Vasco tem a concorrência de 7 times com chances matemáticas de acesso na Série B

Restando três vagas ainda em disputa, Vasco da Gama disputa o acesso com mais sete equipes da Série B do Brasileiro.

Figueiredo durante o jogo contra o Operário-PR
Figueiredo durante o jogo contra o Operário-PR (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

A promessa desta ser “a maior Série B de todos os tempos” deve se concretizar. Ainda que por vias tortas, sem a qualidade técnica que se esperava, a competição caminha para ter reta final com emoção, e com o Vasco sendo um dos protagonistas. No centro de tudo, a disputa pelas três vagas que ainda estão abertas na Série A em 2023.

São oito equipes com chances matemáticas de acesso, de olho nas três posições que restam no G4 — o Cruzeiro já garantiu o acesso e o título. O Grêmio está bem encaminhado na briga pela segunda vaga. Bahia, Sport, Ituano, Sampaio Corrêa, Londrina e Criciúma, além do Vasco, vem a seguir. Sete pontos separam os baianos, terceiros colocados, dos catarinenses, em nono.

Vasco, Ituano, Sampaio Corrêa e Londrina disputarão praticamente um quadrangular entre si nas últimas cinco rodadas que faltam. Os cariocas terão quatro confrontos diretos contra equipes entre as sete com chances de acesso. O Ituano terá a mesma quantidade. Maranhenses e paranaenses, três cada.

Trata-se de uma faca de dois gumes para o quarteto, que tanto poderá tirar adversários diretos da disputa quanto ser superado por eles nos famosos “jogos de seis pontos”. Melhor para Grêmio, Bahia, Sport e Criciúma, que pegarão mais equipes com a situação definida na Série B ou então ainda envolvidas com a luta para fugir do rebaixamento. Os baianos só visitarão o Grêmio, que pega ainda o Londrina. Sport e Criciúma terão dois jogos confrontos diretos contra rivais.

Confrontos diretos e pontos a serem disputados na Série B
Confrontos diretos e pontos a serem disputados na Série B (Foto: Reprodução O Globo)

O Vasco ganhou um respiro depois da vitória sobre o Operário, na terça-feira. Ele poderia ter sido maior. Porém, com os resultados da 33ª rodada, a partida contra o Novorizontino, sábado, em São Januário, será novamente sob a pressão de ter de vencer ou então ver a posição no G4 seriamente ameaçada.

Ainda que dependa apenas de si, o Vasco observa os adversários. Além de estudar a tabela dos rivais, é preciso levar em consideração também o momento que cada uma das sete equipes vive na Série B. O Bahia é quem atravessa fase mais difícil, apesar do terceiro lugar. Foram três empates e duas derrotas nas últimas cinco partidas. O exemplo oposto é o Sampaio Corrêa, embalado com quatro vitórias e um empate no mesmo recorte.

Das oito equipes que ainda brigam pelas vagas na Série A, o Vasco é uma das que vêm na pior pegada — conquistou sete pontos de 15. O Londrina vem ainda mais devagar, com cinco pontos. Já Grêmio e Sport (nove) e Ituano (dez, sem levar em consideração a partida contra o Cruzeiro) estão mais embalados.

Os ingressos para a partida contra o Novorizontino já estão esgotados. Nela, o Vasco terá o retorno de Yuri Lara, que cumpriu suspensão contra o Operário. Em compensação, Alex Teixeira, autor de dois gols em Ponta Grossa, recebeu o terceiro amarelo e está suspenso.

Fonte: O Globo

Mais sobre:Série B
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
3 comentários
  • Responder

    depois desse jogo o Vasco visitará o Sport, ai terá depois 2 jogos dentro de casa pra confirmar o acesso, mas tem que pontuar fora, uma vitória e um empate, terá a ultima partida fora, esperamos que já esteja com a classificação bem encaminhada, jogo é jogo independente de fora ou não tem que botar pra vencer, cada jogo é uma história, a tabela está ajudando

  • Responder

    para subir ainda depende somente do Vasco, no ataque Bruno Tubarão, Eguinaldo e Figueiredo, Eguinaldo Centralizado pra infernizar a zaga, o Novorizontino vai ter que sair pro jogo, colocar o Andrey mais um pouco na frente pra ajudar o meio campo, vendendo chegará a 55 pontos, ai faltará uns 5 ou 6 pra se garantir na primeira divisão

  • Responder

    Lá no início do segundo turno, eu sugeri que a última vaga ficaria em torno de 62 pontos e é o que está se concretizando. Embora o Sport possa chegar a 64 pontos se ganhar tudo, é muito improvável que ele chegue nesses 62 pontos por causa dos confrontos diretos.
    Quem vai definir a balança é o Cruzeiro, se não amarelar como fez ontem com o Ituano. O time parecia que aceitava qualquer resultado, desde que não fosse a derrota. Fazendo tudo certinho, pelo menos empatando com o Sport no próximo jogo, vai deixar o Vasco precisando somente das 3 vitórias em casa e um empate para garantir o acesso.
    Não quero nem levar em consideração o Grêmio e Bahia.

Comente

Veja também
Mateus Carvalho em jogo contra o Fortaleza
Vasco se garante na defesa para sair vivo de Fortaleza e decidir em casa

Vasco da Gama teve atuação destacada na defesa para segurar o Fortaleza e poder decidir a vaga na Copa do Brasil em São Januário.

Pedrinho na coletiva dos 60 dias à frente do Vasco
Pedrinho justifica atraso no balanço do Vasco associativo e Jorge Salgado rebate

Atual presidente do Vasco da Gama, Pedrinho travou uma batalha de notas com Jorge Salgado, ex-mandatário do Cruzmaltino.

Rafael Paiva em entrevista coletiva
Rafael Paiva lamenta ausências de Payet e Medel e projeta dupla contra o Athletico-PR 

Treinador interino do Vasco da Gama, Rafael Paiva comentou os desfalques da equipe na partida contra o Fortaleza, pela Copa do Brasil.

Maicon em jogo contra o Fortaleza no Castelão
Maicon agradece presença da torcida do Vasco contra o Fortaleza

Zagueiro do Vasco da Gama, Maicon foi um dos melhores em campo no empate sem gols do Cruzmaltino contra o Fortaleza, pela Copa do Brasil.

Diego Pereira discursando no vestiário do Vasco
Preparador físico de Ramón Díaz manifestou interesse de seguir no Vasco

Ex-treinador do Vasco da Gama, Ramón Díaz deixou o Cruzmaltino logo após a derrota para o Criciúma, pelo Campeonato Brasileiro.