Vasco surpreende o Fluminense em jogos como visitante pela Série A; veja números  

O Vasco da Gama fará seu primeiro clássico na Série A do Brasileiro 2023, neste sábado, diante do Fluminense, no Maracanã.

Puma e Pec durante o jogo contra o Fluminense
Puma e Pec durante jogo contra o Fluminense (Foto: André Durão)

O Fluminense não sofreu gol em 13 dos 23 jogos da temporada (57%), melhor desempenho do ano. O Vasco não levou gol em nove dos 18 jogos que disputou no ano (50%), sexta melhor marca. Com retrospectos defensivos tão sólidos, é possível sonhar.

O Vasco fez todos os últimos 12 gols a partir de jogadas aéreas, mas quando enfrentou o Bahia, na última segunda-feira, não conseguiu marcar e acabou derrotado. A equipe baiana controla muito bem seu espaço aéreo, e o Fluminense tem desempenho defensivo semelhante.

Sem contar pênaltis e faltas diretas, o Fluminense sofreu a partir de jogadas aéreas apenas dois dos últimos dez gols, e um dos últimos cinco. Vem conseguindo neutralizar as ameaças aéreas.

Vasco domina quando visitante

O Fluminense quando mandante encontra dificuldades ao receber o Vasco pela Série A nos pontos corridos: desde 2011, após seis derrotas consecutivas, o Fluminense conseguiu empatar em 2019 e vencer em 2020. Desde 2006, com 20 equipes pela Série A, foram 12 jogos, duas vitórias do Fluminense, três empates e sete vitórias do visitante Vasco, independentemente do estádio.

Nesta temporada, o Fluminense tem brilhado e mostra potencial para conseguir superar a desvantagem no retrospecto, mas é preciso lembrar que o Vasco é um adversário muito duro.

Agregado dos mandos

No agregado dos mandos, o Fluminense tem o quarto melhor aproveitamento do ano entre os times da Série A (17 V, 1 E, 5 D, 75%). O Fluminense só não fez gol em três dos 23 jogos (13%), quarta melhor marca do ano. Mas ainda melhor, o Fluminense não sofreu gol em 13 dessas partidas (57%), melhor desempenho do ano.

Nos últimos dez jogos, o Fluminense venceu oito e perdeu apenas dois, inclusive na rodada passada do Brasileirão, fora de casa, contra o Fortaleza, quando entrou em campo com uma equipe reserva para poupar energias para a posterior goleada por 5 x 1 sobre o River Plate, pela Libertadores.

O Vasco tem o sexto pior desempenho no agregado dos mandos (9 V, 4 E, 5 D, 57%). Não fez gol em quatro de 18 jogos (22%), 12º desempenho no quesito. Não sofreu gol em nove jogos (50%), sexta melhor marca. Nos últimos dez jogos, o Vasco conseguiu cinco vitórias, empatou duas e perdeu três.

Desempenhos por mando

Entre os mandantes, o Fluminense tem o quinto melhor desempenho (10 V, 1 E, 1 D, 86%). Com 32 gols marcados (média 2,67), tem a segunda melhor média ofensiva caseira, e em 12 partidas, só levou quatro gols (0,33), segunda melhor marca defensiva caseira. Nenhuma equipe conseguiu ainda fazer mais de um gol contra o mandante Fluminense. Em casa, o Fluminense só não fez gol em uma partida (8%), oitava marca, e não levou gol em oito dos 12 jogos (67%), segunda melhor marca.

Dos visitantes, o Vasco tem o terceiro melhor desempenho (5 V, 1 E, 2 D, 67%). Fez 14 gols como fora de casa (média 1,75), segunda melhor marca visitante. E sofreu sete gols (média 0,88), quinto melhor desempenho. O Vasco só não fez gol em um jogo fora (13%), terceira melhor marca, e não levou gol em metade das partidas que fez como visitante, terceiro melhor desempenho.

Probabilidades

  • Fluminense – 53%
  • Empate – 24%
  • Vasco – 23%

Enquete

Até o momento da publicação deste texto, o Fluminense liderava como favorito para vencer o clássico em enquete realizada no ge.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Diego Carvalho Pereira em treino do Vasco
Diego Pereira segue com o futuro indefinido no Vasco

O Vasco da Gama aumentou em 12 dias a licença do preparador físico Diego Pereira, que segue com o futuro indefinido.

Pedrinho é o presidente do Vasco
Saiba o que a associação espera em ação contra a 777 Partners

Com a ação na Justiça, a associação visa proteger a SAF do Vasco da Gama de possível penhora em caso de quebra da 777 Partners.

Adson sai mancando de São Januário
Adson não tem lesão constatada em exames

Os exames não apontaram grande problema e o atacante do Vasco da Gama, Adson, voltou aos treinos com o grupo.

Mateus Carvalho em jogo contra o Fortaleza
Copa do Brasil não é paralisada e Vasco encara o Fortaleza próxima terça-feira

Com a Copa do Brasil mantida, o Vasco da Gama decide o futuro contra o Fortaleza nesta terça-feira, em São Januário.

Álvaro Pacheco, técnico português cogitado no Vasco
Álvaro Pacheco deve chegar domingo ao Rio com sua comissão técnica

O técnico Álvaro Pacheco chegará ao Vasco da Gama acompanhado de quatro profissionais na comissão técnica.