Vasco sente falta de Payet, mas cumpre objetivo e avança na Copa do Brasil; análise
O Vasco da Gama não teve grande atuação em Santa Catarina, mas, após mexidas de Ramón Díaz, conseguiu construir o placar e se classificar.
O Vasco da Gama cumpriu o objetivo principal e avançou na Copa do Brasil. Na noite da última terã-feira (27), o Gigante da Colina venceu o Marcílio Dias-SC por 3×1, no Estádio Doutor Hercílio Luz, em Itajaí, e se classificou para a 2ª fase do torneio.
No entanto, nem tudo são flores para o Gigante da Colina. Isso porque, com a ausência de Payet, devido à suspeita de Covid-19 ou dengue, o time cruzmaltino teve mais dificuldades na criação das jogadas do que está acostumado.
O substituto do francês foi Adson, que, embora tenha marcado o segundo gol do Vasco na partida (o primeiro pelo Clube) e tido boa atuação dentro do que é esperado de seu futebol, não tem a mesma qualidade técnica e tampouco a visão de jogo do camisa 10, além de ser mais atacante do que meia.
Paralelamente, o esquema tático utilizado pelo Vasco neste início de temporada, com três zagueiros, também não funcionou devidamente contra os catarinenses, com Medel passando a atuar como volante antes do fim do primeiro tempo.
Para a segunda etapa, o técnico Ramón Díaz colocou em campo, na volta do intervalo, os volantes Sforza e Mateus Carvalho, numa tentativa de ter mais posse de bola e qualidade na construção do jogo. Saíram Zé Gabriel e Paulo Henrique, respectivamente.
As mexidas, porém, não surtiram o efeito esperado pela comissão técnica e, posteriormente, entraram na partida o zagueiro João Victor, improvisado na lateral-direita, o meia Praxedes e o atacante David.
Este último, bastante criticado pela torcida recentemente por causa dos gols perdidos, acabou se redimindo e marcou o terceiro gol cruzmaltino, após ótimo passe de Galdames.
Depois disso, com a vitória praticamente assegurada, o Vasco apenas controlou o jogo e esperou o tempo passar.
Boa notícia
Um dos melhores em campo foi o atacante Rossi, que ganhou a vaga de David e deu ótimo passe para Vegetti marcar o primeiro gol do Vasco na partida.
O camisa 31, que estava meio ”esquecido” no elenco, mostrou que pode brigar pela titularidade.
Próximo jogo
O Vasco, agora, retoma suas atenções para o Campeonato Carioca. Neste domingo (03), às 18h10min (de Brasília), em São Januário, o Cruzmaltino enfrenta a Portuguesa-RJ, pela 11ª (e última) rodada da Taça Guanabara.
No momento, o Gigante ocupa o 4º lugar no Estadual, com 19 pontos, e se garante nas semifinais com uma vitória simples diante do time da Ilha do Governador.