Vasco se inspira em cenário de 2016 para conseguir acesso em 2022

Em 2016, o Vasco da Gama conseguiu retornar à Série A ao vencer o Ceará na última rodada da Segundona em um Maracanã lotado.

Nenê em ação pelo Vasco contra o Ceará na Série B 2016
Nenê em ação pelo Vasco contra o Ceará na Série B 2016 (Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br)

A Série B de pontos corridos terá pela primeira vez um confronto direto pelo acesso na última rodada e quis o destino que o time envolvido fosse logo o Vasco, aumentando o sofrimento do seu torcedor. O Cruz-Maltino, 4º colocado, enfrenta o Ituano, que é o 5º, no Novelli Júnior, em decisão que recebeu a alcunha de ”Batalha de Itu”.

Com diferença de dois pontos para o Ituano, o Vasco tem a vantagem do empate para subir, mas chega para a partida sob desconfiança, tendo em vista que o Galo de Itu é o campeão simbólico do returno e venceu os últimos cinco jogos em casa. O retrospecto do Cruz-Maltino não é bom quando se trata da última rodada da Série B.

Nas outras quatro edições que disputou, o Vasco se despediu com derrota em três, mas o resultado não teve influência no objetivo do time. Em 2009 e 2014 o Cruz-Maltino já tinha conquistado o acesso, enquanto em 2021 a equipe entrou em campo apenas para cumprir tabela, pois não tinha chance de subir.

A única vitória aconteceu em 2016, justamente quando o Vasco precisava do resultado para sacramentar o acesso. Na ocasião venceu de virada o Ceará, por 2 a 1, no Maracanã, após ter perdido na penúltima rodada para o Criciúma, por 1 a 0, fora de casa. O Vozão abriu o placar aos 28 minutos do primeiro tempo com Eduardo, mas Thalles virou para o Cruz-Maltino logo no início da segunda etapa, marcando dois gols em 5 minutos.

O Vasco subiria mesmo se perdesse para o Ceará, já que o Náutico perdeu em casa para o Oeste, mas mostrou força e comprometimento para vencer um jogo decisivo, como o do próximo domingo, às 18h30. A torcida aposta no acesso, tanto que está se organizando para invadir Itu e conduzir o time de volta para a Série A.

Vasco nas últimas rodadas da Série B

  • 2009 – Ipatinga 2 x 0 Vasco (campeão na 36ª rodada)
  • 2014 – Avaí 1 x 0 Vasco (subiu na 37ª rodada)
  • 2016 – Vasco 2 x 1 Ceará (subiu na última rodada)
  • 2021 – Londrina 3 x 0 Vasco (sem chance de subir)

Fonte: Lance!

1 comentário
  • Responder

    Na verdade ,não foram os jogadores os maiores culpados pelas quedas do clube para a série B e, sim ,seus diretores e comissão técnica ,como agora em que esteja correndo sério perigo em não retornar . Neste ano ,o Presidente e sua diretoria entre tantos erros e enganos ,deixou sair o atacante Germán Cano que mesmo jogando num time sem esquema como o de agora , marcou muitos gols com a camisa Vascaína ,ele Cano que até chegar para São Januário era um mero desconhecido e agora no Fluminense que sempre rouba jogadores que aparecem em destaque ao defender a camisa Cruzmaltina ,este ano vem sendo o artilheiro do campeonato deixando Hulk ,Gabigol ,Pedro e outros a comer poeira .E ,onde estava a diretoria do Vasco ? Será que estão vendo o atacante tricolor que com seus gols acaba de colocar o clube das Laranjeiras na Libertadores ? E, o Vasco ente a cruz e espada na luta para voltar a serie A por falta entre tantas não tem um atacante eficiente isto sem falar que também não temos um treinador de peso .

Comente

Veja também
De volta ao Vasco, Cauan Barros se despede do Amazonas

Volante revelado na base do Vasco da Gama, Cauan Barros foi emprestado ao Amazonas, onde disputou a Série B deste ano.

Vasco consolida péssimo momento e vê sonho da Libertadores cada vez mais distante

Vasco da Gama chegou a quarta derrota seguida no Campeonato Brasileiro e estacionou no meio da tabela, com 43 pontos.

Vasco sofre atropelo relâmpago em ‘despedida’ de Paiva e já pensa em 2025

Vasco da Gama ainda sonha com vaga na Libertadores, mas tem esbarrado na limitação do elenco na reta final do Brasileiro.

Vasco acelera procura e quer técnico de peso para 2025

Vasco da Gama demitiu Rafael Paiva após a derrota para o Corinthians e já busca treinador de renome para a próxima temporada.

Confira os fatores que levaram Rafael Paiva a ser demitido do Vasco

Rafael Paiva foi dispensado do comando técnico do Vasco da Gama após a quarta derrota seguida do Cruzmaltino no Campeonato Brasileiro.

Sair da versão mobile