Vasco reage e empata com o Flamengo no Maracanã: 1 x 1

O Vasco da Gama empatou com o Flamengo pelo placar de 1x0 neste domingo, no Maracanã, pela 26ª rodada do Brasileiro.

Coutinho festeja gol contra o Flamengo no Maracanã
Coutinho festeja gol contra o Flamengo no Maracanã (Foto: André Durão)

A estrela de Philippe Coutinho brilhou no clássico entre Flamengo e Vasco, neste domingo, no Maracanã, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O craque saiu do banco de reservas e fez o gol de empate: 1 a 1. Assim, o Gigante da Colina alcançou seu sexto jogo sem derrota na liga nacional.

O Flamengo dominou o clássico na maior parte do tempo e abriu o placar com Gerson, no segundo tempo. Contudo, em uma rara escapada do Vasco, viu Philippe Coutinho brilhar e evitar a festa rubro-negra.

Com o empate, o Flamengo fica mais distante da briga pelo título brasileiro. Agora, o Rubro-Negro tem 45 pontos em 25 jogos e está na quarta colocação. A distância para o líder Botafogo, que tem um jogo a mais, é de oito pontos. Já o Vasco tem 35 pontos em 25 pontos e está na oitava colocação.

O Flamengo, agora, abre as quartas de final da Copa Libertadores contra o Peñarol, do Uruguai. O primeiro duelo é nesta quinta-feira, às 19h (horário de Brasília), no Maracanã. Já o próximo compromisso pelo Brasileirão é contra o Grêmio, domingo, às 18h30 (de Brasília), na Arena do Grêmio. O Vasco, por sua vez, volta a campo no domingo, quando vai enfrentar o Palmeiras, às 16h (de Brasília), no Mané Garrincha.

O duelo

O técnico Tite promoveu duas estreias no Flamengo. Alex Sandro foi titular na lateral esquerda, no lugar do suspenso Ayrton Lucas. O atacante equatoriano Gonzalo Plata também iniciou a trajetória pelo Rubro-Negro entre os 11 na vaga de Arrascaeta, que começou no banco.

A dobradinha de estreantes do Flamengo deu o cartão de visitas aos seis minutos. Alex Sandro cruzou pela esquerda e Gonzalo Plata fechou na área. Contudo, não desviou como gostaria. A bola foi para fora. Aos 12, o equatoriano recebeu na área e conseguiu finalizar, mas mandou para fora, com perigo.

Tite precisou fazer a primeira mudança aos 17 minutos. Luiz Araújo sentiu o joelho direito e deu lugar a Arrascaeta. Um minuto depois, Hugo Moura arriscou de longe. Rossi defendeu com segurança. Aos 21, o Fla quase abriu o placar. Varela cruzou pela direita e encontrou Pulgar. Contudo, Léo Jardim brilhou e salvou a cabeçada do chileno.

Aos 31, Arrascaeta roubou a bola de Sforza e invadiu a área. Contudo, ele não finalizou, driblou Léo Jardim e rolou para Léo Ortiz, mas a bola escapou do rubro-negro. O Vasco se salvou. O Gigante da Colina assustou aos 35 minutos. David foi lançado e acertou o travessão. Entretanto, ele estava em impedimento, marcado na sequência.

Embora superior no primeiro tempo, o Flamengo não traduziu no placar. Assim, o primeiro tempo do clássico terminou sem gols no Maracanã.

O segundo tempo começou com a mesma batida, com o Flamengo buscando mais o ataque. Contudo, sem traduzir o volume em gols. Aos 16, Gonzalo Plata ajeitou para Bruno Henrique. Ele chutou e acertou a trave. Foi o último lance do atacante. Aos 17, Tite colocou Wesley e Carlinhos. Saíram Varela e Bruno Henrique. Já Rafael Paiva pôs Rayan no lugar de Jean David.

Carlinhos, aos 19, recebeu com liberdade, mas se atrapalhou sozinho e não finalizou como gostaria. Ele chutou o gramado. Aos 23, Alex Sandro cruzou da esquerda. Léo Ortiz ganhou pelo alto, mas acertou o travessão.

O Flamengo finalmente abriu o placar. Aos 26 minutos, Wesley achou Arrascaeta, que ajeitou para Gerson, com categoria, chutar no canto: 1 a 0 no Maracanã. Dois minutos depois, Rafael Paiva colocou Philippe Coutinho e Emerson Rodríguez. Saíram Payet e David. Coutinho não jogava desde 3 de agosto, no empate por 2 a 2 com o Bragantino.

Aos 37, Tite colocou Evertton Araújo e Gabigol. Saíram Pulgar e Arrascaeta. Rafael Paiva pôs Mateus Carvalho e Puma Rodríguez. Hugo Moura e Paulo Henrique deixaram o gramado. O Vasco empatou aos 41 minutos. Após contra-ataque, Puma cruzou e Coutinho apareceu para fazer 1 a 1. Foi o primeiro gol dele no retorno ao Gigante da Colina. O clássico terminou 1 a 1.

Ficha técnica

Flamengo 1×1 Vasco

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 15/09/2024, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP) e (SP)
VAR: Rafael Traci (SC)
Cartão amarelo: Lucas Piton (Vasco)
Cartão vermelho:
Gols:
Flamengo: Gerson, aos 26′ do 2ºT
Vasco: Philippe Coutinho, aos 41′ do 2ºT

Flamengo: Rossi; Varela (Wesley), Fabrício Bruno, Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar (Evertton Araújo), Léo Ortiz e Gerson; Luiz Araújo (Arrascaeta e depois Gabigol), Gonzalo Plata e Bruno Henrique (Carlinhos). Técnico: Tite.

Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique (Puma Rodríguez), Maicon, Léo e Lucas Piton; Sforza, Hugo Moura (Mateus Carvalho) e Payet (Philippe Coutinho); David (Emerson Rodríguez), Jean David (Rayan) e Vegetti. Técnico: Rafael Paiva.

Fonte: Gazeta Esportiva

1 comentário
  • Responder

    O Fla não jogou uma boa partida mas, o seu meio campo engoliu o do Vasco. O treinador precisa entender que não pode jogar com 3 atacantes, quando o adversário for reconhecidamente melhor e escalar 4 no meio. Em quase todos os jogos, é a mesma coisa, o time todo atrás e jogando por uma bola. Menos mal que essa uma bola apareceu.

Comente

Veja também
Caetano, zagueiro do Corinthians
Veja jogadas de Caetano, cogitado no Vasco

Zagueiro que atuou pelo Goiás no Campeonato Brasileiro, Caetano pode pintar no Vasco da Gama para a próxima temporada.

Caetano, zagueiro do Corinthians
Vasco demonstra interesse em Caetano, zagueiro do Corinthians

O Vasco da Gama teria sondado o zagueiro Caetano, de 23 anos, que pertence ao Corinthians, mas estava emprestado ao Goiás.

Pedrinho em audiência na Câmara de Vereadores do Rio
Investidor da Rússia é o 3º interessado na SAF do Vasco

Em busca de uma empresa para comprar a SAF, o Vasco da Gama tem outro interessado, um investidor da Rússia.

Pedrinho em entrevista coletiva
Confira quais setores o Vasco precisa reforçar para 2025

A diretoria do Vasco da Gama sabe que precisa buscar reforços pontuais para a temporada de 2025; confira setores mais carentes.