Vasco supera meta e fatura R$ 6 milhões por ano com licenciamento

O Vasco da Gama passou a contar com a Destra para gerir seus negócios em licenciamento e superar faturamento.

Produtos disponíveis nas lojas do Gigantes
Produtos disponíveis nas lojas do Gigantes (Foto: Gabriel Costa/ Divulgação)

Fundado em 1898, o Club de Regatas Vasco da Gama é um dos grandes times do Brasil. Hoje, conta com a quinta maior torcida do país, segundo pesquisa do Ipec, que, aliada à tradição e história da instituição, agrega valores de mercado para a marca. Entretanto, com a grande quantidade de demandas, o Marketing do clube estava com dificuldades de gerenciar as questões de licenciamento da instituição. Para solucionar essa questão, passou a contar com a Destra, plataforma de LaaS (Licenciamento como Serviço) especializada em gerar e gerir negócios em licenciamento de marcas.

Fábio Lima, Coordenador de Marketing do Vasco da Gama, que chegou ao cargo em junho de 2018, relata que a organização neste aspecto era difícil. “Quando me tornei o responsável pela parte de licenciamento, tinham muitas planilhas, todas separadas e tínhamos dificuldades de controlar esse processo. O clube está em uma transição, tornando-se uma SAF (Sociedade Anônima de Futebol), mas, antigamente, quando associação, não tínhamos braços suficientes para poder absorver toda a demanda de licenciamento”, pontua.

Esse contexto vem se transformando por meio da parceria com a Destra, que tem um histórico de especialidade no licenciamento de marcas de clubes. “Buscamos fazer um acordo comercial que fosse interessante para as duas partes. Então, a partir disso, passamos a formatar e estabelecer os serviços, migrando todos os licenciados dentro da plataforma, que veio como um facilitador dessa mão de obra”, completa Fábio.

Virada nos negócios

A parceria entre o Vasco e a Destra mudou o nível de organização e arrecadação de licenciamento do Gigante da Colina. Apenas para ilustrar com números, o clube, anos atrás, contava com 14 empresas licenciadas, enquanto atualmente possui mais de 130. De 500 produtos licenciados, o número passou para mais de três mil. Quanto ao faturamento, o clube foi de R$ 800 mil a R$ 6 milhões por ano com seus produtos licenciados.

Bruno Koerich, CEO da Destra, comenta sobre a parceria e a mudança de realidade que os serviços da Destra promoveram ao clube. “O Vasco da Gama é um dos gigantes do nosso futebol, então, naturalmente existia um potencial enorme que não vinha sendo aproveitado ao máximo. O que fizemos, basicamente, foi fornecer o suporte necessário para organizar as informações necessárias de forma que a instituição tivesse mais tempo e energia para trabalhar a marca com foco no estratégico e comercial”, diz. “Esperamos apoiá-los cada vez mais no processo de licenciamento e trazer ainda mais indústrias qualificadas ao clube”, conclui o CEO.

Fonte: Mundo Marketing

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Paulo Henrique em ação pelo Vasco contra o Athletico-PR
Dia de Vasco! Gigante enfrenta o Athletico-PR às 16h na Ligga pelo Brasileiro

Athletico-PR e Vasco da Gama se enfrentam neste domingo, ás 16h, jogo válido pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Paulo Pezzolano em treino do Cruzeiro
Vasco tenta liberação do Real Valladolid para fechar com Paulo Pezzolano

O Vasco da Gama tentar negociar para evitar pagar multa ao Real Valladolid pela contratação do técnico Paulo Pezzolano.

Giovana e seus pais
Torcedora mirim do Vasco viraliza com análises de jogos do Clube

Aos 10 anos, a pequena Giovana são filhos de torcedores do Vasco da Gama e foi batizada na Capela de São Januário.

De virada! Vasco vence o Bauru Basket e sai na frente nas quartas de final do NBB

O Vasco da Gama venceu o Bauru Basket por 84×78, em São Januário e saiu na frente nas quartas de final do NBB.

Rafael Paiva em Fortaleza x Vasco
Escalação do Vasco contra o Athletico-PR

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo contra o Athletico-PR neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro.