Vasco pode ter novo problema por venda da SAF do Clube

Com novo regulamento da CBF sobre Fair Play financeiro, Vasco da Gama encontra pode ter dificuldades de vender SAF.

Pedrinho em discurso após vitória do Vasco
Pedrinho em discurso após vitória do Vasco (Foto: Reprodução)

A possível venda da SAF do Vasco entrou em um impasse regulatório neste início de 2026. O avanço das negociações passou a enfrentar resistência após a aplicação do novo Regulamento de Sustentabilidade Financeira da CBF, que endureceu as regras de Fair Play Financeiro no futebol brasileiro.

Em vigor desde 1º de janeiro, o regulamento proíbe que uma mesma pessoa, empresa ou integrantes de um mesmo núcleo familiar exerçam controle ou influência relevante sobre dois clubes que disputem a mesma divisão nacional. A norma está prevista no Artigo 86 e vale, neste momento, para equipes da Série A.

O ponto central da controvérsia envolve o vínculo familiar entre o potencial investidor da SAF vascaína e a presidente de outro clube da elite. Em análises preliminares, a CBF entende que, para fins de integridade esportiva, o enteado se equipara juridicamente ao filho, o que caracterizaria conflito de interesses e violação direta ao regulamento.

As conversas avançaram de forma significativa em dezembro de 2025, mas perderam ritmo em janeiro, após alerta emitido pela Agência Nacional de Regulação e Sustentabilidade do Futebol. O aviso fez com que os investidores passassem a estudar alternativas jurídicas e modelos societários que não infrinjam as regras recém-implantadas.

Até o momento, não há veto formal por parte da CBF. A confederação só se manifesta de forma definitiva caso o contrato seja assinado. Se a operação for concluída e posteriormente considerada irregular, o clube teria um prazo de 30 dias para desfazer o negócio ou alterar o controle societário, o que poderia gerar insegurança jurídica e instabilidade administrativa.

O cenário expõe um dilema para o Vasco, que busca reforço financeiro em meio a dificuldades econômicas, mas corre o risco de se tornar o primeiro clube impactado diretamente pelas novas normas de Fair Play Financeiro antes mesmo do início da temporada.

Fonte: Esporte News Mundo

Mais sobre:SAF
Comente

Veja também
Luxemburgo publica vídeo com recado ao Vasco; assista

Vanderlei Luxemburgo publicou um vídeo em sua rede social com recado direto ao Vasco da Gama, que repercutiu entre vascaínos.

Novas peças da coleção do Vasco com a Nike já estão à venda; veja fotos

A Nike divulgou nesta sexta-feira e colocou à venda casacos e camisas de treino do Vasco da Gama; veja fotos e preços.

Allan no Vasco? Saiba detalhes da possível negociação por volante do Flamengo

O Vasco da Gama tem interesse na contratação de Allan, do Flamengo, e estafe do jogador atualiza situação do jogador; veja.

Puma vira artilheiro do Vasco em meio à crise ofensiva

Titular do Vasco da Gama nos últimos jogos, Puma Rodríguez marca três gols e vive fase artilheira em meio à crise ofensiva.

Spinelli se manifesta sobre acerto com o Vasco

Com quase tudo certo para vestir a camisa do Vasco da Gama, Spinelli fala em tom de despedida do Independiente del Valle.

Vasco aposta em Diniz para tentar contratação de volante do Flamengo

Flamengo promete jogo duro para liberar volante, mas Vasco da Gama conta com Fernando Diniz na negociação com o jogador.

Novos sócios começam a receber as camisas do Vasco com surpresa

Após atraso, o Vasco da Gama começou a enviar os brindes aos novos sócios do Clube, mas com nova surpresa indigesta.

Veja os gols perdidos pelo Vasco contra a Chapecoense

O número de gols perdidos contra a Chapecoense, impressiona e escancara o problema da equipe de Fernando Diniz.

Diniz faz desabafo ao comentar aproveitamento ruim do Vasco em casa

Técnico do Vasco da Gama, Fernando Diniz se mostrou muito incomodado com as atuações do time em São Januário.

Confira a agenda de jogos do Vasco em fevereiro

O Vasco da Gama disputará várias partidas neste mês de fevereiro pelo Campeonato Carioca e Campeonato Brasileiro.