Vasco reproduz uniforme usado pelos Camisas Negras; veja fotos

Em homenagem ao centenário dos Camisas Negras, o Vasco da Gama reproduziu o uniforme usado pelo time na época.

Jogadores do Sub-20 com uniformes dos Camisas Negras
Jogadores do Sub-20 com uniformes dos Camisas Negras (Foto: Alexandre Cassiano)

Em homenagem ao centenário dos Camisas Negras, comemorado neste sábado, o Vasco reproduziu o uniforme do histórico time que conquistou o primeiro título carioca do clube, em 1923.

A equipe, formada por negros e pobres em sua maioria, fez história dentro de campo com uma campanha espetacular: 11 vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Além do título, o Vasco marcou o nome na história com a luta para incluir negros e operários em um esporte até então elitista.

Para produzir as réplicas, o Vasco contratou o alfaiate e figurinista especialista em roupas históricas, Lucas Pocian, que, junto com o Centro de História do clube, analisou as fotos daquele time. Com base na pesquisa, o profissional reproduziu o design com o tecido usado na época. O uniforme completo foi refeito: camisa, calção, meião e chuteira. Lucas falou ao ge sobre o processo:

– O Walmer (Santana, historiador do Vasco) me trouxe informações muito importantes e foi fundamental. O tecido na camisa, por exemplo, era brilhoso e descobri que hoje equivale ao tafetá. As partes brancas eram de um tecido usado em roupas de bebê, que ainda é usado hoje. A camisa do goleiro é de tricô, tem gola alta, com o formato da cruz da época, com linhas bem evidentes – disse o figurinista, que acrescentou:

– O meião teve um trabalho de cortar e colocar as tiras. Corri atrás dessa matérias-primas. A Cruz de Malta é bordada a mão e depois costurada na camisa. Usei as tecnologias da época para reproduzir. A chuteira, em couro, foi feita por Antonio Gomes. A maior dificuldade foi entender a coloração por ser fotos em preto e branco. Executamos tudo em duas semanas, foi uma força-tarefa.

Vasco reproduz uniforme dos Camisas Negras em 1923
Vasco reproduz uniforme dos Camisas Negras em 1923 (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

O Vasco preparou um ensaio em São Januário com jogadores da base vestindo os uniformes. Participaram o goleiro Phillipe Gabriel, o zagueiro Lyncon e o meia Lucas Eduardo. Na foto acima, Lyncon segura o quadro da “Resposta Histórica”, redigida em 1924 para informar da desistência de fazer parte da Associação Metropolitana de Esportes Athleticos (AMEA), que só aceitaria a inscrição do Vasco caso o clube excluísse 12 de seus jogadores, em sua maioria negros e pobres.

Crias do Vasco com uniforme dos Camisas Negras em 1923
Crias do Vasco com uniforme dos Camisas Negras em 1923 (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Os uniformes ficarão expostos no Espaço Experiência do Vasco, na exposição “Centenário Camisas Negras”. Neste sábado, o clube preparou uma programação especial em São Januário para celebrar o centenário do primeiro título carioca. Familiares dos Camisas Negras estarão presentes e vão receber as réplicas das camisas produzidas pelo clube.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Camisas Negras
Comente

Veja também
Pedrinho, presidente do Vasco
Pedrinho fala sobre busca por novo técnico e revela futuro de Payet e Coutinho

Pedrinho afirmou que não tem nada definido sobre a venda da SAF e garantiu o Vasco autossustentável até março de 2025.

Thiago Carpini, técnico do Vitória
Vasco faz sondagem por Thiago Carpini, técnico do Vitória

O presidente do Vitória, Fábio Mota, revelou que o Vasco da Gama fez sondagem para saber situação do técnico Thiago Carpini.

Estádio de São Januário
Cláudio Castro declara São Januário patrimônio histórico do Rio e comemora

O governador Cláudio Castro declarou São Januário, estádio do Vasco, patrimônio histórico, cultural e turístico do Rio.

Pedrinho em entrevista coletiva
Pedrinho afirma que tem interesse na venda da SAF do Vasco e revela 5 interessados

O presidente Pedrinho não deu muito detalhes de quem são os interessados na compra da SAF do Vasco, mas diz que são cinco.

Projeto da reforma do Estádio de São Januário
Secretário de Esportes do Rio detalha próximos passos para reforma de São Januário

O Vasco da Gama já pode concretizar a venda do potencial construtivo para viabilizar a reforma de São Januário.