Vasco tem a maior evolução no 2º turno do Brasileiro e termina na 7º colocação
O Vasco da Gama conseguiu um desempenho 22,8 pontos percentuais melhor no 2º turno do Campeonato Brasileiro.
Após campanhas ruins no primeiro turno, o Vasco conseguiu, entre os 20 times, a maior evolução no segundo turno, obtendo um desempenho 22,8 pontos percentuais melhor na segunda metade do campeonato. Nesse sentido, o Bahia conseguiu a terceira melhor evolução, 14 pontos percentuais. Foi o suficiente para seguirem na Série A.
O Atlético-MG já havia assegurado o título simbólico de campeão do returno na rodada passada, e o Palmeiras só perderia seu 12º título de campeão brasileiro em uma improvável combinação de goleadas. Ficou para a última rodada definir os clubes que permaneceriam na Série A e qual iria para a Série B: foi o Santos.
Bahia, Santos e Vasco se ultrapassaram na classificação do returno em 11 das 19 rodadas até a definição do rebaixamento do Santos para a Série B do Campeonato Brasileiro, um sobe e desce que criou e derrubou certezas e mexeu com os nervos dos torcedores.
Os três times venceram na primeira rodada do returno, e a colocação entre eles foi determinada pelo saldo de gols. Na disputa particular entre Bahia, Santos e Vasco, este último venceu por menos e começou atrás. Em seguida, o Santos perdeu rendimento e passou a ser o pior dos três, para conseguir uma incrível reação e deixar o pior desempenho dos três para o Bahia.
Como mostram os gráficos abaixo, assim foi, rodada a rodada, até o Santos perder para o Fortaleza em casa, na última rodada, em dezembro, e na mesma Vila Belmiro que em janeiro foi palco do velório de Pelé. O luto alvinegro se estenderá, pelo menos, também por 2024.
Grêmio supera o Flamengo
Entre as melhores campanhas da segunda metade do Brasileirão, houve uma inversão importante na última rodada: ao derrotar fora de casa o Fluminense, o Grêmio superou o Flamengo e terminou o returno com a terceira melhor campanha.
A goleada em casa sobre o Atlético-MG levou o Bahia a subir três posições na classificação final do returno, passando da 12ª para a nona colocação, conseguindo o maior salto na tabela junto com Corinthians e São Paulo. O Corinthians venceu fora de casa o Coritiba e passou da 14ª para a 11ª posição, e o São Paulo derrotou em casa o Flamengo, pulando da 13ª para a décima colocação.
Veja abaixo a classificação do returno
Fonte: Globo Esporte