). Se o objetivo de conseguir uma vaga na Libertadores não foi alcançado, ao menos ficou a esperança de que o time poderia dar alegrias em 2011. Agora, na Copa do Brasil, a equipe pode conquistar um título de expressão após oito anos de jejum. O primeiro duelo com o Avaí será em São Januário, quarta-feira, às 21h50m (de Brasília).

Fonte: globo esporte

Comente

Veja também
Carille não vê empate com o Lanús como tropeço e crava Vasco no páreo

Técnico do Vasco da Gama, Fábio Carille avaliou o empate sem gols entre o Cruzmaltino e o Lanús, pela Copa Sul-Americana.

Pedrinho sofre pressão interna por demissão de Carille

Presidente do Vasco da Gama, Pedrinho estaria enfrentando pressão interna por demissão do técnico Fábio Carille.

Vegetti cita cansaço e cobra melhora do Vasco após empate com o Lanús

Atacante do Vasco da Gama, Vegetti analisou os erros do time depois de mais um empate na Copa Sul-Americana.

Carille analisa empate do Vasco contra o Lanús; veja a entrevista coletiva

Fábio Carille analisou que o time do Vasco teve pouca agressividade no segundo tempo e criticou a oscilação do time nos jogos.

Sob vaias, Carille deixa o gramado de São Januário correndo; assista

Com tropeço diante do Lanús, torcida do Vasco da Gama vaia nas arquibancadas e Fabio Carille deixa o gramado correndo; veja.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Lanús

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida contra o Lanús nesta terça-feira, pela Sul-Americana.

Vasco terá sequência de seis jogos longe do Rio de Janeiro

Após confronto diante do Lanús, Vasco da Gama terá uma sequência de seis jogos longe do Rio de Janeiro, nas três competições que disputa.

Atitude de Carille revolta vascaínos após empate com o Lanús

Técnico do Vasco da Gama, Fábio Carille virou alvo da torcida depois do empate sem gols contra o Lanús, pela Sul-Americana.

Melhores momentos de Vasco 0 x 0 Lanús pela Copa Sul-Americana 2025

Confira os principais lances do empate entre Vasco da Gama e Lanús, pela fase de grupos da Copa Sul-Americana.

Público e renda de Vasco 0 x 0 Lanús pela Sul-Americana 2025

Veja quantos torcedores foram em São Januário, onde o Vasco da Gama enfrentou o Lanús nesta terça-feira pela Sul-Americana.