Vasco tem 3 europeus no elenco e lidera estatísticas junto com clube nordetino

O suíço Maxime Dominguez, o francês Dimitri Payet, e o português Nuno Moreira são os jogadores europeus do Vasco da Gama.

Payet se destaca diante do Bahia
Payet se destaca diante do Bahia (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

Em meio ao aquecido mercado de transferências do futebol brasileiro, o movimento de chegada de jogadores europeus segue chamando atenção. Em 2025, de acordo com o Gato Mestre, os clubes da Série A já começam com 12 atletas que nasceram no Velho Mundo em seus elencos. No ano passado, 11 jogadores no total entraram em campo no Brasileiro. Em 2023, esse número foi de nove.

Até agora, os clubes que mais apostaram nessa tendência são Sport e Vasco, ambos contando com três jogadores europeus em seus elencos.

O Sport, recém-chegado à elite e sob o comando do técnico português Pepa, representa um fator novo nesse mercado. Disposto a investir forte, o clube trouxe três reforços de Portugal: atacante Gonçalo Paciência, meio-campista Sérgio Oliveira e zagueiro João Silva.

Gonçalo Paciência, atacante de 30 anos, teve passagens por clubes como Eintracht Frankfurt, Schalke 04 e Celta de Vigo, além de convocações para a seleção portuguesa. João Silva, zagueiro de 25 anos, era titular e capitão no Kortrijk, da Bélgica, antes de se transferir para o Leão da Ilha.

O principal nome é o de Sérgio Oliveira, meio-campista experiente, que construiu uma carreira sólida no Porto, onde foi peça-chave em campanhas de Liga dos Campeões, além de atuar pela Roma e pelo Galatasaray. Pela seleção de Portugal, disputou a Eurocopa 2020.

O Vasco, por sua vez, manteve o suíço Maxime Dominguez e o francês Dimitri Payet (que está no clube desde 2023), trazendo o atacante português Nuno Moreira, de 25 anos, formado na base do Sporting e que estava no Casa Pia.

Portugal, com isso, dispara na liderança do ranking de europeus no futebol brasileiro. Em 2025, já são cinco jogadores portugueses, contra apenas dois no ano passado. Veja a lista completa dos europeus que iniciam a Série A deste ano abaixo.

Continuidade do movimento

A chegada de europeus ao Brasil é a continuidade de um movimento que ganhou força em 2024. A vinda de Memphis Depay ao Corinthians foi o grande negócio da Série A ano passado em termos de repercussão, evidenciando a capacidade do futebol brasileiro de atrair atletas de alto nível do exterior.

“O orçamento dos clubes brasileiros está cada vez mais alto e é natural que o mercado de contratações se expanda também para novos países”, analisa o comentarista Cabral Neto.

O acesso à informação contribui e amplia o conhecimento de profissionais do futebol, que passam a ter mais facilidade para acompanhar jogadores em qualquer lugar do mundo. Acredito que esses dois fatores são primordiais para esse crescimento, que tende a seguir aumentando – completa Cabral.

A valorização da Série A também tem sido um fator importante para esse cenário. Como já destacaram alguns jogadores, o crescimento da liga e o retorno de estrelas brasileiras como Neymar têm sido decisivos para suas escolhas.

“(A vinda para o Brasil) eu acho que atende à repercussão que o futebol brasileiro está a ter neste momento, mesmo na Europa, e ao nível que o futebol brasileiro está a ter agora também”, afirmou Paciência, em sua apresentação no Sport.

Diante da competitividade no mercado, os jogadores europeus aparecem uma alternativa criativa para os clubes brasileiros, como foi o caso do Sport, que aproveitou, também, a influência do técnico português Pepa para atrair seus conterrâneos.

O Leão ainda tentou a contratação do volante francês Bakayoko, ex-Chelsea e Milan, chegando próximo de um acordo, mas que no fim não foi fechado.

– Num primeiro momento, vimos algumas voltas ao Brasil, jogadores que deixaram o país cedo e acabaram retornando nessas últimas temporadas. Agora, nesse segundo movimento, estamos acompanhando jogadores que não fazem parte das primeiras prateleiras de grandes clubes europeus sendo contratados, e ainda há um potencial enorme a ser explorado – afirma Cabral Neto.

Com esse movimento ganhando força, fica a expectativa sobre o aumento no número de jogadores europeus na Série A na segunda janela de transferências, que acontece entre 10 de julho e 2 de setembro de 2025 – lembrando que há uma janela extra antes disso, para o Mundial de Clubes, entre 2 e 10 de junho.

Se essa trajetória de aumento de orçamento dos clubes persistir por mais tempo, acredito que essa demanda vai se ampliar a cada temporada – finaliza Cabral.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Escalação do Vasco contra o Melgar

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo contra o Melgar, nesta quarta-feira, pela estreia na Sul-Americana.

Relembre os últimos jogos do Vasco na altitude nos últimos 10 anos

O Vasco da Gama enfrenta o Melgar nesta quarta-feira (02/04), em Peru, pela 1ª rodada da Sul-Americana; veja últimos confrontos na altitude.

Nuno Moreira viverá momento inédito na carreira contra o Melgar

Nuno Moreira vive bom início no Vasco e disputará a 1ª partida de um torneio continental como profissional.

Vasco é o 11º no ranking de times que mais formaram atletas para o Brasileiro de 2025

Conforme ranking, o Vasco da Gama tem 18 jogadores da base no plantel e é 11º time que mais formou atletas para o Brasileiro 2025.

Gol de Nuno Moreira é eleito o melhor da 1ª rodada do Brasileiro

Gol de Nuno Moreira, anotado no duelo entre Vasco da Gama x Santos, é eleito o melhor gol da primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

Casagrande diz que Pedrinho está apequena o Vasco com clássico em SJ

Walter Casagrande defendeu que os clássicos entre Vasco e Flamengo pelo Brasileiro tem que ser disputado no Maracanã.

Vegetti se casa com brasileira após 13 anos juntos

Pablo Vegetti, atacante do Vasco da Gama, classificou a data do seu casamento como o dia em que foi mais feliz na sua vida.

Vegetti entra na seleção da 1ª rodada do Brasileiro

Destaque do Vasco da Gama na estreia pelo Brasileiro, em virada contra o Santos, Vegetti está na seleção da primeira rodada da competição.

Fazenda rejeita oferta de São Januário como garantia por dívida de FGTS

O Fisco obteve na Justiça a penhora de dois contratos firmados com a SAF do Vasco da Gama, referentes a pagamentos anuais.

Gilmar Ferreira comenta intenção do Vasco de jogar clássico em São Januário

Para o jornalista, é digno o Vasco da Gama querer usar seu estádio, oportunidade em que falou também sobre o jogo de hoje.