Vasco se inspira em cenário de 2016 para conseguir acesso em 2022

Em 2016, o Vasco da Gama conseguiu retornar à Série A ao vencer o Ceará na última rodada da Segundona em um Maracanã lotado.

Nenê em ação pelo Vasco contra o Ceará na Série B 2016
Nenê em ação pelo Vasco contra o Ceará na Série B 2016 (Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br)

A Série B de pontos corridos terá pela primeira vez um confronto direto pelo acesso na última rodada e quis o destino que o time envolvido fosse logo o Vasco, aumentando o sofrimento do seu torcedor. O Cruz-Maltino, 4º colocado, enfrenta o Ituano, que é o 5º, no Novelli Júnior, em decisão que recebeu a alcunha de ”Batalha de Itu”.

Com diferença de dois pontos para o Ituano, o Vasco tem a vantagem do empate para subir, mas chega para a partida sob desconfiança, tendo em vista que o Galo de Itu é o campeão simbólico do returno e venceu os últimos cinco jogos em casa. O retrospecto do Cruz-Maltino não é bom quando se trata da última rodada da Série B.

Nas outras quatro edições que disputou, o Vasco se despediu com derrota em três, mas o resultado não teve influência no objetivo do time. Em 2009 e 2014 o Cruz-Maltino já tinha conquistado o acesso, enquanto em 2021 a equipe entrou em campo apenas para cumprir tabela, pois não tinha chance de subir.

A única vitória aconteceu em 2016, justamente quando o Vasco precisava do resultado para sacramentar o acesso. Na ocasião venceu de virada o Ceará, por 2 a 1, no Maracanã, após ter perdido na penúltima rodada para o Criciúma, por 1 a 0, fora de casa. O Vozão abriu o placar aos 28 minutos do primeiro tempo com Eduardo, mas Thalles virou para o Cruz-Maltino logo no início da segunda etapa, marcando dois gols em 5 minutos.

O Vasco subiria mesmo se perdesse para o Ceará, já que o Náutico perdeu em casa para o Oeste, mas mostrou força e comprometimento para vencer um jogo decisivo, como o do próximo domingo, às 18h30. A torcida aposta no acesso, tanto que está se organizando para invadir Itu e conduzir o time de volta para a Série A.

Vasco nas últimas rodadas da Série B

  • 2009 – Ipatinga 2 x 0 Vasco (campeão na 36ª rodada)
  • 2014 – Avaí 1 x 0 Vasco (subiu na 37ª rodada)
  • 2016 – Vasco 2 x 1 Ceará (subiu na última rodada)
  • 2021 – Londrina 3 x 0 Vasco (sem chance de subir)

Fonte: Lance!

1 comentário
  • Responder

    Na verdade ,não foram os jogadores os maiores culpados pelas quedas do clube para a série B e, sim ,seus diretores e comissão técnica ,como agora em que esteja correndo sério perigo em não retornar . Neste ano ,o Presidente e sua diretoria entre tantos erros e enganos ,deixou sair o atacante Germán Cano que mesmo jogando num time sem esquema como o de agora , marcou muitos gols com a camisa Vascaína ,ele Cano que até chegar para São Januário era um mero desconhecido e agora no Fluminense que sempre rouba jogadores que aparecem em destaque ao defender a camisa Cruzmaltina ,este ano vem sendo o artilheiro do campeonato deixando Hulk ,Gabigol ,Pedro e outros a comer poeira .E ,onde estava a diretoria do Vasco ? Será que estão vendo o atacante tricolor que com seus gols acaba de colocar o clube das Laranjeiras na Libertadores ? E, o Vasco ente a cruz e espada na luta para voltar a serie A por falta entre tantas não tem um atacante eficiente isto sem falar que também não temos um treinador de peso .

Comente

Veja também
Felipe cita abalo mental ao explicar derrota e projeta chegada de Diniz

No último jogo como interino, Felipe cita mental dos jogadores para explicar derrota do Vasco da Gama e fala sobre Diniz.

Felipe volta à função de diretor técnico do Vasco com chegada de Diniz

Felipe comandou o Vasco da Gama por quatro partidas após a demissão de Carille. Ao todo, foram três derrotas e um empate.

Felipe lamenta derrota, cita anos de dificuldade do Vasco e prega união

Interino do Vasco da Gama, Felipe avaliou a partida do Cruzmaltino contra o Vitória, pela oitava rodada do Brasileiro.

Comentarista critica saída de Coutinho contra o Vitória: ‘Acabou a criatividade’

Comentarista do jogo entre Vitória e Vasco da Gama não concorda com a substituição de Philippe Coutinho e cita falta de criatividade.

Felipe analisa derrota do Vasco para o Vitória; veja a entrevista coletiva

Felipe analisou o desempenho do Vasco da Gama diante do Vitória e lamentou mais uma derrota no comando do Clube.

Melhores momentos de Vitória 2 x 1 Vasco pelo Brasileiro 2025

Confira os principais lances da derrota do Vasco da Gama para o Vitória, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.

Cria do Vasco, Renato Kayzer comanda virada no Barradão

Revelado nas categorias de base do Vasco da Gama, Renato Kayzer estreia pelo Vitória, marca dois gols e comanda virada.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Vitória

Notas dos jogadores do Vasco contra o Vitória na partida deste sábado, no Barradão, pela 8ª rodada do Brasileiro.

Torcida do Vasco fica na bronca com Felipe após derrota do Vasco

Técnico interino do Vasco da Gama, Felipe virou alvo da ira dos torcedores Cruzmaltinos depois do revés para o Vitória, pelo Brasileiro.

Tabela do Campeonato Brasileiro 2025; veja a colocação do Vasco

Veja a colocação do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro 2025, e a tabela completa atualizada em tempo real.