Vasco quer garantir acesso contra o Sampaio Corrêa e evitar drama diante do Ituano

Vasco da Gama recebe o Sampaio Corrêa podendo garantir o acesso e se livrar de decidir a vaga na Série A na última contra o Ituano.

Jogadores do Vasco celebram vitória sobre o Operário-PR
Jogadores do Vasco celebram vitória sobre o Operário-PR (Foto: Daniel Ramalho/ Vasco)

O Vasco vive a expectativa de sacramentar o acesso na Série B já na próxima quinta-feira, contra o Sampaio Corrêa, em São Januário. O Cruz-Maltino é o 3º colocado, com 59 pontos, cinco de diferença para o Ituano, que é o 5º colocado, faltando duas rodadas para o fim da competição. As equipes se enfrentam na última rodada, em Itu, mas o desejo dos vascaínos é de que esse jogo sirva apenas para cumprir tabela.

As chances disso acontecer são enormes, tendo em vista que o Vasco garante o acesso até mesmo com uma derrota. Neste cenário, o Ituano (5º – 54 pontos) teria que empatar com o Londrina (6º – 53 pontos), no Estádio do Café, enquanto o Sport (7º – 53 pontos) não poderia vencer o Operário, em Recife. Vale lembrar que a Ilha do Retiro está interditada e o Leão jogará sem a presença do seu torcedor nesta partida.

Em caso de empate com o Sampaio Corrêa, o Vasco chegaria a 60 pontos, matematicamente não seria mais alcançado por Londrina e Sport (ambos com 53 pontos) e conquistaria a classificação para a Série A com a ausência de vitória do Ituano (54 pontos).

Já com uma vitória, o Vasco chegaria aos 62 pontos, garantiria matematicamente o acesso, independentemente dos resultados de seus perseguidores. De acordo com o site Info Bola, o Cruz-Maltino possui 98% de chances de obter o acesso, contra 5% do Ituano, e 1% de Londrina e Sport.

Essa disparidade se explica pelo número de vitórias do Vasco em relação aos adversários, 16 contra 14. Esse é o primeiro critério de desempate da Série B. Sport e Londrina teriam que contar com o saldo de gols, mas ambos possuem apenas 2, contra 12 do Cruz-Maltino. Portanto teriam que vencer os dois jogos, tirar uma grande diferença de saldo e torcer para que o Vasco não some pontos.

Ameaça Real

O Ituano tem mais chances de acesso porque tem o confronto direto com o Vasco, que lhe daria a possibilidade de ultrapassá-lo, em casa, no Novelli Júnior, na última rodada. Para isso acontecer, terá que vencer o Londrina e torcer por uma derrota do Cruz-Maltino para o Sampaio Corrêa. Neste cenário, as equipes se enfrentariam com uma diferença de apenas dois pontos.

Caso o Vasco empate com o Sampaio Corrêa, o Ituano segue precisando vencer o Londrina, mas vai chegar na última rodada dependendo do saldo de gols. O Ituano tem 7 gols de saldo, cinco a menos que o Cruz-Maltino.

Vale destacar que na pior das hipóteses, o Vasco ainda poderia obter o acesso. Para isso acontecer, o Bahia não poderia somar pontos. O Tricolor de Aço é o 4º colocado com 58 pontos e enfrenta o Guarani (casa) e CRB (fora).

Acesso sem entrar em campo?

O Sport deve ser julgado nesta semana pelo STJD pela invasão dos torcedores na Ilha do Retiro, no empate em 1 a 1 com o Vasco. Por causa da confusão, o Leão corre o risco de ser declarado o perdedor, o que daria ao Cruz-Maltino mais dois pontos e, consequentemente, o acesso matemático.

Fonte: Lance!

Comente

Veja também
Serginho em treino do Vasco
Vasco pretende negociar jogadores sem espaço no elenco

A diretoria do Vasco da Gama pretende negociar pelo menos três jogadores sem espaço no elenco para a próxima temporada.

Adson comemorando gol contra o Internacional
Veja como estão as recuperações dos lesionados no Vasco

O Vasco da Gama terá o período sem jogos para recuperar alguns jogadores lesionados para a próxima temporada.

Paulo Henrique celebra gol contra o Botafogo
Paulo Henrique faz balanço da temporada pelo Vasco e projeta 2025

Titular do Vasco da Gama na reta final da temporada de 2024, Paulo Henrique faz balanço sobre o ano e projeta 2025.

Paulo Pezzolano em treino do Cruzeiro
Vasco abre negociação com Paulo Pezzolano, ex-técnico do Cruzeiro

O Vasco da Gama segue de olho no mercado em busca de um novo comandante para 2025 e abre negociações com Paulo Pezzolano, ex-Cruzeiro.

Coutinho em lance de gol contra o Atlético-MG
Philippe Coutinho sofre desvalorização de mercado em 2024; veja ranking

Philippe Coutinho, do Vasco da Gama, está na lista dos jogadores que mais desvalorizaram na temporada de 2024.