Vasco relembra dupla Donizete e Luizão da conquista da Libertadores de 1998

O Vasco da Gama destacou a dupla de ataque Donizete e Luizão na série especial sobre os 20 anos do título da Libertadores.

O segundo dia da série especial sobre os 20 anos do título da Libertadores (que vai até o dia 26/8) vai relembrar o ataque daquela conquista. Donizete e Luizão foram responsáveis por 70% dos gols marcados pelo Vasco na competição (12 dos 17). Mas o início dessa trajetória, que terminou vitoriosa, não foi nada fácil.

Um ano antes do centenário, o Vasco levou o tri Brasileiro com show de Edmundo, que fez dupla com Evair. No fim de 97, Edmundo foi vendido para a Fiorentina (ITA) e Evair, que era dono do próprio passe, foi para a Portuguesa. A diretoria agiu rápido e buscou Luizão, que defendia o La Coruña (ESP) e com 22 anos, queria voltar ao Brasil. Ainda sem o outro atacante, o então Vice-Presidente de futebol Eurico Miranda foi até a casa de Donizete, que foi encorajado pelo futuro companheiro a assinar o contrato.

– Eu estava muito perto do Botafogo, quase fechado e também tinha proposta do Flamengo. Já era tarde, um carro parou na minha porta, fazendo barulho. Era o doutor Eurico. Tinha um documento na mão e falou que eu ia ser do Vasco. Acordei meu empresário e ficamos de definir depois. Encontrei o Luizão numa pelada com o Edmundo, e ele já estava treinando me falou pra fechar. Acabei dizendo sim, e deu tudo certo – conta o Pantera, que foi eternizado no painel de ídolos de São Januário.

Artilheiro do Vasco naquela competição, Luizão lembra da pressão de substituir Edmundo e da relação com Donizete e com o técnico Antônio Lopes.

– A torcida me cobrava muito. O Edmundo tinha feito chover em 97. O Lopes também. Eu nunca tomei tanto cartão na minha vida. Na época não tinha suspensão, era só pagar uns dólares. Eu dava carrinho todo jogo. Voltava pra marcar o tempo inteiro. Com o Donizete o antedimento era na base do olhar. O entrosamento foi rápido – diz Luizão, que marcou sete gols naquela Libertadores e brinca com o fato do gol mais lembrado ser o de Juninho contra o River Plate:

– Eu sempre brinco com o Juninho. Falo que fiz sete gols e só lembram do único que ele fez (risos).

Site Oficial do Vasco

Comente

Veja também
Edu Gaspar
Entenda o papel de Edu Gaspar na negociação entre Vasco e Evangelos Marinakis

Ex-jogador e executivo do Arsenal, Edu Gaspar tem sido o responsável por intermediar as conversas entre Vasco da Gama e Marinakis.

Evangelos Marinakis
Marinakis pretende fazer intercâmbio com atletas e profissionais do Vasco na Europa

Bilionário grego que quer investir na SAF so Vasco da Gama, Evangelos Marinakis já tem planos para os atletas Cruzmaltino.

Riquelme em treino no CT Moacyr Barbosa
Riquelme confirma retorno ao Vasco após passagem pelo Sport

Cria das categorias de base do Vasco da Gama, Riquelme participou da campanha de acesso do Sport à Série A do Campeonato Brasileiro.

Treinador Renato Gaúcho
Renato Gaúcho impõe condições para acertar com o Vasco

Renato Gaúcho não abre mão de levar sua comissão técnica para o Vasco da Gama, especialmente dois auxiliares.

Vegetti perde pênalti contra o Atlético-GO
Jornalista revela insatisfação de Vegetti sobre tratativas por reajuste salarial no Vasco

O atacante Vegetti recebe R$ 578 mil mensais e tem sondagens para ganhar mais do que o dobro no Vasco da Gama.