Vasco se solidariza com meia do Londrina por ofensa racial no jogo contra o Goiás
Clube pioneiro na luta contra a discriminação racial no Brasil, o Vasco da Gama se solidarizou com Celsinho, do Londrina.
O Vasco da Gama manifestou repúdio ao ato racista de dois membros de uma rádio goiana, que durante a transmissão do jogo entre Goiás e Londrina, válido pela 12ª rodada da Série B, proferiu críticas ao cabelo de Celsinho, meio-campista do clube paranaense.
Após o narrador Romes Xavier afirmar que o jogador tinha dificuldades para se levantar devido ao peso do cabelo, o comentarista Vinícius Silva comparou o comparou a uma bandeira de feijão.
Exatamente. Parece mais uma bandeira de feijão a cabeça dele do que um verdadeiro cabelo. Não é porque eu estou perdendo os cabelos que eu vou achar um negócio imundo desse bonito.
Vinícius Silva
Nota do Londrina
Após o jogo, o Londrina emitiu a seguinte nota, repudiando a atitude dos profissionais.
NOTA DE REPÚDIO: RACISMO NÃO!
O LONDRINA vem a público manifestar o seu profundo repúdio quanto ao ato de racismo praticado pelo narrador Romes Xavier e o comentarista Vinicius Silva, da @rbgoiania , em face do meia Celsinho, na transmissão da partida contra o @goiasoficial !
Manifestação do Vasco
O Vasco da Gama, clube pioneiro na luta contra a discriminação racial no Brasil, como sempre faz, se posicionou contra o ocorrido.
INADMISSÍVEL! Racismo é crime e não deve ser tolerado! Repudiamos qualquer ato racista desde o início de nossa história e seguimos lutando por isso! Muita força ao Celsinho. Estamos juntos diariamente nessa luta!
Retratação do narrador
Romes Xavier admitiu o erro e pediu desculpas pelo erro, após a repercussão tomar grandes proporções.
Peço desculpas ao Celsinho e ao Londrina Esporte Clube pelo comentário infeliz na transmissão sobre o cabelo do meia. Colocações erradas que jamais deveriam ter sido ditas. Quem me acompanha sabe o quanto sou crítico sobre condutas como essa. Peço perdão. Quem nunca errou.
Em campo, Goiás e Londrina empataram sem gols, resultado que manteve o Esmeraldino na quarta colocação e o Tubarão na lanterna da tabela na Série B.