Vasco planeja enfrentar o Bahia já com a SAF constituída

Duelo entre Vasco da Gama e Bahia será válido pela 24ª rodada da Série B e está marcado para no próximo dia 28, em Salvador.

Luiz Mello e Paulo Bracks no CT Moacyr Barbosa
Luiz Mello e Paulo Bracks no CT Moacyr Barbosa

Com a venda de 70% da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) à 777 Partners aprovada pelos sócios no último domingo, o Vasco no momento vive um processo de transição. A equipe foi a campo na derrota para a Ponte Preta na terça ainda sob o registro do clube associativo, por exemplo. Se tudo correr bem com os planos da diretoria, o jogo contra o Bahia, no dia 28, em Salvador, deverá ser o primeiro do Vasco SAF.

Com o pedido de abertura de CNPJ em análise na Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro, a Jucerja, a prioridade do clube é concluir essa primeira etapa da transição para poder abrir a conta no banco e, então, receber o investimento inicial de R$ 120 milhões. Esse foi o principal motivo que fez os VPs atenuarem as críticas e contornarem a crise instaurada após a nomeação de Luiz Mello como CEO da SAF. O entendimento é de que as divergências podem esperar.

A segunda etapa consistirá na transferência dos ativos do clube para a empresa recém-constituída, como os contratos de jogadores, membros da comissão técnica e funcionários. O clube terá que dar entrada em um novo registro primeiro na Federação do Rio e em seguida na CBF: sai o Club de Regatas Vasco da Gama e entra o Vasco SAF.

A transferência do registro dos atletas dentro do sistema da CBF não pode ser feita em qualquer momento da temporada. A entidade, em ofício datado de janeiro, inclusive sugeriu que isso seja feito “em período em que o clube não esteja disputando competições nacionais”. Mas o Vasco informou, no mês passado, que tinha o aval da CBF para transferir os ativos tão logo fosse constituída a SAF.

Houve o entendimento de que, como o Vasco tem somente compromissos pela Série B do Brasileirão no calendário, seria possível encontrar uma janela para concluir esse processo sem que haja riscos. O clube vê como ideal o período entre os jogos contra o CSA, no dia 18, e contra o Bahia, no dia 28, quando o time principal vai ficar nove dias sem ir a campo.

É possível transferir todos os contratos, incluindo os das categorias de base e do futebol feminino do clube, em até dois dias com um trabalho intensivo do departamento de registros da CBF, contanto que não haja partidas nesse período.

Enquanto isso, ainda como clube associativo, o Vasco enfrenta o Tombense neste sábado, às 11h (de Brasília), em São Januário, pela 24ª rodada da Série B.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:BahiaSAF
Comente

Veja também
Vasco tenta reverter péssimo retrospecto recente contra o Flamengo

São apenas duas vitórias, com 11 empates e 17 derrotas nos últimos 30 jogos entre Vasco da Gama e Flamengo, retrospecto péssimo.

Vegetti busca 1º gol contra o Flamengo em 2025

O atacante do Vasco da Gama enfrentou o Flamengo em três oportunidades, não venceu nenhuma delas, nem balançou as redes.

Saiba quantas vezes o Vasco fez mais de 60 pontos no BR de pontos corridos

Marca muito negativa, que demonstra que o Vasco da Gama pouco conseguiu ser competitivo desde o início do formato de disputa.

Preço médio de ingressos para jogos do Vasco é um dos maiores no BR; veja ranking

O Palmeiras lidera a lista de clubes que cobra ingressos mais caros no Brasileiro, e o Vasco da Gama também cobra caro.

Carille terá dura tarefa em duelo contra o Flamengo

Fábio Carille terá que vencer o Flamengo para dar fim a um jejum de 10 anos sem vencer o rival no Brasileiro e se garantir no cargo.

Diego Souza manda recado ao elenco do Vasco antes de clássico

Torcedor do Vasco, Diego Souza é sincero ao mandar forte recado aos jogadores do Clube, antes do clássico.

Relembre a última vez que Vasco venceu o Flamengo no Brasileiro

A última vez que o Vasco da Gama venceu o Flamengo pelo Brasileiro foi em 2015, com gols de Nenê e Rodrigo.

Confira o que está em jogo para o Vasco no clássico deste sábado

Vitória do Vasco diante do Flamengo colaria fim a um jejum de quase 10 anos e daria sobrevida ao técnico Carille.

Paulo Nunes aponta fragilidade e projeta posição do Vasco no Brasileiro

Paulo Nunes apontou as dificuldades que o time do Vasco enfrenta e demonstra preocupação com o time no Brasileiro.

Rayan sobe de produção e briga por posição no Vasco

O jovem atacante Rayan vem entrando bem nos jogos e começa a brigar por vaga no time titular do Vasco da Gama.