Vasco registra ocorrência por tentativa de manipulação no basquete

Jogadores do basquete do Vasco da Gama são alvos de aliciamento antes do clássico contra o Botafogo; veja nota do Clube.

Equipe do Sub-17 do Vasco
Equipe do Sub-17 do Vasco (Foto: Thiago Mendes/ Divulgação Porthix)

Uma denúncia de manipulação de resultados sacudiu o basquete brasileiro, nesta terça. De acordo com boletim de ocorrência lavrado na 17ª Delegacia de Polícia Civil, em São Cristóvão, o Vasco, através de seu técnico na modalidade, Leo Figueiró, registrou que houve tentativa de aliciamento para manipulação de resultados envolvendo três jogadores do clube. Conforme o documento, os atletas foram procurados por um aliciador para que, em troca de uma quantia em dinheiro, provocassem a derrota da equipe cruzmaltina para o Botafogo. A informação foi publicada pela Coluna do Magnavita, no Correio da Manhã.

O Vasco emitiu a seguinte nota oficial sobre o caso:

‘O Club de Regatas Vasco da Gama informa que registrou denúncia na 17ª Delegacia de Polícia acerca de uma suspeita de aliciamento de atletas da equipe de basquete com o objetivo de manipulação de resultados.

O clube está adotando todas as medidas cabíveis para preservar a integridade do Vasco da Gama, de seus profissionais, de sua equipe de basquete e do próprio esporte, pautando-se sempre pela ética, transparência e respeito às competições.

O Vasco da Gama repudia veementemente o vazamento irresponsável do boletim de ocorrência por parte de um veículo de imprensa, que expõe de forma indevida profissionais e atletas do clube em um assunto extremamente sensível. Diante da gravidade desse episódio, o Vasco da Gama informa que está avaliando as medidas cabíveis para responsabilizar os envolvidos nesse ato.

Reiteramos que o Vasco da Gama está colaborando integralmente com as autoridades competentes, colocando-se à disposição para todos os esclarecimentos necessários e para o pleno andamento das investigações’.

FIBA investiga manipulação de resultados no Brasil

Na Coluna do Magnavita, o jornalista revelou que a Federação Internacional de Basquete (FIBA), sediada na Suíça, contratou uma empresa inglesa para investigar possível manipulação de resultados no basquete brasileiro por apostadores. A CBB foi procurada pela equipe do Lance! e, em comunicado oficial, afirmou que:

Tomou conhecimento das matérias publicadas nesta semana no Brasil a respeito de supostos casos de manipulação de resultados em competições no basquete nacional.

Antes de tudo, é importante deixar claro que a instituição, governança maior do basquete brasileiro, é veementemente contra qualquer movimento que viole a lisura e o Fair Play do esporte que amamos. E que a manipulação de resultados é considerada crime no Brasil.

A CBB se coloca à disposição, sempre, para apoiar a FIBA e qualquer entidade que trabalhe em prol do Jogo Limpo em todas as esferas, e aguarda o desenrolar das informações para que, caso seja necessário, utilize do seu Estatuto e do seu Código de Ética para se posicionar e agir, na esfera esportiva, visando manter o esporte livre de todo e qualquer crime.”

Além do Vasco, os resultados de outro clube do Rio de Janeiro e um de São Paulo, tanto no Estadual quanto na atual temporada da NBB, estão sob investigação, de acordo com a Coluna do Magnavita. O ex-jogador Svetozar Popovic seria um dos cabeças do esquema de manipulação de jogos no Brasil. Ele já seria investigado pela FIBA por envolvimento na manipulação de jogos na Europa.

No boletim de ocorrência, o jogador Juan da Silva declarara que ele e o companheiro de time Ícaro Almeida foram apresentados por outro atleta do clube, Jônatas Ferreira, a um homem chamado Paulo Henrique. Identificando-se como investidor, ele teria oferecido aos atletas a quantia de R$ 6 mil para que eles atuassem de maneira que o Vasco perdesse para o Botafogo. Não fica claro em que data e em qual competição seria o jogo em questão.

Segundo o que está registrado no boletim, Juan disse que não aceitou a proposta e não teve mais contato com Paulo Henrique. Ele também informou que Jônatas falou que já tinha aceitado oferta de Paulo Henrique para manipular o resultado de uma partida, quando então atuava no Rio Claro.

Fonte: Lance!

Mais sobre:Basquete
Comente

Veja também
Jogadas de Lucas Fasson e Alcides Benítez, especulados no Vasco

Lucas Fasson e Alcides Benítez, de Lokomotiv Moscou e Guaraní, respectivamente, são dois dos nomes na mira do Vasco da Gama; veja lances.

Volante não terá contrato renovado e deixará o Vasco

Com vínculo se encerrando em 31 de dezembro, Paulinho não teve espaço com Diniz no Vasco da Gama e não seguirá no Clube.

Vasco estaria interessado em zagueiro do Lokomotiv Moscou e lateral do Guaraní

Em busca de reforços para a temporada 2026, o Vasco da Gama está de olho no zagueiro Lucas Fasson e no lateral Alcides Benítez.

Veja quem foi bem e quem termina a temporada em baixa no Vasco

O Vasco da Gama termina a temporada com algumas boas notícias no elenco, mas outros atletas que terminam em baixa.

Hugo Souza provoca Vegetti após título do Corinthians

O goleiro Hugo Souza não poupou críticas ao centroavante Vegetti, após o Corinthians ganhar o título da Copa do Brasil.

Vasco prepara investida para comprar trio emprestado do elenco

O Vasco trabalha nos bastidores manter alguns jogadores emprestados de forma definitiva até o final da temporada.

Matheus França deve seguir no Vasco para 2026

Matheus França não teve rendimento positivo no Vasco da Gama, mas deve seguir no elenco para a próxima temporada.

Raniele zomba de crianças vascaínas em entrevista

Declaração do zagueiro Raniele, do Corinthians, sobre as crianças vascaínos presentes no Maracanã gerou indignação.

Emprestado pelo Vasco, Sforza faz balanço de 2025 no Juventude

Meio-campista argentino que pertence ao Vasco da Gama, Sforza disputou o Campeonato Brasileiro pelo Juventude.