Vasco quer garantir acesso contra o Sampaio Corrêa e evitar drama diante do Ituano

Vasco da Gama recebe o Sampaio Corrêa podendo garantir o acesso e se livrar de decidir a vaga na Série A na última contra o Ituano.

Jogadores do Vasco celebram vitória sobre o Operário-PR
Jogadores do Vasco celebram vitória sobre o Operário-PR (Foto: Daniel Ramalho/ Vasco)

O Vasco vive a expectativa de sacramentar o acesso na Série B já na próxima quinta-feira, contra o Sampaio Corrêa, em São Januário. O Cruz-Maltino é o 3º colocado, com 59 pontos, cinco de diferença para o Ituano, que é o 5º colocado, faltando duas rodadas para o fim da competição. As equipes se enfrentam na última rodada, em Itu, mas o desejo dos vascaínos é de que esse jogo sirva apenas para cumprir tabela.

As chances disso acontecer são enormes, tendo em vista que o Vasco garante o acesso até mesmo com uma derrota. Neste cenário, o Ituano (5º – 54 pontos) teria que empatar com o Londrina (6º – 53 pontos), no Estádio do Café, enquanto o Sport (7º – 53 pontos) não poderia vencer o Operário, em Recife. Vale lembrar que a Ilha do Retiro está interditada e o Leão jogará sem a presença do seu torcedor nesta partida.

Em caso de empate com o Sampaio Corrêa, o Vasco chegaria a 60 pontos, matematicamente não seria mais alcançado por Londrina e Sport (ambos com 53 pontos) e conquistaria a classificação para a Série A com a ausência de vitória do Ituano (54 pontos).

Já com uma vitória, o Vasco chegaria aos 62 pontos, garantiria matematicamente o acesso, independentemente dos resultados de seus perseguidores. De acordo com o site Info Bola, o Cruz-Maltino possui 98% de chances de obter o acesso, contra 5% do Ituano, e 1% de Londrina e Sport.

Essa disparidade se explica pelo número de vitórias do Vasco em relação aos adversários, 16 contra 14. Esse é o primeiro critério de desempate da Série B. Sport e Londrina teriam que contar com o saldo de gols, mas ambos possuem apenas 2, contra 12 do Cruz-Maltino. Portanto teriam que vencer os dois jogos, tirar uma grande diferença de saldo e torcer para que o Vasco não some pontos.

Ameaça Real

O Ituano tem mais chances de acesso porque tem o confronto direto com o Vasco, que lhe daria a possibilidade de ultrapassá-lo, em casa, no Novelli Júnior, na última rodada. Para isso acontecer, terá que vencer o Londrina e torcer por uma derrota do Cruz-Maltino para o Sampaio Corrêa. Neste cenário, as equipes se enfrentariam com uma diferença de apenas dois pontos.

Caso o Vasco empate com o Sampaio Corrêa, o Ituano segue precisando vencer o Londrina, mas vai chegar na última rodada dependendo do saldo de gols. O Ituano tem 7 gols de saldo, cinco a menos que o Cruz-Maltino.

Vale destacar que na pior das hipóteses, o Vasco ainda poderia obter o acesso. Para isso acontecer, o Bahia não poderia somar pontos. O Tricolor de Aço é o 4º colocado com 58 pontos e enfrenta o Guarani (casa) e CRB (fora).

Acesso sem entrar em campo?

O Sport deve ser julgado nesta semana pelo STJD pela invasão dos torcedores na Ilha do Retiro, no empate em 1 a 1 com o Vasco. Por causa da confusão, o Leão corre o risco de ser declarado o perdedor, o que daria ao Cruz-Maltino mais dois pontos e, consequentemente, o acesso matemático.

Fonte: Lance!

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Philippe Coutinho em campo pelo Aston Villa-ING
Philippe Coutinho fica próximo de retorno ao Vasco

O Aston Villa já aceitou ceder o meia Philippe Coutinho ao Vasco da Gama por empréstimo até o fim de 2024.

Philippe Coutinho em visita a São Januário em 2017
No controle da SAF, Pedrinho terá mais força para convencer Coutinho a voltar ao Vasco

O Vasco da Gama esperar fechar um acordo com o meia Philippe Coutinho para a segunda janela de transferências.

Pedrinho e Josh Wander
Saiba quanto a 777 Partners e o Vasco associativo devem à SAF

O balanço da Vasco SAF de 2023 detalha os créditos com o Clube associativo e a 777 Partners devem à empresa.

Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners
777 pede prazo para apresentar defesa em processo movido pela Leadenhall nos EUA

A 777 Partners pediu prazo até dia 24 de maio para apresentar defesa do processo movido pelo fundo inglês Leadenhall.

Jogadores do Vasco em treino no CT Moacyr Barbosa
Paralisação do Brasileiro pode ser benéfica para o Vasco

Com duas rodadas paralisadas, o técnico Álvaro Pacheco terá tempo para desenvolver seu trabalho no Vasco da Gama.