Vasco redefine lateral esquerda com novos nomes para 2026

O Vasco da Gama acertou as contratações de Cuiabano e Paulinho para reforçar a lateral-esquerda, e ainda conta com jovem Mutano.

Cuiabano chega ao Rio para reforçar o Vasco
Cuiabano chega ao Rio para reforçar o Vasco (Foto: Bruno Murito/ge)

O Vasco iniciou uma reformulação na lateral esquerda. O clube acertou, nesta semana, as contratações de Cuiabano, ex-Botafogo e Nottingham Forest, e Paulinho, do América-MG, para a posição. Eles farão concorrência a Lucas Piton e Victor Luís no setor.

Cuiabano chegou ao Rio nesta quinta-feira. O lateral será emprestado até o fim do ano pelo Nottingham Forest. Ele não vinha sendo utilizado na Inglaterra e teve apenas oportunidades na equipe sub-21.

A diretoria vê Cuiabano como um jogador com potencial para ser titular do Vasco em 2026. A avaliação interna é de que o lateral tem nível para isso e que pode elevar o poder físico do time titular. As atuações recentes de Lucas Piton geraram insatisfação na comissão técnica e no departamento de futebol. Não por acaso, Puma Rodríguez chegou a ganhar sequência na posição de forma improvisada.

Já a contratação de Paulinho, do América-MG, segue outros moldes e atende a um perfil diferente. O departamento de futebol do Vasco vê o jogador como uma alternativa para compor elenco. Sem atletas prontos na posição vindos da base, o clube identificou Paulinho como uma oportunidade de mercado. Ele assinará um pré-contrato e chegará a São Januário sem custos na metade do ano.

Paulinho é um lateral de 21 anos e 1,83m de altura. Mais alto que os concorrentes da posição, o jogador é visto como um defensor mais equilibrado, sem ser um atleta de características exclusivamente ofensivas. A avaliação é de que ele pode oferecer um perfil diferente para a posição em determinados jogos. Ele é mais alto até do que os zagueiros do elenco, com exceção de Robert Renan.

As chegadas dos dois jogadores indicam uma provável saída de Victor Luís até a metade da temporada. O lateral de 32 anos não está nos planos da comissão técnica vascaína. Ele perdeu espaço como reserva imediato de Lucas Piton para o jovem João Victor Mutano, que tem sido utilizado na lateral esquerda. Mutano é atacante de origem e vem atuando de forma improvisada na posição.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Allan, do Flamengo, pode ser o novo reforço do Vasco

Com ajuda de Diniz, o Vasco da Gama tenta a contratação do volante Allan, que vive momento de indefinição no Flamengo.

Relacionados do Vasco para o jogo contra a Chapecoense

Confira os jogadores do Vasco da Gama relacionados para o jogo contra a Chapecoense nesta quinta-feira, pelo Brasileiro.

Bolasie desfalca a Chapecoense contra o Vasco

O atacante da Chapecoense, Bolasie, não enfrenta o Vasco da Gama nesta quinta-feira, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Victor Luís perde espaço e pode deixar o Vasco

Victor Luís não foi relacionado por Fernando Diniz para o jogo contra a Chapecoense e pode deixar o Vasco em breve.

Vasco aposta em Brenner e Spinelli para resolver problema ofensivo

O time de Fernando Diniz tem média de 15 finalizações por jogo em 2026, mas precisa transformar as chances em gols.

Informações de ingressos para Vasco x Botafogo pelo Carioca 2026

Saiba todos os detalhes da venda e valores dos ingressos para o jogo entre Vasco da Gama e Botafogo, no dia 08 de fevereiro.

Vasco negocia com Mauro Arambarri: saiba tudo sobre o volante uruguaio

O Vasco está em negociação com Mauro Arambarri, volante uruguaio do Getafe. Veja o perfil, e por que ele interessa ao meio-campo de Diniz.

Vasco estreia em casa no Brasileiro com indefinição sobre reforma de SJ

O Vasco estreia como mandante do Brasileiro nesta quinta-feira, enquanto aguarda definição sobre as retoma de São Januário.

Matheus França no Vasco: por que o meia vive insucesso e futuro incerto

Após baixo rendimento e perda de espaço no time de Fernando Diniz, Matheus França pode ter sua passagem pelo Vasco da Gama redefinida.

Veja como Fernando Diniz pode utilizar Spinelli no Vasco

O atacante argentino chega ao Vasco da Gama para reforçar o ataque após saídas dos artilheiros Vegetti e Rayan.