Vasco tem a concorrência de 7 times com chances matemáticas de acesso na Série B

Restando três vagas ainda em disputa, Vasco da Gama disputa o acesso com mais sete equipes da Série B do Brasileiro.

Figueiredo durante o jogo contra o Operário-PR
Figueiredo durante o jogo contra o Operário-PR (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

A promessa desta ser “a maior Série B de todos os tempos” deve se concretizar. Ainda que por vias tortas, sem a qualidade técnica que se esperava, a competição caminha para ter reta final com emoção, e com o Vasco sendo um dos protagonistas. No centro de tudo, a disputa pelas três vagas que ainda estão abertas na Série A em 2023.

São oito equipes com chances matemáticas de acesso, de olho nas três posições que restam no G4 — o Cruzeiro já garantiu o acesso e o título. O Grêmio está bem encaminhado na briga pela segunda vaga. Bahia, Sport, Ituano, Sampaio Corrêa, Londrina e Criciúma, além do Vasco, vem a seguir. Sete pontos separam os baianos, terceiros colocados, dos catarinenses, em nono.

Vasco, Ituano, Sampaio Corrêa e Londrina disputarão praticamente um quadrangular entre si nas últimas cinco rodadas que faltam. Os cariocas terão quatro confrontos diretos contra equipes entre as sete com chances de acesso. O Ituano terá a mesma quantidade. Maranhenses e paranaenses, três cada.

Trata-se de uma faca de dois gumes para o quarteto, que tanto poderá tirar adversários diretos da disputa quanto ser superado por eles nos famosos “jogos de seis pontos”. Melhor para Grêmio, Bahia, Sport e Criciúma, que pegarão mais equipes com a situação definida na Série B ou então ainda envolvidas com a luta para fugir do rebaixamento. Os baianos só visitarão o Grêmio, que pega ainda o Londrina. Sport e Criciúma terão dois jogos confrontos diretos contra rivais.

Confrontos diretos e pontos a serem disputados na Série B
Confrontos diretos e pontos a serem disputados na Série B (Foto: Reprodução O Globo)

O Vasco ganhou um respiro depois da vitória sobre o Operário, na terça-feira. Ele poderia ter sido maior. Porém, com os resultados da 33ª rodada, a partida contra o Novorizontino, sábado, em São Januário, será novamente sob a pressão de ter de vencer ou então ver a posição no G4 seriamente ameaçada.

Ainda que dependa apenas de si, o Vasco observa os adversários. Além de estudar a tabela dos rivais, é preciso levar em consideração também o momento que cada uma das sete equipes vive na Série B. O Bahia é quem atravessa fase mais difícil, apesar do terceiro lugar. Foram três empates e duas derrotas nas últimas cinco partidas. O exemplo oposto é o Sampaio Corrêa, embalado com quatro vitórias e um empate no mesmo recorte.

Das oito equipes que ainda brigam pelas vagas na Série A, o Vasco é uma das que vêm na pior pegada — conquistou sete pontos de 15. O Londrina vem ainda mais devagar, com cinco pontos. Já Grêmio e Sport (nove) e Ituano (dez, sem levar em consideração a partida contra o Cruzeiro) estão mais embalados.

Os ingressos para a partida contra o Novorizontino já estão esgotados. Nela, o Vasco terá o retorno de Yuri Lara, que cumpriu suspensão contra o Operário. Em compensação, Alex Teixeira, autor de dois gols em Ponta Grossa, recebeu o terceiro amarelo e está suspenso.

Fonte: O Globo

Mais sobre:Série B
3 comentários
  • Responder

    depois desse jogo o Vasco visitará o Sport, ai terá depois 2 jogos dentro de casa pra confirmar o acesso, mas tem que pontuar fora, uma vitória e um empate, terá a ultima partida fora, esperamos que já esteja com a classificação bem encaminhada, jogo é jogo independente de fora ou não tem que botar pra vencer, cada jogo é uma história, a tabela está ajudando

  • Responder

    para subir ainda depende somente do Vasco, no ataque Bruno Tubarão, Eguinaldo e Figueiredo, Eguinaldo Centralizado pra infernizar a zaga, o Novorizontino vai ter que sair pro jogo, colocar o Andrey mais um pouco na frente pra ajudar o meio campo, vendendo chegará a 55 pontos, ai faltará uns 5 ou 6 pra se garantir na primeira divisão

  • Responder

    Lá no início do segundo turno, eu sugeri que a última vaga ficaria em torno de 62 pontos e é o que está se concretizando. Embora o Sport possa chegar a 64 pontos se ganhar tudo, é muito improvável que ele chegue nesses 62 pontos por causa dos confrontos diretos.
    Quem vai definir a balança é o Cruzeiro, se não amarelar como fez ontem com o Ituano. O time parecia que aceitava qualquer resultado, desde que não fosse a derrota. Fazendo tudo certinho, pelo menos empatando com o Sport no próximo jogo, vai deixar o Vasco precisando somente das 3 vitórias em casa e um empate para garantir o acesso.
    Não quero nem levar em consideração o Grêmio e Bahia.

Comente

Veja também
Camisa branca do Vasco com a logomarca da Betfair
Patrocínio máster do Vasco é maior que o de campeões da Champions League; confira

Parceria com o site de apostas Betfair pode render até R$ 115 milhões por ano aos cofres do Vasco da Gama.

Julio Brant
Vasco antecipa contrato da Betfair para pagar salários, diz Julio Brant

Sem garantia de investimento da 777 Partners, Vasco da Gama tenta montar estratégia para arcar com os compromissos financeiros do Clube.

Jogadores do Vasco em jogo contra o Bragantino
Confira quais canais transmitem o jogo entre Juventude e Vasco

Confira quais canais transmitem o jogo entre Juventude e Vasco da Gama nesta quarta-feira, pela 10ª rodada do Brasileiro.

Pedrinho em audiência na Câmara de Vereadores do Rio
Vasco cria operação para aliviar dívidas do futebol e trazer reforços

Vasco da Gama se prepara para momentos de turbulência financeira em função do embate judicial com a 777 Partners.

Jogadores do Vasco em jogo contra o Vitória
Definida a arbitragem para o jogo entre Juventude e Vasco

Confira a arbitragem para o jogo entre Juventude e Vasco da Gama nesta quarta-feira, no Alfredo Jaconi, pela10ª rodada do Brasileiro.