Vasco só repetiu time uma vez em 14 jogos; maior rotatividade é no meio de campo

No setor, apenas Nenê tem vaga cativa de titular no Vasco da Gama, com outros cinco jogadores brigando por três vagas.

Zé Ricardo orientando o time contra o Madureira
Zé Ricardo orientando o time contra o Madureira (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Mais de 20 jogadores deixaram o Vasco no início desta temporada, enquanto outros 15 foram contratados até o momento para reforçar o time que disputará a Série B do Campeonato Brasileiro. A reformulação quase que total do elenco exigiu que Zé Ricardo fizesse muitos testes nos primeiros 14 confrontos do ano em busca da equipe ideal.

Tanto é que o treinador repetiu a escalação em jogos seguidos apenas uma vez, nas duas primeiras rodadas da Taça Guanabara, contra Volta Redonda e Boavista. Além disso, Zé Ricardo já utilizou 30 dos 34 jogadores que tem à disposição no elenco principal que consta no site oficial do clube. São eles:

  • Goleiros: Thiago Rodrigues e Halls;
  • Laterais: Weverton, Léo Matos, Edimar e Riquelme;
  • Zagueiros: Quintero, Anderson Conceição, Ulisses, Zé Vitor e Luis Cangá;
  • Meias: Zé Gabriel, Matheus Barbosa, Yuri Lara, Andrey Santos, Matías Galarza, Juninho, MT, Isaque, Bruno Nazário, Luiz Henrique, Vitinho, Nenê e Laranjeira;
  • Atacantes: Gabriel Pec, Jhon Sanchez, Vinicius, Getulio, Figueiredo e Raniel.

Os jogadores que ainda não foram escalados pelo treinador são os goleiros Vanderlei e Alexander, o lateral-direito JP Galvão e o zagueiro Pimentel. O meia Sarrafiore também não foi utilizado, mas porque está lesionado e ainda não tem previsão para voltar a atuar.

A três semanas da estreia na Série B, no dia 9 de abril, contra o Vila Nova, o técnico segue testando a equipe, como se viu no clássico contra o Flamengo, na última quarta-feira, quando Zé mandou a campo uma escalação que ainda não tinha sido usada na temporada, com o lateral-direito Weverton começando a partida no meio de campo.

As mudanças na escalação se deram por necessidade ou estratégia. No início da temporada, por exemplo, Zé precisou mexer após as duas primeiras partidas devido à lesão de Yuri Lara. Com a entrada de Matheus Barbosa no time contra o Nova Iguaçu, na terceira rodada, o treinador não repetiu mais a escalação em jogos sequenciais. Contra o Madureira, na rodada seguinte, a alteração foi estratégica, quando o comandante testou a equipe com uma formação de três zagueiros.

Os testes não significam que o técnico não tenha definido o time base. Thiago Rodrigues se consolidou como goleiro titular, e Quintero assumiu vaga na defesa ao lado de Anderson Conceição. Nas laterais, Weverton e Edimar ganharam espaço. O pelotão de frente mais usado teve Nenê, Gabriel Pec e Raniel. A maior disputa é no meio, onde cinco jogadores brigam por três vagas. Juninho é quem tem mais jogos com Zé, enquanto Yuri Lara, Matheus Barbosa e Zé Gabriel também ganharam oportunidades. Quando quer um time mais ofensivo, o treinador opta por Bruno Nazário.

Time base do Vasco de Zé Ricardo: Thiago Rodrigues; Weverton, Quintero, Anderson Conceição, Edimar; Yuri Lara/Matheus Barbosa/Zé Gabriel/Juninho/Bruno Nazário; Nenê, Gabriel Pec e Raniel.

Nenhum jogador foi escalado em todas as 14 partidas até aqui, segundo dados do Espião Estatístico do ge. Os que mais estiveram em campo foram Thiago Rodrigues e Anderson Conceição. Titulares em 13 jogos, o goleiro e o zagueiro somam, cada um, 1.274 minutos com Zé Ricardo. Edimar, Pec e Weverton estão em seguida como os atletas com mais minutagem.

Dos atletas desta lista, um já não será mais opção para Zé na Série B: o zagueiro Luis Cangá, com contrato até 31 de março, optou por não renovar com o Vasco. Por outro lado, o treinador deve ganhar opções nas próximas semanas. O atacante Lucas Oliveira, do Bangu, por exemplo, já está acertado com o clube, que busca outros reforços no mercado.

Para o jogo de volta contra o Flamengo, às 16h do próximo domingo, no Maracanã, Zé Ricardo não vai poder contar com Ulisses, Matheus Barbosa e Getulio, que estão no departamento médico.

Fonte: Globo Esporte

3 comentários
  • Responder

    Pena que essa rotatividade não se aplica aos beneméritos e aos presidentes fajutas.

  • Responder

    Pena que essa rotatividade não se aplica aos bostomeritos (beneméritos) e aos presidentes fajutas.

  • Responder

    É, si o cara vai fazer mudanças numa semi final , contra nosso maior rival! Não consigo entender , juro!!! Cara chama o time pra cima ficando só na retranca!! Triste, os números ja dizem! Tudo gira em cima de estatística, dis numeros! Aí eu pergunto ? Vão insistir c esse técnico e com alguns jogadores?? A SAF ta vindo aí, agora vão ver como funciona os contratos!!! Se fosse SAF Ze Ricardo ja teria rodado , alias ja nem estaria!

Comente

Veja também
Hoje tem! Vasco enfrenta o Lanús em São Januário pela Sul-Americana

O Vasco da Gama enfrenta o Lanús às 21h30min desta terça-feira, pela 3ª rodada da fase de grupos da Sul-Americana.

Escalação do Vasco contra o Lanús

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo contra o Lanús, nesta terça-feira, e São Januário, pela Sul-Americana.

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco e Lanús

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco da Gama e Lanús, em São Januário, pela 3ª rodada da Sul-Americana.

Definida a arbitragem para Vasco x Lanús pela Sul-Americana

Confira a arbitragem para o jogo entre Vasco da Gama e Lanús nesta terça-feira, em São Januário, pela Sul-Americana 2025.

Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Jornalista afirma que Fábio Carille é melhor que Filipe Luís

O jornalista Elia Júnior colocou Carille na frente de Filipe Luís, e pontuou que o técnico do Flamengo está no início da carreira.

Tchê Tchê, Payet e Lemos seguem fora; Adson pode voltar contra o Lanús

O atacante Adson treinou normalmente nesta segunda-feira e deve estar na lista de relacionados do Vasco contra o Lanús.

Vasco pode ter mudanças para enfrentar o Lanús

Com possível retorno de Tchê Tchê, Fábio Carille deve promover alterações na equipe titular do Vasco da Gama para enfrentar o Lanús.

Veja os jogadores que mais atuaram sob o comando de Carille no Vasco

Alguns jogadores do Vasco da Gama tem prestígio com Fábio Carille e lideram lista com maior números de partidas em 2025.

Vitória contra o Lanús pode aliviar pressão interna sobre Carille

Além de garantir a liderança do Grupo G, vitória sobre o Lanús pode aliviar pressão interna no Vasco da Gama sobre Fabio Carille.