Vasco se reapresenta nesta quarta com questões no elenco para resolver

Vasco da Gama volta a campo no dia 15 de outubro, quando irá visitar o Fortaleza, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Diniz em treino do Vasco
Diniz em treino do Vasco (Foto: Matheus Lima/Vasco)

Depois de bons resultados no último mês, o Vasco se classificou para a semifinal da Copa do Brasil e se distanciou do Z-4 do Brasileirão. A Data Fifa vem em um bom momento para a comissão de Diniz descansar os jogadores após uma maratona de jogos. O elenco se reapresenta nesta quarta-feira para iniciar a preparação para uma sequência importante de jogos no Campeonato Brasileiro.

— Desde que estou aqui temos aproveitado bem essas pausas. Primeiro momento é saber descansar e depois é estimular os jogadores. O Vasco hoje é digno de ser elogiado pelas condições físicas dos jogadores — disse Diniz, em entrevista coletiva após o jogo contra o Vitória.

Veja como o clube pode aproveitar esses dez dias sem jogos:

Descansar

A primeira meta do Vasco na Data Fifa é descansar o elenco. A equipe viveu uma maratona de jogos, com sete partidas em 24 dias, e demonstrou sinais de cansaço nas partidas contra o Palmeiras e o Vitória. Após o resultado do último domingo, Rayan, Matheus França e Nuno Moreira destacaram a importância da pausa para os atletas.

Os jogadores ganharam dois dias de folgas. Alguns viajaram, outros passaram o tempo com a família em casa. O treinador Fernando Diniz saiu direto de São Januário para o aeroporto, onde pegou um voo para São Paulo, local em que ficou com a família nos últimos dois dias.

Recuperação de Cuesta e atletas com fadiga

O Vasco entrou na Data Fifa apenas com Cuesta no departamento médico — Adson e Jair se recuperam de cirurgia e só voltam aos gramados no ano que vem. O zagueiro, que se firmou rapidamente no time titular, foi desfalque contra o Palmeiras e o Vitória.

A comissão técnica conta com o colombiano para a partida contra o Fortaleza, no Castelão, no dia 15 de outubro. Ele teve boas atuações contra Ceará, Flamengo, Bahia e Cruzeiro, e a equipe sentiu falta do zagueiro nos últimos dois jogos, nos quais sofreu seis gols.

Outros atletas também demonstram altos níveis de fadiga, devido à sequência de jogos pesada. Coutinho e Nuno, principalmente, vêm de longos períodos de partidas seguidas. O camisa 10 terminou o jogo contra o Vitória mancando, mas não preocupa para o período de treinos.

Time sem Vegetti?

O atacante argentino vive má fase no comando de ataque do Vasco. Vegetti não marca há sete jogos e está na pior fase desde que chegou ao clube carioca em 2023. Se antes o jogador era figura certa até o fim das partidas, o camisa 99 tem saído cada vez mais cedo dos jogos — como contra Flamengo (aos 27 do 2º tempo), Cruzeiro (12 do 2º tempo), Palmeiras (22 do 2º tempo) e Vitória (no intervalo).

Ao ser perguntado sobre a possibilidade de Andrés Gómez se tornar titular na vaga de Vegetti na partida contra o Fortaleza, Diniz disse que as chances já existiam antes. O treinador justificou que tirou o atacante contra o Vitória por entender que a equipe melhoraria naquele momento.

— Essa possibilidade sempre teve. Teve hoje, teve jogo passado. Não só o Andrés Gomez, como David, Matheus França… O jogo determina mais, mas os treinamentos também. Temos Data Fifa agora para ver os treinamentos e decidir.

Melhorar a defesa

Se o ataque tem funcionado muito bem com Fernando Diniz, com a melhor marca do Brasileirão desde a chegada do técnico, a defesa do Vasco ainda é motivo de preocupações. Em 19 rodadas do campeonato com Diniz, a equipe sofreu 30 gols, o quarto pior número do Brasileirão — à frente apenas de Fortaleza (36), Bragantino (32) e Vitória (31). Na última rodada, a defesa foi vazada três vezes em jogo dramático que terminou com triunfo nos acréscimos diante do Vitória por 4 a 3, em São Januário.

A lateral direita

A posição está longe de ser um problema. Paulo Henrique e Puma Rodríguez têm se destacado, e o Vasco está bem servido no setor. A questão é que, depois de tanto destaque, os dois laterais foram convocados para as suas respectivas seleções. Como o Brasil e o Uruguai terão amistosos na Ásia nos dias anteriores ao jogo contra o Fortaleza, ambos devem ser desfalques na partida pelo Brasileirão.

Desta forma, Paulo Ricardo (o Paulinho da base) é o único lateral-direito de ofício do elenco. O zagueiro Carlos Cuesta e o volante Tchê Tchê já atuaram na posição em outros momentos da carreira e podem ser testados por Diniz.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Cria da base assume protagonismo e Vasco deixa de depender de Vegetti

O Vasco diminui a dependência de Vegetti e vê Rayan virar o artilheiro da equipe sob o comando de Fernando Diniz.

Júnior elogia Paulo Henrique e indica outro vascaíno para Seleção Brasileira

Comentarista do Grupo Globo, Júnior destacou a boa fase de Paulo Henrique e apontou nome do Vasco da Gama para a Seleção Brasileira.

Leila Pereira se manifesta após fala de Bap sobre empréstimo da Crefisa ao Vasco

Leila Pereira respondeu às insinuações feitas pelo presidente do Flamengo a respeito do empréstimo da Crefisa ao Vasco.

Jornal português exalta Rayan e o chama de ‘novo Hulk’

Atacante do Vasco da Gama, Rayan ganhou destaque na imprensa internacional após mais uma grande atuação com a camisa Cruzmaltina.

Pesquisa aponta quem é o jogador mais valioso do elenco do Vasco

Estudo mostra atletas com maior “preço justo” de transferência estimado de cada um dos 20 times do Campeonato Brasileiro.

Laterais participam de um terço dos gols do Vasco em 2025

Jogadores que atuam no lado de campo do Vasco da Gama tem mostrado muita força ofensiva ao longo da temporada.

Diniz muda chave no Vasco e mira vaga na Libertadores

Com a quarta melhor campanha no returno do Campeonato Brasileiro, Vasco da Gama ocupa a 10ª colocação e busca entrar no G6.

Vegetti enfrenta jejum de gols e vê titularidade ameaçada no Vasco

Atacante do Vasco da Gama, Vegetti atravessa má fase com a camisa Cruzmaltina e pode perder vaga na equipe.

Coutinho ganha descanso no Vasco após 16 jogos seguidos

Voltando à velha forma, Philippe Coutinho tem sido um dos destaques do Vasco da Gama na recuperação do time na temporada.

São Januário: entenda os próximos passos para venda do potencial construtivo

Vasco avança nos trâmites para revitalização de São Januário com início de registros e tratativas com construtoras.