Vasco reencontra Luxemburgo, que liderou sua última campanha estável no Brasileiro

Em contrapartida, o técnico Vanderlei Luxemburgo, hoje no Corinthians, não conseguiu evitar o rebaixamento do Vasco da Gama em 2020.

Vanderlei Luxemburgo comandando o Vasco
Vanderlei Luxemburgo comandando o Vasco (Foto: Daniel Castelo Branco)

Reagir é a palavra de ordem no Vasco. Em seu segundo jogo desde que chegou à Colina, o técnico Ramón Díaz tenta fazer o cruz-maltino quebrar um tabu de 13 anos: é o tempo que o time não ganha uma partida contra o Corinthians, adversário de hoje, às 18h30, na Neo Química Arena, pela 17ª rodada do Brasileirão. No banco dos paulistas está outro veterano que já conseguiu fazer o Vasco reagir: Vanderlei Luxemburgo, o último técnico que comandou uma temporada estável da equipe na elite do futebol brasileiro.

Em 2019, Luxemburgo ajudou a tirar o cruz-maltino da mesma lanterna que hoje ocupa (são apenas nove pontos em 15 jogos em 2023), mas com apenas quatro rodadas disputadas — e um ponto conquistado. Aquele time que tinha Marrony, Yago Pikachu e Guarín como destaques navegou em águas mais tranquilas para garantir a 12ª colocação, com 49 pontos. Com Luxa, foram 12 vitórias, 12 empates e dez derrotas, um aproveitamento de 47%.

O técnico ainda voltaria a comandar o Vasco no fim do Brasileirão de 2020, já em 2021, mas não conseguiu evitar a queda à Série B. No Corinthians, o técnico tenta o mesmo feito de 2019, conduzir o Timão numa temporada mais tranquila. Por enquanto, precisa lidar com a instabilidade: são 16 pontos em 15 jogos no Brasileiro. O timão é o 15º colocado.

Numa Neo Química Arena com portões fechados (o Corinthians cumpre punição por homofobia), Ramón Díaz terá à disposição três dos quatro reforços que o clube anunciou ao longo desta semana. O centroavante paraguaio Sebastián Ferreira, o meia Paulinho e o volante Praxedes estão entre os relacionados. A tendência é que Ferreira e Praxedes já comecem entre os titulares, numa formação com três zagueiros — Léo e Capasso retornam. Ontem, o Vasco anunciou também o lateral-esquerdo Jefferson, emprestado pelo Atlético-GO.

Desde o 2 a 0 com gols de Zé Roberto e Éder Luís em 2010, o Vasco não conseguiu mais vencer o Corinthians em qualquer competição. Foram 19 jogos desde então, com 11 vitórias dos paulistas e oito empates. O tabu é tão grande que o cruz-maltino nunca marcou gols no estádio corintiano, inaugurado em 2014.

Fonte: ESPN

Comente

Veja também
Maxime Dominguez se despede do Vasco

Com pouco espaço no Vasco da Gama na atual temporada, Maxime segue por empréstimo para o Toronto FC e se despede do Clube.

Vasco mantém triste sina como visitante na Sul-Americana

O Vasco da Gama tem apenas uma vitória em jogos como visitante pela Sul-Americana e mantém sina contra o Melgar.

Gols em jogadas aéreas passam a preocupar Carille

O Vasco da Gama sofre três gols de bolas aéreas contra o Melgar, pela Sul-Americana, e Fabio Carille liga sinal de alerta.

Vasco acerta empréstimo de Maxime Domínguez ao Toronto FC

Sem espaço no Vasco da Gama com Fabio Carille, Maxime Dominguez é emprestado ao Toronto FC, dos Estados Unidos.

Denilson exalta atuação de Coutinho em estreia do Vasco na Sul-Americana

Com golaço e uma bela assistência contra o Melgar, Coutinho se destaca pelo Vasco da Gama e Denilson elogia.

Nuno Moreira paga dívida após cobrança de Vegetti

Vegetti cobra Nuno Moreira após assistência contra o Santos e português retribui favor em duelo com o Melgar, pela Sul-Americana.

Empresário de grandes jogadores visita CT do Vasco e estreita laços

Empresário de jogadores sul-americanos visita o CT Moacyr Barbosa e encontra com Felipe Maestro, do Vasco da Gama.

Chegada de Nuno Moreira faz Coutinho crescer no Vasco

Coutinho melhora desempenho após chegada de Nuno Moreira e tem 4 participações em gols nos 4 jogos que atuou ao lado do português.

Vegetti cobra mais atenção do time do Vasco após empate contra o Melgar

Vegetti disse que os jogadores se sentiram por causa da altitude, mas que o time não podia ter sofrido o empate no fim do jogo.

Quaquá, prefeito de Maricá, cogita comprar SAF do Vasco com dinheiro público

O dinheiro que seria utilizado na compra da Vasco SAF sairia do fundo soberano do município de Maricá, no Rio de Janeiro.