Vasco relembra a conquista do tetracampeonato Brasileiro em 2001

Há 20 anos, o Vasco da Gama vencia o São Caetano por 3x1, no Maracanã, e conquistava o tetracampeonato Brasileiro.

Elenco do Vasco campeão da Copa João Havelange
Elenco do Vasco campeão da Copa João Havelange (Divulgação/Vasco)

No dia 18 de janeiro de 2001, o Club de Regatas Vasco da Gama conquistava o tetracampeonato Brasileiro. Foi uma vitória por 3 a 1 contra o São Caetano que garantiu a Copa João Havelange para o Gigante da Colina. Os craques que balançaram a rede no Maracanã naquela tarde de quinta-feira foram o Juninho Paulista, Jorginho Paulista e Romário.

Em 2000 o Vasco tinha conquistado a Taça Guanabara conhecida pelo chocolate da Páscoa. Após o Vasco vencer clássico contra o rival Flamengo por 5 a 1, sendo três gols do baixinho Romário, a torcida vascaína recebeu chocolate no estádio. O evento ficou marcado na história. Dando sequência ao excelente trabalho que estava sendo feito, os vascaínos comemoraram o tetracampeonato Brasileiro referente aquele ano. Ainda em 2000 o Campeonato Brasileiro não pôde ser nomeado dessa forma, por isso foi criada a Copa João Havelange, com 114 clubes divididos em quatro grupos.

Na estreia da competição o time perdeu para o Sport jogando em casa. Depois o Gigante da Colina se reencontrou e ficou invicto por sete partidas. O Bahia tirou a invencibilidade do Vasco, mas foi no clássico contra o Fluminense que o Cruzmaltino disparou na competição, se mantendo novamente invicto por sete rodadas. No final da primeira etapa o Vasco perdeu algumas partidas e segurou o quinto lugar naquela fase. Foi eliminando o Cruzeiro, dentro do Mineirão, que o Gigante da Colina se classificou para próxima etapa. Dando sequência ao futebol impecável do Vasco, naquela mesma época o Clube eliminou o Palmeiras na virada histórica da Mercosul e o time ganhou mais confiança para etapa final.

O adversário do Vasco da Gama na final da Copa João Havelange foi o São Caetano. O time chamou atenção por ter eliminado o Fluminense, Palmeiras e Grêmio. O primeiro jogo aconteceu em dezembro de 2000, no Parque Antártica, e terminou empatado com o placar de 1 a 1. A equipe adversária saiu na frente aos 14 minutos, mas Romário empatou para o Vasco aos 28. No segundo tempo ninguém marcou.

No jogo de volta, em 30 de dezembro, houve o acidente da queda do alambrado de São Januário e a partida precisou ser remarcada. Foi no dia 18 de Janeiro, com o Maracanã lotado que o Vasco garantiu o título para torcida vascaína que deu um show de presença no estádio. O Vasco abriu o placar com Juninho Pernambucano, aos 28 minutos: Vasco 1 a 0. O São Caetano empatou com Adãozinho, aos 36: Vasco 1 a 1. Logo, aos 39, Jorginho Paulista ampliou para o Gigante da Colina: Vasco: 2 a 1. Aos sete do segundo tempo, Romário eliminou a chance do São Caetano empatar e levantar a taça: Vasco 3 a 1. Naquele ano o baixinho conquistou a artilharia da competição.

FICHA TÉCNICA

Copa João Havelange 2000

Data: 18/01/2001

Estádio: Maracanã (RJ)

Árbitro: Márcio Rezende de Freitas (MG)

Auxiliares: José Carlos da Silva Oliveira (RS) e Mílton Otaviano dos Santos (RN).

Público: 60.000 espectadores.
Renda: Não houve cobrança de ingresso.

Cartões Amarelos: Euller 42′ do 1º, Juninho Pernambucano 44′ do 1º e Romário 14′ do 2º (Vasco); Serginho 42′ do 1º, César 43′ do 1º, Gilmar 27′ do 2º e Claudecir 30′ do 2º (São Caetano).

Gols: Juninho Pernambucano 28′ do 1º – Vasco 1 a 0.
Adãozinho 36′ do 1º – Vasco 1 a 1.
Jorginho Paulista 39′ do 1º – Vasco 2 a 1.
Romário 7′ do 2º – Vasco 3 a 1.

VASCO: Hélton; Clébson, Odvan, Júnior Baiano e Jorginho Paulista; Nasa, Jorginho (Henrique 18′ do 2º), Juninho Pernambucano (Paulo Miranda, intervalo) e Juninho Paulista (Pedrinho 42′ do 2º); Euller e Romário. Técnico: Joel Santana.

SÃO CAETANO: Silvio Luiz; Japinha (Gilmar 21′ do 2º), Daniel, Serginho e César; Claudecir, Adãozinho, Esquerdinha (Zinho 14′ do 2º) e Aílton (Leto 33′ do 2º); Wagner e Adhemar. Técnico: Jair Picerni.

Fonte: Site Oficial do Vasco

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
2 comentários
  • Responder

    Esse era time de futebol, dá até tristeza ter que ver o time que nós temos hoje.

  • Responder

    Época em q existia um clube chamado vasco da gama , temido e respeitado no mundo inteiro. Hoje , até os cachorros mijam em cima.!!

Comente

Veja também
Rayan comemorando gol contra o Internacional
Rayan melhora após voltar a posição que se destacou na base do Vasco

Destaque do Vasco da Gama, Rayan deve ganhar sua primeira chance entre os titulares no Campeonato Brasileiro 2024.

Anderson Leonardo, do Grupo Molejo
Vasco lamenta a morte do cantor Anderson Leonardo, do Molejo

O Vasco da Gama lamentou a morte doe Anderson Leonardo, vocalista do Grupo Molejo, aos 51 anos, vítima de câncer.

Pedro Martins em coletiva no Cruzeiro
Pedro Martins receberá ‘salário de atacante’, aponta dirigente do Cruzeiro

Segundo Paulo André, que assumiu sua função no Cruzeiro, o executivo Pedro Martins vai receber um salário alto no Vasco da Gama.

Payet em campo pelo Vasco em São Januário
Payet, Medel, Hugo e mais: Vasco encara o Criciúma com novidades

O meio-campista Dimitri Payet ainda será avaliado, mas deve ser a grande novidade do Vasco da Gama contra o Criciúma.

Pedro Martins estava no Cruzeiro
Pedro Martins se despede e faz balanço do trabalho no Cruzeiro

De saída para o Vasco da Gama, em nota de despedida, Pedro Martins relembra trajetória no Cruzeiro e agradece oportunidade.