Vasco segura ataque do Fortaleza e termina jogo sem sofrer gols após 2 meses

O goleiro Léo Jardim fez grandes defesas e impediu que o Vasco da Gama tomasse gol em jogo contra o Fortaleza.

Léo Jardim em jogo contra o Fortaleza no Castelão
Léo Jardim em jogo contra o Fortaleza no Castelão (Foto: Baggio Rodrigues/AGIF)

A partida contra o Fortaleza na última quarta-feira(01), foi a primeira em que o Vasco não sofreu gols depois de dois meses. Para se ter noção, esse feito ocorreu pela última vez no dia 03 de março, na vitória por 4 a 0, diante da Portuguesa. O confronto foi válido pela 11ª rodada da Taça Guanabara.

Depois disso, o Vasco fez outro sete jogos, sempre sendo vazado. Nesse meio tempo, o time até então comandado por Ramón Diaz enfrentou o Nova Iguaçu duas vezes pela semifinal do Campeonato Carioca, Água Santa pela Copa do Brasil, Grêmio, Red Bull Bragantino, Fluminense e Criciúma, pelo Campeonato Brasileiro.

Nesse ínterim o Vasco sofreu 14 gols, tendo assim uma média de 2 gols sofridos por jogo. Além disso, Ramón Diaz rodou alguns nomes na formação da dupla de zaga que contou com João Victor, Garry Medel, Léo, Robert Rojas e Maicon. Mesmo com as muitas mudanças e a utilização do esquema com três zagueiros o Vasco não conseguiu equilibrar o sistema defensivo nos últimos jogos.

Mudanças não funcionaram com Ramón Diaz

Para se ter noção, o sistema defensivo do Vasco da Gama passou por nova mudança, dessa vez sob o comando do interino Rafael Paiva, o time entrou em campo com Léo Jardim, Robert Rojas, Maicon, Léo e Paulo Henrique. Mesmo com certa exposição no meio campo, o time conseguiu segurar as investidas do Fortaleza e contou com uma grande atuação de Léo Jardim.

“Era um jogo muito difícil. A gente já sabia da dificuldade que ia ser. O mais importante é a resposta que os jogadores deram em campo. O time lutou muito, brigou muito, tentamos jogar. A ideia não era ficar só defendendo, não. Mas é muito difícil jogar contra o Fortaleza aqui. Diante de todas as dificuldades, das circunstâncias, eu acho que a gente respondeu bem. A gente está vivo no jogo de volta, a gente vai ser organizar melhor para conseguir um jogo mais equilibrado, mais ofensivo. O grupo respondeu muito bem e está de parabéns”, disse o técnico Rafael Paiva.

O Vasco da Gama volta a campo no próximo domingo(05), quando visita o Athletico-PR pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. A diretoria da SAF está no mercado e espera anunciar o novo técnico do clube nos próximos dias, mas a tendência é que Rafael Paiva esteja na beira do gramado na partida do final de semana.

Fonte: RTI Esporte

Mais sobre:Fortaleza
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Porque foi feito o simples, somente por isso!
    Já defendi algumas vezes aqui a possibilidade de jogar com 3 zagueiros, mesmo não tendo o Medel no miolo de zaga. Embora tenha experiência, boa colocação e dar o bote no momento certo, o Medel é lento. O Rojas é meio espalhafatoso, mas consegue ter essa velocidade que o Medel não tem mais. Mesmo assim, eu escalaria o João Vitor, o Maicon e Leo.
    No meio, escalaria o time com os laterais fazendo a função de alas, dessa forma, Hugo Moura/Sforza/Zé Gabriel como primeiros volantes e flutuando na frente da zaga, com PH, Hugo Moura, Piton, Galdamez e Paye. Na frente um dos 4, Ryan, David, Adson ou Rossi, fazendo dupla com o Vergetti.
    O esquema ficaria 3-1-4-2, fugindo um pouco do tradicional 4-4-2 e povoando o meio de campo, onde estamos perdendo fácil todas as jogadas. Esquemas como 4-3-3, já vimos que não tá funcionando no Vasco, pela falta de qualidade no meio de campo e deixando a defesa sobrecarregada.

Comente

Veja também
Pedrinho e Lúcio Barbosa na inauguração da Exposição dos 100 anos da Resposta Histórica
SAF sabia do processo do Vasco contra a 777 desde o começo da semana

O presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, se reuniu com Lúcio Barbosa, o CEO da SAF, ainda no começo da semana.

Josh Wander e Jorge Salgado
Gestão Jorge Salgado desaprova ação do Vasco contra a 777 e cita ‘passado sombrio’

Em nota, a Gestão de Jorge Salgado reconheceu o problema da 777, mas condenou a ação e frisou que a empresa sempre cumpriu as obrigações.

Álvaro Pacheco, técnico português cogitado no Vasco
Vasco acerta a contratação de Álvaro Pacheco; técnico pode estrear contra o Fortaleza

Os jogadores do Vasco da Gama já foram informados da escolha por Álvaro Pacheco e anúncio deve ser a qualquer momento.

Felipe Carregal e Pedrinho em coletiva em São Januário
Carregal revela que a 777 pegou R$ 25 milhões emprestado com o Vasco

O vice-presidente jurídico do Vasco da Gama, Felipe Carregal, disse que a 777 Partners obrigou a SAF a devolver parte do aporte de 2023.

Pedrinho em reunião com José Roberto Lamacchia
Pedrinho aponta desejo da 777 de vender a SAF e cita Crefisa; empresa nega

O presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, é próximo a José Roberto Lamacchia, dono da Crefisa, que patrocina o Palmeiras.