Vasco tem 12 jogadores no elenco em busca de 1º título na carreira; veja lista

Vasco da Gama e Corinthians fazem a grande final da Copa do Brasil neste domingo (21), às 18h, no Maracanã.

Vasco x Corinthians pela Copa do Brasil
Vasco x Corinthians pela Copa do Brasil (Foto: Marcos Ribolli)

Prestes a disputar o jogo de volta da final da Copa do Brasil, o elenco do Vasco possui diversos jogadores que nunca puderam soltar o grito de campeão durante uma competição internacional ou nacional de primeira divisão. São 13 atletas, dentre eles cinco titulares.

Para não inflar os números, foram considerados apenas os jogadores relacionados para o jogo de ida da final contra o Corinthians, além dos lesionados Lucas Piton, Jair e Adson, que sempre fizeram parte da rotação quando disponíveis.

Ainda assim, a lista chegou a 13 nomes buscando a primeira taça: Paulo Henrique, Lucas Piton, Cauan Barros, Thiago Mendes, Nuno Moreira, Vegetti, Rayan, Lucas Oliveira, Paulinho, Mateus Carvalho, Adson, GB e Pablo.

O ge fez um levantamento completo mostrando todos os jogadores campeões nacionais e internacionais no Brasil e no exterior. Para ser considerado campeão, o jogador tem que ter sido relacionado a pelo menos um jogo da competição, mesmo que não saia do banco. Não consideramos títulos de categorias de base, de competições regionais ou de divisões inferiores.

Quando o assunto é Copa do Brasil, somente seis jogadores já levantaram o troféu: Léo Jardim, Matheus França, Victor Luis, Tchê Tchê, Jair e David (duas vezes). Destes, apenas Jair, Tchê Tchê e David (pelo São Paulo) jogaram pelo menos cinco jogos durante a campanha.

Com Tchê Tchê como maior campeão no Brasil e Coutinho como maior vencedor no exterior, confira a lista completa dos campeões de títulos nacionais e internacionais.

Philippe Coutinho

Vitorioso por onde passou, Coutinho venceu a Copa e Supercopa da Itália pela Internazionale na temporada 10/11, pelo Barcelona ganhou duas edições da La Liga (17/18 e 18/19), uma Copa do Rei (17/18) e uma Supercopa da Espanha (18/19). Seus últimos troféus na carreira foram os que compõem a tríplice coroa pelo Bayern de Munique na temporada 19/20 – Campeonato alemão, Copa da Alemanha e Liga dos Campeões.

Tchê Tchê

Apelidado de “chama-título”, o volante é o jogador desse elenco do Vasco que mais vezes soltou o grito de “é campeão!”. No Palmeiras, ele foi bicampeão brasileiro em 2016 e 2018. Quando foi para o Atlético-MG, fez parte do time histórico que faturou os títulos do Brasileirão e da Copa do Brasil em 2021. Em seguida, foi para o Botafogo e levantou as taças do Brasileirão e da Libertadores em 2024.

Carlos Cuesta

Campeão colombiano pelo Atlético Nacional em 2017, campeão da copa e supercopa da Bélgica pelo Genk e também venceu a o campeonato e a copa da Turquia pelo Galatasaray em 2025.

  • Léo Jardim – Além da Copa do Brasil, Léo Jardim foi campeão da Libertadores pelo Grêmio (não entrou em campo) e da Supercopa da França pelo Lille como titular
  • Robert Renan – Foi campeão russo nas temporadas 22/23 e 23/24 pelo Zenit jogando poucos jogos, além disso, foi titular no título da Supercopa da Rússia em 2023
  • Puma Rodríguez – Conquistou o campeonato uruguaio pelo Nacional em 2022
  • Matheus França – Participou dos títulos da Copa do Brasil e Libertadores pelo Flamengo em 2022. Integrou também o elenco do Crystal Palace campeão da Copa da Inglaterra nesse ano.
  • Andrés Gómez – Foi campeão da Copa da Colômbia pelo Millionarios em 2022
  • Daniel Fuzato – Brasileiro 2018 ficou 1 jogo no banco / copa 2015 e brasileiro 2016 nao ficou no banco. Campeão Conference League pela roma 21/22.
  • Lucas Oliveira – Série B 2022 e Goiano 19 e 20
  • Lucas Freitas – Paulista 2022 Brasileiro 2022 ( ficou no banco 2 vezes sem entrar)Segunda Divisão de Portugal
  • Victor Luis – Copa do Brasil 2015 Brasileiro 2018 Paulista 2020 e Libertadores 2021
  • Tchê Tchê – Brasileiro 2016,2018,2021, 2024
    Copa do Brasil 2021 Libertadores 2024 alem de estaduais e Supercopa do Brasil e Ucrania
  • Hugo Moura – Brasileiro e Libertadores 2019
    Supercopa e Cariocas e Paranaense
  • David – Bi campeão Copa do Brasil 18 e 23 Cruzeiro SP
    Cearenses Baianos e Mineiros
  • Jair – Brasileiro e Copa do Brasil 2021, Supercopa 2022, Gauchos e Mineiros

Se levássemos em conta a segunda divisão de cada país, seriam cinco títulos a mais para o elenco vascaíno: Coutinho (Vasco 2009), Thiago Mendes (Goiás 2012) e Lucas Oliveira (Cruzeiro 2022) foram campeões da Série B, enquanto Vegetti venceu a segunda divisão argentina (Belgrano 2022) e Lucas Freitas já se saiu vitorioso na segundona portuguesa (Moreirense 22/23).

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Casagrande analisa final e vê Vasco à frente do Corinthians

Casagrande entende que o Vasco da Gama está em vantagem do Corinthians para o jogo final da Copa do Brasil.

Torcida do Corinthians esgota ingressos para jogo contra o Vasco

Assim como a torcida do Vasco, os vorintianos esgotaram os ingressos para final da Copa do Brasil, no Maracanã.

Vasco tem o jogador mais valioso da final da Copa do Brasil

O atacante do Vasco vale 3 milhões de euros a mais que Yuri Alberto, do Corinthains, adversários da final da Copa do brasil.

Vasco presenteia funcionários com ingressos para a final no Maracanã

A diretoria do Vasco distribuiu para cada funcionário da SAF e do Clube uma camisa e um ingresso para a final contra o Corinthians.

Coutinho quebra recorde de jogos aos 33 anos e impressiona Diniz

Fernando Diniz elogia aplicação defensiva do meia Coutinho, que chegou ao jogo de número 55 pelo Vasco, contra o Corinthians.

Ex-meia do Vasco provoca Arrascaeta por vice do Flamengo

O ex-jogador provocou o Arrascaeta pelo vice-campeonato ao lembrar que ele já conquistou um Mundial de Clubes.

CBF define árbitro do jogo decisivo entre Vasco e Corinthians

A CBF já definiu a arbitragem para o jogo de volta da final da Copa do Brasil entre Vasco da Gama e Corinthians.

Jornalista faz projeção ousada para a torcida do Vasco

Jornalista analisa confronto de volta entre Vasco da Gama x Corinthians e crava que o Clube carioca ficará com o título da Copa do Brasil.

Após 14 anos, Vasco alcança marca inédita em uma temporada

Vasco da Gama completa 70 jogos na temporada contra o Corinthians e atinge marca que não acontece desde 2011.

Gilmar Ferreira cita controle do Vasco e elogia plano de Diniz contra o Corinthians

Gilmar Ferreira cita controle do Vasco da Gama ao analisar empate diante do Corinthians e elogia estratégia de Fernando Diniz.