Vasco pressiona Governo do RJ pelo Maracanã enquanto aguarda Prefeitura por SJ

Enquanto espera a Prefeitura sobre o potencial construtivo de São Januário, o Vasco da Gama voltou a manifestar interesse em gerir o Maracanã.

Estádio do Maracanã
Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro

Outubro promete ser decisivo para o futuro do Vasco. O clube sonha com a reforma de São Januário e, paralelamente a isso, quer a gestão do Maracanã. Os dois assuntos estarão bem quentes neste mês e o Cruz-Maltino já vem trabalhando nos bastidores para que tudo dê certo. As duas pautas possuem relação com os órgãos públicos.

A reforma de São Januário está atrelada à Prefeitura do Rio. O Vasco aguarda o encaminhamento do projeto de lei para a Câmara Municipal, que autoriza a transferência de potencial construtivo do estádio para a Barra da Tijuca. Os valores dessa transação serão utilizados exclusivamente para as obras no local.

O Lance! apurou que o prefeito Eduardo Paes ainda não encaminhou o projeto de lei pois estão trabalhando na versão final do texto. Em 12 de setembro, quando o Vasco assinou o Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público, pela liberação de São Januário, Eduardo Paes garantiu que daria sequência ao assunto em outubro.

– Eu venho aguardando um pouco isso porque temos uma outra negociação em andamento em relação ao Parque Olímpico. Também ali deve ser feito uma transferência de potencial construtivo. Se essa negociação com a Caixa não avançar até o final de setembro, a minha ideia é encaminhar esse projeto (São Januário) para a Câmara de Vereadores – afirmou Eduardo Paes, em setembro.

A reportagem apurou que as negociações da Prefeitura com a Caixa Econômica Federal em relação ao potencial construtivo do Parque Olímpico, não avançaram. Portanto, o projeto de lei envolvendo a reforma de São Januário vai sozinho para a Câmara Municipal.

Novo round pelo Maior do Mundo

O Vasco não desistiu do Maracanã e mais uma vez reforçou a sua vontade em administrar o estádio. O clube enviou um ofício para o secretário da Casa Civil do Estado do Rio de Janeiro, Nicola Miccione, com o objetivo de marcar posição sobre Termo de Permissão de Uso (TPU), que dá ao Flamengo e Fluminense, a concessão temporária do Maracanã até o dia 23 de outubro.

A expectativa do Vasco é por um chamamento público por parte do Governo do Estado, abrindo concorrência para que outros interessados possam participar de um novo TPU. O Maracanã é administrado por Flamengo e Fluminense desde abril de 2019, em caráter provisório. Desde então, ocorreram oito renovações automáticas.

Em agosto, o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro determinou o prosseguimento da licitação do Maracanã. Na última quinta-feira (28), o governador Cláudio Castro elegeu as comissões para dar sequência ao processo. No entanto, o edital não ficará pronto antes do fim do TPU.

No entendimento da conselheira do TCE, Mariana Willeman, que foi relatora no julgamento que decidiu pelo prosseguimento da licitação do Maracanã, é necessário realizar abrir concorrência para uma nova cessão temporária do estádio.

– Meu voto autoriza que o estado dê prosseguimento à licitação, condicionando-se a observância de série de determinações apresentadas por mim, mas absolutamente não se trata aqui de termo de permissão de uso. Imagino que o Estado esteja realizando esse procedimento (chamamento público), para poder, se for o caso, realizar nova permissão de uso enquanto não for possível finalizar a licitação – afirmou a conselheira do TCE, Mariana Willeman.

E nesse argumento que o Vasco se apega para poder, enfim, apresentar proposta para gerir o Maracanã. O Cruz-Maltino confia que tem o melhor projeto para o estádio por ter aliados como a Legends e a WTorre, referências em gestões de grandes arenas pelo mundo.

Fonte: Lance!

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Jogadores do Vasco comemorando gol contra o Grêmio
Vasco enfrenta o Criciúma neste sábado, às 16h, em São Januário, pelo Brasileiro

Após duas derrotas fora de casa, o Vasco da Gama contará com o apoio da torcida para voltar a vencer no Campeonato Brasileiro.

Rodrigues foi goleiro do Vasco nos anos 40
Conheça o goleiro que ganhou na loteria e abriu caminho para Barbosa no Vasco

Ídolo do Vasco da Gama e maior goleiro da história, Barbosa foi premiado com a sorte do seu antecessor na posição.

Jogadores do Vasco comemorando gol contra o Grêmio
Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco e Criciúma

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco da Gama e Criciúma, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

Árbitro Caio Max Augusto Vieira
Definida a arbitragem para o jogo entre Vasco e Criciúma

Confira a arbitragem para o jogo entre Vasco da Gama e Criciúma, que acontece neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro.

Gary Medel treina com elenco nesta quarta-feira
Escalação do Vasco para jogo contra o Criciúma

Confira a escalação do Vasco para a partida deste sábado contra o Criciúma, às 16h, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro.