Vasco pode se inspirar em feito de 1922 para decisão contra o Ituano pelo acesso

O Vasco da Gama precisa somente de um empate no jogo contra o Ituano para conseguir o acesso à Série A de 2023.

Reunião no CT Moacyr Barbosa nesta quinta-feira
Reunião no CT Moacyr Barbosa nesta quinta-feira (Foto: Daniel Ramalho/ Vasco)

100 anos separam dois acessos do Vasco. Em 1922, o Cruz-Maltino subiu da Série B para a Série A do Campeonato Carioca. Agora, em 2022, o time pode se inspirar neste feito pioneiro para garantir o retorno à elite do futebol brasileiro e recolocar o Gigante no seu devido lugar de destaque no cenário nacional.

Para entender melhor o contexto, o L! entrou em contato com o historiador do Vasco, Walmer Peres. O Coordenador do Centro de Memória do clube explicou que naquela época, a Primeira Divisão da Liga Metropolitana de Desportos Terrestres era dividida em Séries A e B.

Na ocasião, o América venceu a Série A e o Cruz-Maltino a Série B. Porém, para ter o direito a subir para Primeira Divisão do Carioca, teria que enfrentar o São Cristóvão, o último colocado da elite do futebol do Rio de Janeiro.

O Gigante da Colina empatou em 0 a 0 com o São Cristóvão e a Liga optou por não organizar outro confronto de desempate. Sendo assim, o time da Colina História subiu e o adversário foi rebaixado naquele ano.

O acesso da equipe de São Januário também passa pelos pés das crias da base, que deram o gás nesta reta final. É verdade que as competições e os contextos são diferentes. Contudo, se o placar for o mesmo de 100 anos atrás, o Vasco estará na Série A do Brasileirão em 2023.

Fonte: Lance!

Mais sobre:Ituano
Comente

Veja também
Vasco perde para o Athletico-PR pelo Brasileiro Sub-20

O Vasco da Gama perdeu para o Athletico-PR pelo placar de 1×0 pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20.

Tabela do Campeonato Brasileiro 2025; veja a colocação do Vasco

Veja a colocação do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro 2025, e a tabela completa atualizada em tempo real.

Vasco terá dura sequência fora de casa no Brasileiro e precisa pontuar

O Vasco da Gama terá 4 jogos pelo Brasileiro fora de casa e só retornará a jogar em São Januário no dia 17 de maio.

Crítica de Carille teria incomodado elenco do Vasco

A declaração de Fábio Carille sobre a postura dos jogadores contra o Ceará teria gerado incomodo no grupo do Vasco.

Vasco renova contrato com Myla; volante comemora

O Vasco da Gama acertou nesta quarta-feira a renovação de contrato da volante Myla, de 19 anos, até abril de 2026.

Vasco aguarda aceleração das vendas do potencial construtivo de São Januário

O Vasco espera da Gama espera a aceleração das vendas do potencial construtivo de São Januário após criação da SPE.

Gilmar Ferreira analisa atuação do Vasco e projeta futuro do Clube no Brasileiro

Gilmar Ferreira analisa desempenho atual do Vasco da Gama e faz uma projeção sobre o final do Campeonato Brasileiro.

Cicinho critica falas de Pedrinho e Carille e detona time do Vasco

O ex-jogador Cicinho não poupa críticas ao presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, e ao técnico Fábio Carille.

Carille lamenta substituição precoce de Payet e exalta o Camisa 10 do Vasco

Lesionado, Payet deixa gramado antes do apito final, Carille lamenta desconforto, mas elogia o meia do Vasco da Gama.

Vegetti supera Harry Kane e se torna o jogador com mais gols de cabeça em 2025

Com tento anotado na derrota do Vasco da Gama contra o Ceará, Vegetti chegou ao seu 6º gol de cabeça em 2025 e supera Harry Kane.