Vasco tem boas recordações da Ressacada

O Vasco foi campeão do Torneio de Florianópolis em 2010, em jogos disputados na Ressacada.

Durante a Copa do Mundo de 2010, o Campeonato Brasileiro deu uma parada e algumas equipes aproveitaram o tempo para treinar para a sequência da competição. O Vasco, então penúltimo colocado, fez um período de preparação em Mangaratiba e, posteriormente, disputou o Torneio de Florianópolis. A competição tinha ainda Grêmio, Coritiba e Avaí. Curiosamente, estes dois últimos também são semifinalistas da Copa do Brasil deste ano (o Coxa encara o Ceará). Naquela ocasião, a equipe cruz-maltina foi campeã.

Todos os jogos foram realizados na casa do Avaí, a Ressacada, que também será palco do primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil, dia 25 de maio, às 21h50m (de Brasília). Naquela oportunidade, o Vasco conquistou o torneio com duas vitórias (Avaí e Coritiba), e uma derrota (Grêmio). O time cruz-maltino ainda não contava com os reforços de Eder Luis, Felipe e Zé Roberto, que só estrearam no Brasileiro após a abertura da janela de transferências.

Na estreia do Torneio de Florianópolis, o Vasco, que vinha de uma goleada por 4 a 0 para o Santos, encarou o Avaí e não tomou conhecimento dos donos da casa. Fez 3 a 1 com gols de Dedé, Rafael Coelho e Léo Gago. A partida foi a primeira de Paulo César Gusmão como treinador. No segundo jogo, o adversário foi o Grêmio e história foi bem diferente. A zaga foi mal e o time gaúcho, liderado pela dupla Jonas-Borges, fez 3 a 0.

Os cruz-maltinos encararam na última rodada o Coritiba e, e uma partida emocionante, venceram por 3 a 2 (gols de Thiago Martinelli, Allan e Fumagalli). O resultado deixou Vasco e Avaí empatados em primeiro lugar. O critério que decidiu o título para os cariocas foi o confronto direto. Na hora da entrega da taça, apenas o capitão Fernando estava presente. Os outros atletas já haviam ido para o hotel descansar porque o retorno ao Rio de Janeiro era na manhã seguinte.

Goleiro do Vasco na competição, Fernando Prass acredita que encarar o Avaí agora terá uma dificuldade extra por causa da motivação elevada de todos no clube.

– Acho que a euforia toma conta de todos lá. Parte da minha família mora em Florianópolis. Este será o jogo mais importante da história do Avaí, a mobilização é total. Esta situação é inédita para eles.Além da qualidade do adversário, existe este fator motivacional.

Depois que voltou de Florianópolis para o reinício do Brasileiro, o Vasco conseguiu se recuperar e fugiu da zona de rebaixamento. Nos duelos com o Avaí na competição, perdeu uma vez (2 a 0 na Ressacada) e empatou uma (1 a 1 na Colina). Se o objetivo de conseguir uma vaga na Libertadores não foi alcançado, ao menos ficou a esperança de que o time poderia dar alegrias em 2011. Agora, na Copa do Brasil, a equipe pode conquistar um título de expressão após oito anos de jejum. O primeiro duelo com o Avaí será em São Januário, quarta-feira, às 21h50m (de Brasília).

Fonte: globo esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Payet em campo pelo Vasco em São Januário
Payet, Medel, Hugo e mais: Vasco encara o Criciúma com novidades

O meio-campista Dimitri Payet ainda será avaliado, mas deve ser a grande novidade do Vasco da Gama contra o Criciúma.

Pedro Martins estava no Cruzeiro
Pedro Martins se despede e faz balanço do trabalho no Cruzeiro

De saída para o Vasco da Gama, em nota de despedida, Pedro Martins relembra trajetória no Cruzeiro e agradece oportunidade.

Treino do Vasco com campo reduzido
Vasco encerra preparação para encarar o Criciúma; veja trechos do treino

Confira trechos do treino do Vasco da Gama nesta sexta-feira, no CT Moacyr Barbosa, o último antes do jogo contra o Criciúma.

Puma durante jogo contra o Flamengo
Puma interessa a outros clubes, mas pretende recuperar espaço no Vasco

O lateral-direito do Vasco da Gama, Puma Rodríguez, tem sido pouco utilizado em 2024 e chegou a ser cotado em outros clubes.

Mauro Cézar nos tempos em que trabalhava no canal ESPN
Mauro Cezar afirma que Vasco é subestimado e ignorado pela imprensa

Jornalista avaliou como os meios de comunicação tem o hábito de falar muito pouco do Vasco da Gama em sua grade de programação.