Vasco, Sport, Ituano e Bahia: entenda como o julgamento no STJD pode afetar acessos
Além de Sport e Vasco da Gama, o julgamento no STJD sobre a confusão na Ilha do Retiro pode afetar a situação de Bahia e Ituano.
Uma decisão judicial pode mudar a classificação da Série B do Campeonato Brasileiro antes mesmo do início da 38ª rodada. Nesta quinta-feira, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) vai julgar o Sport pelos incidentes ocorridos na partida contra o Vasco, pela 35ª rodada.
Na ocasião, alguns torcedores do time pernambucano invadiram o gramado da Ilha do Retiro após o gol de empate da equipe carioca, marcado já nos acréscimos da partida, que não foi retomada após a invasão.
Por causa dos incidentes, o Sport pode ser punido com a perda do ponto conquistado no jogo, e o Vasco seria declarado vencedor da partida. Com isso, o Rubro-Negro não teria mais chance de acesso, e o Cruz-Maltino já estaria garantido na Série A.
A decisão do STJD também pode afetar as probabilidades de acesso para Bahia e Ituano, que ainda estão na briga pelas duas vagas restantes na elite. Por isso, o ge analisa quais as possibilidades para cada equipe se a perda de ponto do Sport for confirmada.
Vasco já estaria garantido na Série A
Atualmente, o clube carioca está na quarta posição, com 59 pontos, e precisa ao menos empatar com o Ituano, no próximo domingo, às 18h30 (de Brasília), no Estádio Novelli Júnior, em Itu-SP, para se garantir na Primeira Divisão. As chances de acesso do Vasco, segundo os matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), são de 52.8%
Mas, se for declarado vencedor no julgamento desta quinta, o Gigante da Colina irá a 61 pontos e já estará garantido na elite.
Sport ficaria sem chance de acesso
Já o Sport, sexto colocado com 56 pontos, ficará sem nenhuma possibilidade de subir para a Série A se perder o ponto somado na partida contra o Vasco. Por enquanto, de acordo com a UFMG, o Leão de Pernambuco possui 0.046% de probabilidade de acesso.
Para alcançar a Série A, o Sport precisa derrotar o Vila Nova, às 18h30 deste domingo (horário de Brasília), no Estádio OBA, em Goiânia, e torcer para o Bahia perder para o CRB, no mesmo dia e horário, no Estádio Rei Pelé, em Maceió. Além da combinação de resultados, o clube pernambucano precisa tirar uma diferença de sete gols de saldo.
Ituano teria maior dificuldade
Atualmente, o Ituano é o quinto colocado, com 57 pontos, mas como tem um confronto direto com o Vasco, na última rodada, o o time de Itu só precisa vencer a partida para se garantir na Série A. A probabilidade de confirmar vaga na elite é de 49.6%, de acordo com os números da UFMG.
Mas, se o clube carioca ganhar os pontos do jogo contra o Sport, o Ituano passa a depender de uma combinação de resultados para entrar no G-4. O time de Itu tem que vencer o Vasco e torcer por derrota do Bahia. Se o Tricolor empatar o jogo, o clube paulista tem que ganhar por quatro gols de diferença.
Bahia sob risco
No próximo domingo, o Bahia só precisa de um empate diante do CRB, fora de casa, para se confirmar na elite. Atualmente, o Tricolor baiano ocupa o terceiro lugar, com 59 pontos, e tem 97.6% de probabilidade de subir para a Série A, segundo a UFMG.
Se o julgamento do STJD mudar a classificação do campeonato, o Esquadrão não vai precisar se preocupar mais com o Sport, mas passar a ter o Ituano como uma ameaça maior. O Tricolor perderia a vaga no G-4 em caso de derrota para o CRB, e vitória dos paulistas contra o já classificado Vasco.
Além disso, se o time baiano empatar com o CRB, perderia a vaga no G-4 com um triunfo de 3 a 0 (ou mais) do Ituano sobre o Vasco.
Entenda o que pode acontecer no julgamento
Por causa da confusão no empate com o Vasco, o Sport foi denunciado em três artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (205, 211 e 213) e também nos artigos 19 e 20 do Regulamento Geral de Competições da CBF. Com isso, pode ser punido com perdas de mando de campo (de uma a dez partidas), além de multa e perda do ponto conquistado na partida, com o Vasco sendo declarado vencedor.
Ao ge, o advogado Milton Jordão informou que o caso é complexo. Além disso, o especialista em direito esportivo citou o julgamento do Ceará após invasão de campo em jogo contra o Cuiabá. O Vovô não foi punido com a perda do ponto.
“O debate que a Comissão Disciplinar vai ter é se essa disposição [perda de ponto] é aplicável neste caso complexo” – explicou Jordão.
– Estamos diante de um processo completo. Não me recordo, nos últimos anos que acompanho, profissionalmente e academicamente, de processo idêntico. A gente teve um caso agora, que foi o Cuiabá e Ceará, mas isso não quer dizer que é necessariamente um precedente que obrigue a Comissão Disciplinar a se manifestar dessa forma. Já é um entendimento que o Tribunal emitiu e que deve ser também considerado, mas são diferentes. Foi julgado e não houve perda de pontos. […] Lembrando que, óbvio, é um julgamento de primeiro grau, e teremos um embate a ser travado junto ao seu órgão máximo do STJD, que é o tribunal Pleno – complementou Milton Jordão.
Por outro lado, Joanna de Assis, repórter do Sportv e da Globo, disse, durante o Central do Ge desta segunda-feira, que as chances de o Vasco ficar com os pontos do jogo são muito altas.
– Em termos jurídicos, especialistas do STJD me alertam que o Vasco tem 80% de chance de herdar os pontos, mas, como tudo na vida, existem outras movimentações, e isso aumenta ainda mais a expectativa para esse julgamento na quinta. E, a depender do resultado, colocará uma pressão danada do time. Mas o fato é que é uma situação real e que vai influenciar na situação de todo mundo.
“Independentemente do recurso e a favor de quem seja, o resultado de quinta-feira vai ser trabalhado, fundamentado para ser mantido. E, historicamente, geralmente a primeira decisão é a que fica” – explicou Joanna de Assis.
Vale lembrar que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) vai julgar, nesta quinta-feira, os incidentes ocorridos na partida entre Sport e Vasco, pela 35ª rodada da Série B. Na ocasião, alguns torcedores do time pernambucano invadiram o gramado da Ilha do Retiro, logo após o gol de empate da equipe carioca.
Em contato com a reportagem, o Bahia confirmou que um advogado do clube irá acompanhar o julgamento no Rio de Janeiro. O Vasco também terá seu representante. O Sport, envolvido no julgamento, também vai ser representado por sua defesa durante a análise do caso. Já a assessoria do Ituano informou que o clube não irá se pronunciar.
Fonte: Globo Esporte
Sobre o art 22 do Regulamento Geral das Competições – 2022.
Art 22. As partidas que forem interrompidas após os 30 (trinta) minutos do segundo tempo pelos
motivos relacionados no art. 19 deste RGC serão consideradas encerradas, prevalecendo o placar daquele momento, desde que nenhum dos Clubes tenha responsabilidade pelo encerramento da
partida.
Art. 19.1 falta de segurança;
Ele tem que ser levado em consideração.
Só lembrando que o Vasco será prejudicado novamente igual quando disseram que o VAR estava descalibrado no gol de impedimento do Internacional e o Vasco caiu pra segunda divisão.
Isso e pilantragem quem precisa ser punido e o Vasco, o jogado falto c respeito a torcida.
E vocês tem dúvidas que o Vasco não será beneficiado?!
Recorde o caso da Portuguesa de Desportos (SP) que “caiu” para a segunda divisão por ter usado um jogador, “que não podia” e o advogado carioca esqueceu de avisar…
E o Fluminense que voltou da terceira divisão em uma virada de mesa, assim como o Grêmio, da segunda…
Pobre futebol!
É preciso punir vigorosamente essas invasões de campo de jogo! É inadmissível que isso possa ocorrer em tempos atuais. A pena tem que ser muito severa para o Sport. Perda de pontos e interdição do estádio até comprovar segurança máxima.
Quero ver se vão conceder já que o efeito suspensivo pro jogadores não derão, aí vira bagunça
Quero ver se vão conceder já que o efeito suspensivo pro jogadores não serão, aí vira bagunça