Vasco enfrenta queda de braço na Justiça para voltar a ter torcida em São Januário

Decisão do STJD liberou a volta do público em São Januário. No entanto, uma determinação do TJ-RJ ainda impede a presença dos torcedores.

Arquibancada de São Januário
Arquibancada de São Januário (Foto: Daniel Ramalho/Vasco da Gama)

Enfim, o Vasco fez o “fator São Januário” valer no Brasileirão. Com a vitória sobre o Grêmio, na última rodada, até o vascaíno mais pessimista começou minimamente a acreditar que dá para escapar do rebaixamento. Inclusive, este mesmo torcedor deve estar louco para voltar à Colina Histórica, que segue interditada pela Justiça do Rio por tempo indeterminado.

Pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o Vasco já pode voltar a receber público em São Januário. No entanto, uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) impede tal fato. Além disso, o processo ainda será levado a julgamento. Com isso, o Lance! fez uma linha do tempo opinativa com base dos documentos que a reportagem teve acesso, as narrativas e decisões.

Eletismo e Preconceito

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) encaminhou um ofício, em que um discursso preconceituoso e elitista foi reforçado pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ). No documento, a Justiça fala que “todo o complexo é cercado pela comunidade da barreira do vasco, de onde houve comumente estampidos de disparos de armas de fogo oriundos do tráfico de drogas lá instalado o que gera clima de insegurança para chegar e sair do estádio”.

Diferentemente do que as autoridades afirmam, a reportagem do Lance! acompanha faz a cobertura das partidas do Vasco, sobretudo presencialmente, nas partidas como mandante e jamais presenciou “violência ou insegurança” por conta das comunidades do Arará, Barreira do Vasco e Tuiuti. Muito pelo contrário, as redondezas proporcionam um grande pré-jogo, onde os vascaínos podem “fazer aquela resenha tomando uma gelada”. O clube repudiou esta manifestação do Judiciário (relembre aqui).

Laudos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e o Corpo de Bombeiros autorizaram a realização da partida entre Vasco e Goiás em São Januário São Januário para a partida entre Vasco e Goiás. Além disso, é importante frisar que o estádio foi aprovado na vistoria anual em 29 de maio, ou seja, 24 dias antes do confronto.

Relatório da brigada de incêndio

O relatório emitido pela Brigada de Incêndio apontou que apenas 25% do total de acionamento foi decorrente da confusão pós-jogo entre Vasco e Goiás.

Associação de moradores da Barreira do Vasco

A Associação de Moradores da Barreira do Vasco emitiu uma nota repudiando as “falas preconceituosas” e “manifestações elitistas” contra a comunidade. Além disso, a interdição de São Januário causa “prejuízos imediatos a todo comércio local”.

Em contato com comerciantes locais, em dias de jogos, a reportagem do Lance! apurou que o lucro não é mais o mesmo e muitos dependem desta fonte de renda para ajudar no sustento próprio ou da família. A vida financeira financeira destes trabalhadores é impactada diretamente.

Mulheres e crianças

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) autorizou a presença de mulheres, crianças e pessoas de qualquer idade e gênero com deficiência visual, surdos, cadeirantes, autistas e outros portadores de necessidades especiais em outro estádio nos jogos do Vasco. Contudo, mais uma decisão da Justiça do Rio foi desfavorável ao clube e impediu que São Januário tivesse os portões abertos.

A desembargadora citou a confusão no confronto entre Sport e ABC, justificou com o argumento de que “seria leviano concluir pela impossibilidade total de que mulheres ou pessoas portadoras de alguns tipos de deficiência provoquem tumulto ou venham a confrontar violentamente com torcedores do time rival”.

Parecer técnico

O Vasco contratou a Dra. Marina Tranchitella, mestre em gestão do esporte, para elaborar um parecer técnico acerca da estrutura de segurança e solicitou indicação de eventuais medidas para “aprimorar a estrutura de segurança e integridade física de usuários, visitantes, prestadores de serviços e, especialmente, do público espectador de eventos esportivos”.

A especialista confirmou os argumentos do Vasco e atestou que documentos e imagens mostram que o clube não mostrou negligência em momento algum quanto à seguraça da operação. Além disso, a doutora disse que por meio de câmeras é possível afirmar que a atuação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) “deflagrou pânico nos torcedores, gerando deslocamentos desgovernados do público, agregando risco à situação já pré-existente e tingindo a todos indistintamente”.

Para Marina Tranchitella culpar o Vasco é desconexo. Por fim, a especialista pontua que “ainda que possam ser adotadas medidas a aprimorar a estrutura de segurança e integridade física de usuários, visitantes, prestadores de serviços e, especialmente, do público espectador de eventos esportivos, o Vasco da Gama SAF possui os laudos técnicos expedidos pelos órgãos e pelas autoridades competentes pela vistoria das condições de segurança necessária para operações de jogos no Estádio de São Januário”.

Vila Belmiro

Após a derrota do Santos, a expectativa de que se o Vasco perdesse para o Goiás, algo parecido poderia acontecer em São Januário. O occorido na Colina Histórica foi em grau e proporção menores. Porém, o Peixe só foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), diferentemente do Cruz-Maltino.

Para completar, o Santos conseguiu a redução da pena. Com isso, o clube vai poder abrir os portões da Vila Belmiro para receber os torcedores já na partida contra o Grêmio.

Enquanto aguarda o processo entrar em pauta para julgamento, o Vasco tenta jogar no Maracanã. O clube fez um pedido aos administradores do estádio para poder utilizar o local no jogo contra o Atlético-MG, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Consórcio tem até esta quinta-feira para responder o Cruz-Maltino.

São Januário não tem sido um trunfo para o Vasco neste Brasileirão. Mas a vitória sobre o Grêmio pode ser o pontapé inicial de uma virada de chave na equipe comandada por Ramón Díaz. Momento ideial para voltar a simbiose entre a torcida e o grupo na Colina Histórica.

Fonte: Lance!

Mais sobre:São Januário
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
2 comentários
  • Responder

    Vem cá, o Superior diz que pode ter público o Inferior, diz que não, é o poste michando no cachorro, ou simplesmente tá faltando para o TJ/RJ, um agradim $$$, para o mesmo liberar o público em S. Januário. O VICIO É FODA.

    • Só pode ser meu amigo, que entre na justiça para jogar no maraca ou desgasta o time com viagens,o time está numa crescente precisando de apoio. Um abraço Rumo à Sul-americana TMJ

Comente

Veja também
Euriquinho enquanto era dirigente do Vasco
Euriquinho classifica venda do Vasco como ‘maior assalto da história do futebol brasileiro’

Euriquinho contestou a ideia de que o Vasco não tinha solução e revelou como o contrato com a 777 Partners foi lido na época.

Euriquinho durante participação no podcast Fora de Jogo
Euriquinho revela que Vasco vai falir e diz que consequências do contrato são seríssimas

Criticando o negócio feito pela gestão Jorge Salgado, ele diz que o Clube vai acabar se não houver uma mudança radical.

Vasco conquista a Copa Rio Sub-20
Vasco goleia o Flamengo e é campeão da Copa Rio Sub-20

O Vasco da Gama goleou o Flamengo pelo placar de 4×1 em São Januário e foi campeão invicto na Copa Rio Sub-20.

João Victor em São Januário
Panela de gringos e João Victor querendo sair marcaram desgaste de Ramón Díaz em SJ

Ramón e Emiliano já vinha sendo questionado no Vasco da Gama por comportamentos e escolhas dentro e fora de campo.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Ramón e Emiliano teriam ficados surpresos com o ‘sim’ do Vasco ao pedido de demissão

Ramón e Emiliano Díaz esperavam que a diretoria do Vasco da Gama tentassem demovê-los da ideia de deixar o Clube.