Vasco só perdeu dois jogos em São Januário em 2011

O compromisso desta quarta-feira pela Copa Sul-Americana contra o La U marca a despedida do clube no temido Caldeirão.

O Vasco tem motivos de sobra para questionar a não-realização dos clássicos regionais em São Januário, nesta reta final do Campeonato Brasileiro. O aproveitamento do time em casa é de 65,6% na atual temporada. Se os números entrassem campo, o vice-líder da competição teria enormes chances de ser campeão, já que perdeu apenas duas vezes este ano diante do seu torcedor. Mas, como terá de cumprir o regulamento, vai enfrentar a dupla Fla-Flu longe da Colina.

Assim, o compromisso desta quarta-feira pela Copa Sul-Americana contra o Universidad de Chile marca a despedida do clube no temido Caldeirão. Se passar pela La U e for à final do torneio continental, a decisão será em algum estádio com capacidade superior a 40 mil lugares – São Januário hoje, segundo o Corpo de Bombeiros – está liberado para receber 24.560 torcedores.

Ao longo da temporada, o estádio cruzmaltino é palco também dos treinos do elenco profissional. O Vasco não tem mais o centro de treinamento na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Entre 2009 e parte de 2010, o time realizava suas atividades neste CT alugado. De volta a São Januário, é lá que os jogadores convivem de segunda a segunda.

Somado o fato de conhecerem bem cada metro quadrado do gramado e a boa fase do Vasco no ano, o rendimento da equipe em seu estádio é bem interessante. Dos 71 jogos que o time fez em 2011, foram 32 em São Januário entre amistoso, Campeonato Carioca, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Sul-Americana. O time conquistou 21 vitórias, somou nove empates e perdeu somente duas vezes.

A temporada começou com um amistoso contra o Cerro Porteño. Venceu por 1 a 0. No estadual, foram cinco triunfos. Agora, um dado curioso: no feito mais importante do ano, a conquista da Copa do Brasil, foram cinco partidas e somente duas vitórias (ABC e Coritiba) – fora os três empates diante de Náutico, Atlético-PR e Avaí.

Na Sul-Americana, derrotou em casa Palmeiras, Aurora, da Bolívia, e Universitario de Lima, do Peru. Veio o Brasileiro e o time ganhou 11 jogos. Em tempo: os clássicos contra Botafogo, Fluminense e Flamengo foram realizados no Engenhão.

As únicas derrotas em São Januário este ano foram contra o Resende (1 a 0), na abertura do Carioca, e contra o Cruzeiro (3 a 0), no primeiro turno do Brasileiro.

Confira o aproveitamento do Vasco em São Januário em 2011

32 em São Januário
21 vitórias
2 derrotas
9 empates

Fonte: ig

Promoção: Inscreva seu email abaixo e concorra à uma camisa oficial do Vasco

Comente

Veja também
Vasco se prepara para sequência decisiva após a Data Fifa

Vasco da Gama terá dois desafios que podem definir a temporada da equipe logo após a pausa para a Data Fifa.

Jair deve voltar a ser relacionado contra o São Paulo

Volante do Vasco da Gama, Jair retorna ao time após oito meses parado por conta de uma lesão no joelho direito.

Reeleito no Rio, Eduardo Paes promete ajuda ao Vasco e demais clubes da cidade

Prefeito do Rio de Janeiro pelos próximos quatro anos, Eduardo Paes estreitou relações com os times da capital fluminense.

Vasco terá 5 confrontos diretos por Libertadores até o fim do Brasileiro; veja tabela

Praticamente livre do rebaixamento, Vasco da Gama ainda sonha com uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem via Brasileiro.

Sair da versão mobile