Vasco quebra hegemonia do Bahia

A equipe cruz-maltina venceu o Bahia por 2 a 0, com gols de Felipe e Diego Souza.

O Vasco foi até Salvador enfrentar o Bahia no estádio de Pituaçu, neste domingo, e, no ritmo do axé, reconquistou a liderança do Campeonato Brasileiro. A equipe cruz-maltina venceu por 2 a 0, com gols de Felipe e Diego Souza, e foi beneficiada pelo empate do Corinthians com o Internacional para voltar à ponta da tabela.

Após abrir o placar no primeiro tempo, o time do técnico Cristovão Borges conseguiu segurar a pressão do time da casa e garantir os três pontos. Agora, o Vasco recebe o São Paulo, em São Januário. Já o Bahia, que ainda luta contra o rebaixamento, enfrenta o Figueirense, em Santa Catarina.

GOL DO MAESTRO

A escalação do Vasco foi divulgada com Felipe na lateral esquerda e o meio de campo formado por quatro volantes: Rômulo, Jumar, Eduardo Costa e Allan. Porém, na prática, não foi bem isso o que aconteceu. Logo nos primeiros minutos percebeu-se que Jumar estava caindo pela ala e Felipe estava na ‘meiuca’ armando as jogadas.

A ala esquerda também parecia ser o trunfo de Joel Santana para levar o Bahia à vitória. Dodô tinha espaço para trabalhar e dava trabalho. E quase abriu o placar aos oito minutos, depois de finalizar da entrada da área. O Vasco, ainda se acertando em campo, viu, no minuto seguinte, Fabinho acertar uma bomba no travessão de Fernando Prass. No rebote, o atacante Souza dividiu com Dedé e não conseguiu concluir.  

Aos 16 minutos, em uma das primeiras vezes em que o Vasco conseguiu chegar ao ataque, Diego Souza recebeu na área, girou e marcou. Mas o árbitro anulou erradamente do gol.

Aos poucos, Felipe foi aproveitando a liberdade dada pelo técnico Cristovão Borges e avançando para criar as jogadas, enquanto Jumar, Rômulo e Nilton (que havia entrado no lugar de Eduardo Costa) seguravam os ataques adversários. E deu certo! Aos 22 minutos, o camisa 6 achou Diego Souza na entrada da área. Ao tentar dominar, o camisa 10 acabou devolvendo a bola para o Maestro, que bateu com qualidade, encobriu Lomba e saiu para comemorar.

A partir do gol, o time cruz-maltino foi ganhando campo e espaço para jogar. Foi questão de tempo para Lomba começar a trabalhar, evitando os gols de Diego Souza e Fagner.

Pelo lado baiano, Dodô tentava algumas arrancadas, mas em vão. Já perto do fim do primeiro tempo, Felipe tocou para Eder Luis, que errou o passe ao tentar a devolução, mas a bola ainda sobrou em seus pés. O camisa 7 bateu e a bola passou próxima à trave direita do camisa 1 do Bahia.

DIEGO SOUZA ‘FECHA O CAIXÃO’

O segundo tempo começou sem modificações. Mas o Bahia se mostrava mais organizado em campo e chegando com um volume maior à área vascaína. Porém, a primeira chance clara de gol foi do time cruz-maltino. Aos 11 minutos, Diego Souza recebeu na área e achou Fagner que, sem marcação, mandou por cima da meta.

Mas os comandados de Cristovão Borges foram, mais um vez, conseguindo se acertar em campo e levando perigo a Marcelo Lomba. Para tentar o empate, “Papai” Joel colocou os atacantes Lulinha e Junior nas vagas de Jones e Reinaldo, que não vinham tendo uma boa atuação. Do outro lado, Felipe saiu para a entrada de Bernardo.

O Vasco então, passou a ter mais velocidade, mas como o camisa 31 avança mais que Felipe, os volantes tiveram de trabalhar um pouco mais à frente, o que permitiu ataques perigosos do Bahia.

Aos 27 minutos do segundo tempo, a torcida vascaína comemorou muito. Mas o lance tinha ocorrido no outro extremo do Brasil, mais precisamente no Rio Grande do Sul. No Beira-Rio, o Internacional abria o placar contra o Corinthians.

O jogo passou a ficar com uma marcação forte no meio de campo e, consequentemente, com muitas faltas. Para evitar qualquer problema, o árbitro Wilton Pereira Sampaio tratou de distribuir alguns amarelos para acalmar os ânimos.

Aos 32 minutos, Souza recebeu passe em profundidade, passou por Douglas e Prass saiu nos pés do atacante para fazer a defesa. Na dividida, o camisa 1 recebeu uma pancada na mão, mas rapidamente voltou ao jogo. No minuto seguinte, o tempo fechou entre Fagner e Ávine, que havia acabado de entrar, e o árbitro teve de chamar os dois para uma conversa.

Com a entrada de Bernardo, o meio de campo se desarrumou e o Vasco perdeu boa parte de seu poder ofensivo. O Bahia aproveitou para pressionar o time carioca atrás do empate, mas as finalizações não chegavam a assustar a defesa cruz-maltina. Porém, aos 38, mais um erro da arbitragem. Souza lançou o atacante Junior nas costas da defesa do Vasco e o árbitro marcou impedimento, que não existiu.

Apesar da pressão nos minutos finais, quem chegou ao gol foi o Vasco. Em contra-ataque, Bernardo achou Diego Souza sem marcação e o camisa 10 só teve o trabalho de bater na saída de Marcelo Lomba, fechando o placar.

Com o resultado em Pituaçu e o empate do Corinthians no Beira-Rio, o time cruz-maltino reassumiu a liderança do Brasileiro, enquanto o Bahia vê a zona de rebaixamento se aproximando. Na próxima rodada, o Vasco recebe o São Paulo em São Januário. Já o Tricolor baiano, enfrenta o Figueirense em Santa Catarina.

FICHA TÉCNICA:
BAHIA 0 X 2 VASCO

Local: Pituaçu, em Salvador (BA)
Data/hora: 23/10/2011 – 16h (Horário de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio(DF)
Assistentes: Marrubson Melo Freitas(DF) e Altemir Haussman(RS)

Renda/público: R$ 776.252,50 / 32.157 pagantes

Cartões amarelos: Titi, Fahel, Lulinha, Paulo Miranda (BAH); Diego Souza, Fagner(VAS)

Cartões vermelhos: –

Gols: Felipe 22’/1ºT (0-1); Diego Souza 46’/2ºT (0-2)

BAHIA: Marcelo Lomba; Gabriel, Titi, Paulo Miranda e Dodô; Fahel, Fabinho e Hélder (Ávine – 32’/2ºT); Jones (Lulinha – 14’/2ºT), Reinaldo (Junior – 18’/2ºT) e Souza. Técnico: Joel Santana.

VASCO: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Douglas e Felipe (Bernardo – 18’/2T); Rômulo, Jumar, Eduardo Costa (Nilton – 17’/2ºT) e Allan,; Diego Souza, Eder Luis e Elton. Técnico: Cristovão Borges.

Fonte: lancenet

Comente

Veja também
Vasco vacila em retorno a São Januário e fica no lucro com o empate

Rafael Paiva fez modificações que não funcionaram e Vasco da Gama fez um resultado negativo diante do Juventude, em São Januário.

Torcida do Vasco critica declaração de Rafael Paiva após empate em São Januário

Alguns vascaínos se mostram preocupados em relação aos jogadores com declaração de Rafael Paiva, após empate diante do Juventude.

Paiva analisa lance de Souza e cita experiência do volante: ‘Vai dar a volta por cima’

Rafael Paiva analisa lance de Souza, que foi expulso com apenas quatro minutos em campo, no duelo entre Vasco da Gama e Juventude.

Paiva lamenta lesões no Vasco e projeta voltas de Jair e Paulinho

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva analisou o extenso histórico de lesões do Cruzmaltino na temporada.

Paiva analisa estreia de Dominguez no time titular e sai em defesa de Maicon

Treinador do Vasco da Gama analisou as atuações de Maxime Dominguez e de Maicon, no empate entre o Cruzmaltino e o Juventude.

Sair da versão mobile