Vasco relembra último jogo oficial contra Garrincha, defendendo o Botafogo

O último jogo entre Vasco da Gama e Garrincha pelo Botafogo aconteceu no dia 05 de setembro de 1965, pela Taça Guanabara.

Coronel e Garrincha
Coronel e Garrincha (Foto: Acervo/CPAD/CRVG)

A última partida oficial entre o Vasco e Garrincha, com a camisa do Botafogo, aconteceu em 05 de setembro de 1965. Naquele tempo, o antigo estado da Guanabara era governado por Carlos Lacerda, o Brasil estava sob o governo de Castello Branco, e Israel e Alemanha Ocidental restabeleceram relações diplomáticas. O encontro final entre o Gigante da Colina e o “Anjo das pernas tortas” pelo seu alvinegro carioca ocorreu na última rodada da primeira edição da Taça Guanabara. O Vasco venceu por 2 x 0, com gols de Oldair no primeiro tempo e Paulistinha (contra) na segunda etapa.

Garrincha é um ídolo inconteste do futebol mundial e durante 12 anos construiu uma das mais belas carreiras no futebol no Botafogo. De 1953 a 1965 Garrincha defendeu as cores do alvinegro e encerrou a carreira no Olaria, em 1972.

O “Anjo das pernas tortas” já atuou com o manto Cruzmaltino em uma oportunidade. Em 1967, aos 33 anos, em um amistoso contra a seleção de Cordeiro, uma cidade do interior do Rio de Janeiro famosa por suas festas e exposições agropecuárias as margens do Rio Macuco. Garrincha fez um dos seis gols na vitória de 6 x 1 sobre o selecionado cordeirense.

Garrinha era famoso por seus dribles e seu maior marcador foi o lateral esquerdo Coronel. Coronel era o apelido de Antônio Evanil da Silva e no Vasco foi campeão carioca de 1956 e 1958. Sobre Garrincha Coronel disse ao Globo Esporte em 2012:

“Eu tentava (marcar o Garrincha). Quando eu não conseguia, eu segurava (pela camisa). Não havia cartão amarelo. Eu parava o jogo. Para não dar um pontapé no maior ponta-direita de todos os tempos. Eu iria me sentir mal se o Garrincha deixasse de participar da próxima partida machucado por mim. Era quase impossível marcar o Garrincha. Era um sonho”.

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA

VASCO 2×0 Botafogo/RJ

Data: 05 de setembro de 1965

Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro/RJ

Público: 115.064 – Renda: Cr$ 72.927.380,00

Árbitro: Frederico Lopes

Vasco: Gainete; Joel, Brito, Fontana, Oldair; Maranhão e Lorico; Luisinho, Célio, Mário, Célio e Zezinho. Técnico: Zezé Moreira.

Botafogo: Manga; Joel, Zé Carlos, Paulistinha e Rildo; Aírton e Gérson; Garrincha, Sicupira, Jairzinho e Roberto. Técnico: Daniel Pinto.

Gols: Oldair 40/1T (VAS) e Paulistinha (contra) 5/2T (VAS).

Obs.: Nessa partida, o Club de Regatas Vasco da Gama conquistou a Taça Guanabara de 1965, a primeira edição dessa competição.

Fonte: Site Oficial do Vasco

3 comentários
  • Era tempos que o Vasco tendo a frente gente séria,fazia historia , primeiro campeão no Maracanã ,e esta Taça Guanabara a primeira a ser disputada .O lateral esquerdo Oldair ,veio de minas como volante ,mas acabou deslocado para a lateral esquerda onde fez grandes partidas ,descobrindo a sua verdadeira posição ,tinha um chute forte marcando vários gols .O ponta Luizinho ,foi descoberto quando o Vasco junto com o Flamengo ,participou de um quadrangular no recem inaugurado Estádio Serra Dourada ,si não me engano os outros dois time era o Vila Nova ,clube tido como o maior torcida e , Atletico Goianiense .Luizinho foi o grande nome deste torneio ,pelas suas atuações ,acabou sendo contratado pelo Vasco ,era um grande ponta direita ,cogitado até por convocação a Seleção Brasileira .Era bons tempos de títulos e vitorias ,bem diferente de hoje ,rebaixado no campeonato brasileiro e,correndo sério risco de acontecer também no campeonato estadual ,

  • Responder

    Na escalação do VASCO, Célio aparece 2 vezes

  • Responder

    Desgraça de jogadores.

Comente

Veja também
Definida a arbitragem para o jogo entre Corinthians e Vasco

Confira a arbitragem para o jogo entre Corinthians e Vasco da Gama neste sábado, em São Januário, pela 2ª rodada do Brasileiro.

Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Escalação do Vasco contra o Corinthians

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo contra o Corinthians neste sábado, pela 2ª rodada Campeonato Brasileiro.

Corinthians terá desfalques importantes contra o Vasco

O Corinthians enfrenta o Vasco da Gama neste sábado, na Neo Química Arena, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Galvão Bueno estreará no Amazon Prime Video narrando Vasco x Corinthians

Galvão Bueno estreará no Amazon Prime Video narrando o jogo entre Vasco e Corinthians neste sábado, pelo Brasileiro.

Vasco acerta contrato de formação com 5 atletas da base

O Vasco da Gama acertou o contrato de formação com Rafael Cesar, João Victor Villar, Isaque Silva, Caio Breno e Antony.

Vasco não disputará clássicos em São Januário neste Brasileiro

O Vasco da Gama não jogará clássicos contra os rivais do Rio em São Januário no Campeonato Brasileiro em 2025.

Duelo entre Vasco e Corinthians terá significado especial para João Victor e Piton

Hoje no Vasco, João Victor e Piton voltam a Itaquera com Fábio Carille, responsável por subir dupla no Corinthians.

Paulinho e Garré podem perder a titularidade no jogo contra o Corinthians

Paulinho e Garré não tiveram bom desempenho contra o Melgar e são dúvidas entre os titulares para o jogo de domingo.

Carille tem bom aproveitamento contra o Corinthians; veja números

O técnico do Vasco, Fábio Carille, vai reencontrar o Corinthians neste sábado, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro.