Vasco se solidariza com meia do Londrina por ofensa racial no jogo contra o Goiás

Clube pioneiro na luta contra a discriminação racial no Brasil, o Vasco da Gama se solidarizou com Celsinho, do Londrina.

Celsinho, meia do Londrina
Celsinho, meia do Londrina (Fonte: Gustavo Oliveira/LEC)

O Vasco da Gama manifestou repúdio ao ato racista de dois membros de uma rádio goiana, que durante a transmissão do jogo entre Goiás e Londrina, válido pela 12ª rodada da Série B, proferiu críticas ao cabelo de Celsinho, meio-campista do clube paranaense.

Após o narrador Romes Xavier afirmar que o jogador tinha dificuldades para se levantar devido ao peso do cabelo, o comentarista Vinícius Silva comparou o comparou a uma bandeira de feijão.

Exatamente. Parece mais uma bandeira de feijão a cabeça dele do que um verdadeiro cabelo. Não é porque eu estou perdendo os cabelos que eu vou achar um negócio imundo desse bonito.

Vinícius Silva

Nota do Londrina

Após o jogo, o Londrina emitiu a seguinte nota, repudiando a atitude dos profissionais.

NOTA DE REPÚDIO: RACISMO NÃO!

O LONDRINA vem a público manifestar o seu profundo repúdio quanto ao ato de racismo praticado pelo narrador Romes Xavier e o comentarista Vinicius Silva, da @rbgoiania , em face do meia Celsinho, na transmissão da partida contra o @goiasoficial !

Manifestação do Vasco

O Vasco da Gama, clube pioneiro na luta contra a discriminação racial no Brasil, como sempre faz, se posicionou contra o ocorrido.

INADMISSÍVEL! Racismo é crime e não deve ser tolerado! Repudiamos qualquer ato racista desde o início de nossa história e seguimos lutando por isso! Muita força ao Celsinho. Estamos juntos diariamente nessa luta!

Retratação do narrador

Romes Xavier admitiu o erro e pediu desculpas pelo erro, após a repercussão tomar grandes proporções.

Peço desculpas ao Celsinho e ao Londrina Esporte Clube pelo comentário infeliz na transmissão sobre o cabelo do meia. Colocações erradas que jamais deveriam ter sido ditas. Quem me acompanha sabe o quanto sou crítico sobre condutas como essa. Peço perdão. Quem nunca errou.

Em campo, Goiás e Londrina empataram sem gols, resultado que manteve o Esmeraldino na quarta colocação e o Tubarão na lanterna da tabela na Série B.

Comente

Veja também
Torcida do Vasco defende Coutinho após derrota em São Januário

Após terceira derrota consecutiva do Vasco da Gama, torcida não culpa Philippe Coutinho e defende meia nas redes sociais.

Rafael Paiva não seguirá no Vasco em 2025; diretoria já busca novo treinador

Com o Vasco da Gama em má fase no Campeonato Brasileiro, Paiva perdeu prestígio com a diretoria que já procura novo nome.

Vasco deve cerca de R$ 3 milhões ao Volta Redonda pela venda de Marrony

Atacante que defendeu o Vasco da Gama entre 2018 e 2020, Marrony disputou 84 jogos com a camisa Cruzmaltina, marcando 11 gols.

Rafael Paiva deve ficar no Vasco até o fim do Brasileiro

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva parece estar com os dias contados no comando do Gigante da Colina.

Rafael Paiva admite falta de repertório do Vasco e despista sobre reforços

Vasco da Gama fez mais uma partida abaixo da crítica e acumulou sua terceira derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro.

Sair da versão mobile