Vasco projeta reacender “Caldeirão” por união com o torcedor em 2016

Com clássicos marcados para São Januário, o Vasco terá a chance de mostrar ao torcedor que é capaz de fazer o "caldeirão" voltar a ferver.

A frieza dos números até tenta maquiar a realidade, mas é inegável que o terceiro rebaixamento da história do Vasco passou muito pelo desempenho ruim em São Januário em 2015. Se no total a equipe conquistou 64,81% dos pontos em casa na temporada, no Brasileirão a média caiu drasticamente para 37,5% no confronto contra grandes equipes. Com clássicos marcados para seu estádio no Estadual, o Cruz-Maltino terá a chance de mostrar ao torcedor que é capaz de fazer o “caldeirão” voltar a ferver. E a tabela da Taça GB ajuda: cinco dos oito jogos acontecerão na Colina.

O primeiro capítulo desta história de recomeço do Vasco terá cara de reprise do ano passado. A campanha que culminou com o título estadual também teve estreia em casa diante do Madureira, como acontecerá no próximo domingo. Na ocasião, pela segunda rodada, deu vitória Cruz-Maltina por 2 a 0. O retrospecto em São Januário no Carioca, por sinal, foi invejável: seis vitórias, um empate e 90,47% de aproveitamento. O diferencial em 2016, porém, é a realização de clássicos no estádio.   

No primeiro turno, o Vasco enfrentará o Flamengo e o Botafogo em casa, além de Madureira, Volta Redonda e Friburguense. Oportunidade de apagar o mau desempenho que teve contra clubes da Série A em 2015. Em oito jogos no Brasileirão, foram somente duas vitórias, três empates e três derrotas. O retrospecto aumentou a pressão sobre a equipe que passou quase toda competição na zona de rebaixamento e fez com que o clube transferisse jogos para Cuiabá, Brasília e, principalmente, o Maracanã.

Foram quase quatro meses longe de casa entre a goleada de 4 a 1 sofrida para o Palmeiras e o empate por 1 a 1 com o Corinthians. No adeus, já com a torcida mobilizada contra o rebaixamento, houve vitória: 1 a 0 sobre o Santos em partida marcada por um temporal. No total, foram apenas seis gols marcados e 12 sofridos no Brasileirão.   

Com o Maracanã fora de uso, o elenco do Vasco trata os clássicos em São Januário como oportunidade de se reaproximar da torcida na temporada em que projeta o retorno à elite:

– O importante é que o torcedor fique perto, nos apoie aqui em São Januário. Estamos trabalhando muito bem nos treinos. Não merecíamos descer, mas é a vida – disse o colombiano Riascos.

Julio dos Santos foi outro que seguiu a mesma linha e celebrou o retorno definitivo para casa:

– Jogar dentro do seu estádio é importante. Temos que aproveitar. Que seja uma linda festa no clássico.

O primeiro clássico para São Januário está marcado para o dia 14 de fevereiro, diante do Flamengo, às 17h (de Brasília), pela quarta rodada. A última vez que os rivais se enfrentaram no local foi em 2005, com vitória vascaína por 2 a 1. Na sétima rodada, dia 28, o adversário será o Botafogo.

Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Payet em ação pelo Vasco contra o Fortaleza
Payet reencontra o Fortaleza, que levou seu 1º gol pelo Vasco

O meio-campista do Vasco da Gama, Dimitri Payet, guarda boas lembranças do Fortaleza, adversário na Copa do Brasil.

Adson comemorando gol contra a Portuguesa-RJ
Adson deve voltar a ser titular no Vasco após mais de 2 meses

Uma das contratações mais caras da história do Vasco da Gama, o atacante Adson deve ganhar chance entre os titulares contra o Fortaleza.

Josh Wander em São Januário
777 Partners se reuniu com a Crefisa antes da liminar do Vasco

A 777 Partners teve uma reunião com José Roberto Lamacchia, dono da Crefisa, para falar sobre a SAF do Vasco da Gama.

Álvaro Pacheco, possível novo técnico do Vasco
Álvaro Pacheco acompanha último treino do Vasco antes do jogo contra o Fortaleza

Ainda sem anúncio oficial, Álvaro Pacheco e sua comissão técnica acompanharam o treino do Vasco da Gama nesta segunda (20).

Estádio de São Januário, a casa do Vasco
Vasco lamenta a morte do grande benemérito João Manuel de Almeida

O Vasco da Gama emitiu uma nota nas redes sociais lamentando o falecimento do grande benemérito João Manuel de Almeida.