Vasco soma ponto importante na Bahia e ganha fôlego na briga contra o Z4

Vasco da Gama mostrou poder de reação no segundo tempo da partida contra o Bahia e mostra que pode escapar do rebaixamento.

Praxedes em ação pelo Vasco contra o Bahia
Praxedes em ação pelo Vasco contra o Bahia (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia)

O sentimento do Vasco após o empate em 1 a 1 com o Bahia neste domingo, em jogo válido pela 22ª rodada do Brasileirão, precisa ser de frustração. Qualquer análise por obrigação parte do princípio de que o time comandado por Ramón Díaz perdeu a oportunidade de reduzir para dois pontos a distância para sair da zona do rebaixamento. Ponto.

Dito isso, o Vasco por muito pouco não conseguiu na Arena Fonte Nova a sua primeira vitória de virada na temporada. Bastava Jair ter acertado o pé já no fim do jogo, em lance praticamente na marca do pênalti, por exemplo. A quase virada sobre um rival direto fora de casa é algo notável para uma equipe que até pouco tempo sofria derrotas e derrotas em sequência.

O Vasco andou mais uma casa no tabuleiro da evolução. Se não venceu, o que seria o cenário ideal, ao menos não permitiu que o Bahia abrisse um abismo de oito pontos de diferença.

A estreia tímida de Payet e a boa atuação de Marlon Gomes, que sofreu o pênalti em jogada individual, são as boas notícias que o Vasco traz de volta ao Rio de Janeiro. Duas opções que poderão ser importantes para dar continuidade na reação no campeonato.

O francês foi a campo no segundo tempo visivelmente longo do ritmo ideal de jogo e desperdiçou um contra-ataque nos acréscimos ao segurar demais a bola, mas mesmo assim deu qualidade ao meio de campo e mostrou que pode ajudar. O passe para o gol perdido de Jair foi dele, vale lembrar. Por sua vez, Marlon Gomes aproveitou uma das poucas chances dadas por Ramón Díaz e contribuiu para a mudança de postura do Vasco na etapa complementar.

Deu sono

O Vasco fez um primeiro tempo na Fonte Nova em que praticamente nada dá para ser aproveitado. O próprio Ramón Díaz reconheceu isso na coletiva. “Não jogamos bem no primeiro, estivemos muito mal”, disse o argentino.

As exceções foram as apresentações de Paulinho, o homem mais lúcido da equipe e o único que conseguia arrumar alguma coisa numa jogada diferente ou arrancada com a bola; e de Maicon, novamente titular graças a ausência de um jogador (Zé Gabriel) por suspensão. O zagueiro teve sua melhor atuação com a camisa do Vasco.

No mais, o Vasco foi um time sonolento, que não conseguia segurar a bola no ataque e dava espaço de bandeja para o Bahia na frente da sua área. Partidas muito ruins de Serginho e Praxedes, que erraram muito mais do que acertaram enquanto estiveram em campo – não à toa saíram no intervalo. Gabriel Pec, o terceiro a ser substituído para a segunda etapa, também foi pouco acionado.

O Bahia fez 1 a 0 quase nos acréscimos com justiça, o gol marcado por Ademir. O Vasco terminou o primeiro tempo sem uma finalização sequer na direção do gol defendido por Marcos Felipe.

Quase virou

O segundo tempo foi um jogo diferente. Com as entradas de Payet, Marlon Gomes e Sebastián Ferreira, o Vasco passou a ocupar o campo ofensivo com mais frequência e a empurrar o Bahia para trás.

Ferreira fazia companhia a Vegetti dentro da área, mas também saia para dar opção e principalmente ajudava nesse primeiro combate. Não tardou para que o Vasco buscasse o empate: Marlon sofreu pênalti aos 16 minutos numa jogada em que merece todos os méritos. A arbitragem foi a nota negativa do lance, já que Gilberto, que tinha cartão amarelo, deveria ter recebido o segundo.

Com o time mais encaixado, Paulinho brilhou ainda mais e jogou muita bola na Fonte Nova, com direito a jogadas plásticas e muita técnica na definição dos lances. O Bahia assustou em alguns momentos e obrigou Léo Jardim a fazer defesas importantes em cabeçada de Rezende e finalização de Biel. Mais ou menos dos 35 minutos em diante, a trocação foi aberta, com muito espaço para ambas as equipes.

Mas a bola do jogo caiu nos pés de Jair, após desarme de Ferreira dentro de área e passe açucarado de Payet. Além de perder o gol, o volante foi merecidamente expulso pouco depois porque acertou o cotovelo no adversário.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Bahia
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Jair Infelizmente pelas suas atividades em campo, perderá a condição de ser o titular.
    Ramon, mantenha a equipe que terminou jogo contra o Bahia.
    Marlon Gomes tem que ser o titular desta equipe.
    Espero que o Vasco jogue de preto no próximo jogo.
    Força Vasco!!!

Comente

Veja também
Jogadores do Vasco em jogo contra o Criciúma em SJ
Vasco entra no Z4 do Brasileirão pela 8ª edição consecutiva

Rebaixado em 2008, 2013, 2015 e 2020, o Vasco da Gama não passa um Brasileirão sem entrar na zona de rebaixamento desde 2012.

Edmundo em vídeo no seu canal no YouTube
Edmundo opina sobre contratação de Pedro Martins; assista

Após mais de um mês da saída de Alexandre Mattos, o Vasco da Gama fechou com Pedro Martins e Edmundo opinou.

Pedro Martins é o novo executivo de futebol do Vasco
Pedro Martins já está no Rio em busca de novo técnico para o Vasco

O novo diretor executivo já participou de reuniões para planejamento do futebol e será o responsável para buscar o substituto de Ramón Díaz.

Casimiro em participação na Cazé TV
Casimiro reage à goleada do Criciúma no Vasco; assista

O Vasco da Gama sofreu uma derrota dolorosa na quarta rodada do Campeonato Brasileiro e Casimiro reagiu no seu canal.

Neto, apresentador de TV
Neto dispara contra Payet e SAF do Vasco

Apresentador da Band, o ex-jogador Neto não poupou o Vasco da Gama das críticas após a derrota para o Criciúma.