Vasco perde para o São Paulo e larga em desvantagem nas oitavas da Copa do Brasil

O Vasco da Gama perdeu para o São Paulo por 2x0 no Morumbi e largou em desvantagem nas oitavas de final da Copa do Brasil.

Germán Cano durante o jogo contra o São Paulo
Germán Cano durante o jogo contra o São Paulo (Foto: Miguel Schincariol)

O Vasco da Gama perdeu para o São Paulo por 2×0 no Morumbi e largou em desvantagem nas oitavas de final da Copa do Brasil. Rigoni, ao 13 minutos do primeiro tempo, e Pablo, aos 33 da etapa final marcaram os gols da partida.

A decisão será em São Januário na próxima quarta-feira (04), às 21h30min, e o Gigante da Colina terá que se superar para retirar a vantagem e seguir na competição. Avançar de fase seria de suma importância para o Clube, que caso reverta o placar e evite a eliminação poderá embolsar mais de R$ 3 milhões.

Com o resultado, o São Paulo pode empatar ou até perder por um gol de diferença que avança na competição. O Vasco terá de vencer por três ou mais gols no tempo regulamentar para seguir na disputa. Vitória cruzmaltina por dois gols de diferença leva a decisão para os pênaltis.

Na partida, Lisca mandou a campo o seguinte time: Vanderlei, Léo Matos, Ernando, Leandro Castán e Zeca; Bruno Gomes, Galarza (Arthur) e Marquinhos Gabriel (Sarrafiore); Léo Jabá (Morato), Gabriel Pec (Andrey) e Cano.

O São Paulo, de Hernán Crespo, jogou com: Tiago Volpi, Arboleda (Bruno Alves), Miranda e Léo Pelé; Orejuela, Rodrigo Nestor (Liziero), Igor Vinicius (Gabriel Sara), Benítez (Tales) e Reinaldo; Rigoni (Marquinhos) e Pablo.

Primeiro tempo

A primeira etapa da partida foi marcada pela pressão do São Paulo, que exerceu sua superioridade e incomodou a defesa vascaína, obrigando Vanderlei a trabalhar muito, fazendo defesas difíceis. O Tricolor comandou as ações, num geral, flexibilizando um pouco mais na reta final, quando o Cruzmaltino começou a criar algumas chances.

O mau posicionamento da defesa vascaína foi o que mais chamou a atençao e precisava ser corrigido pelo treinador no intervalo. Castan e Ernando estavam literalmente perdidos, além de Zeca, que não foi bem, mais uma vez. Ofensivamente o time até tentava, mas não exibia a qualidade e organização suficientes para levar perigo ao gol defendido por Volpi.

O gol saiu aos 13 minutos, quando Martín Benítez fez um belo lançamenta para Rigoni, que dominou bonito, com um belo corte bateu Castan e finalizou sem chances para Vanderlei, fazendo 1×0.

Lisca precisa modificar o time para a segunda etapa, eliminar os espaços oferecidos ao time paulista, criar mais e fazer a bola chegar com qualidade a Germán Cano, que tem poder para igualar o placar, e quem sabe, dar a vitória ao Gigante da Colina.

Segundo tempo

Lisca voltou com Andrey no lugar de Gabriel Pec tentando dar uma maior cobertura à defesa e evitar que o São Paulo seguisse pressionando e ampliasse o placar. O time começou bem, tentou comandar as ações do jogo, mas não foi efetivo para buscar o empate.

O São Paulo encontrou mais resistência, mas soube administrar, embora o Vasco oferecesse um pouco mais de perigo. Somente aos 33 minutos saiu o segundo gol, num escanteio cobrado por Reinaldo com Pablo cabeceando sem chances novamente para o goleiro vascaíno.

A partir daí Lisca lançu o time ao ataque em busa de um gol para facilitar a disputa no jogo de volta, mas não obteve sucesso, terminando a partida em 2×0, dificultando a permanência vascaína na Copa do Brasil 2021.

Análise

Para o vascaíno mais sensato, deu a lógica. Óbvio que sempre queremos que o Gigante se surpreenda, não se trata de minimizar nossa camisa, mas, convenhamos, nosso time é tecnicamente inferior ao São Paulo e precisaríamos de uma atuação coletiva impecável, ou de um esporádico destaque individual que fizesse a diferença, mas nada disso aconteceu.

A defesa falhou, deu espaços, mostrou que precisa ser reforçada, não soube bloquear as jogadas aéreas e o goleiro Vanderlei foi bombardeado em diversos momentos. Apesar da evolução, o setor de criação fez uma partida tímida e, consequentemente, o artilheiro Cano não foi servido para finalizar como nós e ele gostaríamos.

Dizer que está perdido é desnecessário, afinal, estamos falando de futebol, e uma atuação decente em casa pode reverter o quadro e classificar o time para as quartas de final. Mas, para tanto, é preciso melhorar muito o desempenho, o que pode acontecer com mais uma semana de trabalho do recém-chegado Lisca.

Por hora, é focar em evoluir na Série B do Campeonato Brasileiro, onde o time está devendo, e tentar alcançar o principal objetivo, que é a volta à elite do futebol nacional.

Melhores momentos

Assista aos melhores momentos da partida no vídeo do GE, no Youtube.

Fotos

Próximo jogo

O próximo confronto é contra o Botafogo, clássico cuja vitória é crucial para o time na Série B, por se tratar de um adversário tradicional e da possibilidade de entrada no G4. O time de General Severiano jogou ontem e venceu o Confiança por 2×0, ameaçando se recuperar na competição. O jogo é sábado (31), às 21h, no estádio Nilton Santos.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
14 comentários
  • Responder

    Quem achar que esse time do Vasco vai se classificar para serie A, esta muito enganado.

  • Responder

    Israel e Manoel comentaram a respeito da dupla de zaga do Vasco, realmente é o ponto zero do time, lance os zagueiros do sub 20, castan é muito lentoooooooooo

  • Responder

    Enquanto tivermos essa dupla de zaga (Castan e Ernando ) esquece se classificar em mata , mata . Lentos , sem ritmos , fracos na área . O meio de campo e ataque forem bem . Algumas peças bem a baixo PEC e Galazar. Andrei estava sem ritmo não era pra entra num jogo dessa intensidade , deveria te colocado o Juninho . E quem viu o jogo o B.Gomes mostrou que tem realmente talento.

  • Responder

    Uma empolgação com a chegada do lisca levo engano o problema do Vasco não era Alberto Valentim Valdir bigode Abel luxa ramonismo Sá Pinto Marcelo Cabo e nem lisca o problema do Vasco sempre foi Eurico, Campelo salgado e toda a corja de maus administradores que vem apequenano esse timinho a anos quem em sã conciencia consegue acompanhar uma partida desse timinho quem vai querer ir ao estádio para apoiar esse timinho floxo

  • Responder

    SER VASCO É SER SOFREDOR!!!! NAO AGUENTO MAIS ESSA MERDA DE CLUBE!!!! SOMOS CHACOTA DO BRASIL

    • Verdade; com esse timinho de pernas de pau, vai ficar pior do que o Cruzeiro, correndo um sério Risco de cair para a Série C e se acabar de vez.

  • Responder

    Ernando, Castan, Zeca, não podem nem constar na lista dos relacionados.
    FORA!!
    É preciso providenciar urgente um goleiro para o lugar desse Vanderlei. Muito fraco!
    Não sai debaixo do travessão pra nada. Não sabe sair jogando.
    É muito fraco pra estar no Vasco.

  • Responder

    Ernando, Castan, e Zeca, não podem nem constar na lista dos relacionados. FORA!!
    Providenciar urgente um goleiro para o lugar do Vanderlei. Só fica debaixo do travessão. Não sai pra nada. Muito fraco para a grandeza do VASCÃO.

  • Responder

    Time ruim demais , tristeza .

    • Timinho Ridículo,sem vontade, sem Jogador, sem Futebol e sem nada.

  • Responder

    Vocês querem o que se essa é a verdade?

  • Responder

    Que política ditatorial é essa que não aceita se falar a verdade?

  • Responder

    Culpa total desse meio de defesa: será que a diretoria não tem capacidade pra ver que Castan e Ernando não são jogadores pra jogarem mais no Vasco; Pisca abre o olho porque esses dois vão entregar sempre e a culpa fica pra você.

  • Responder

    São Paulo 2
    Castan O

Comente

Veja também
Puma durante jogo contra o Flamengo
Puma interessa a outros clubes, mas pretende recuperar espaço no Vasco

O lateral-direito do Vasco da Gama, Puma Rodríguez, tem sido pouco utilizado em 2024 e chegou a ser cotado em outros clubes.

Mauro Cézar nos tempos em que trabalhava no canal ESPN
Mauro Cezar afirma que Vasco é subestimado e ignorado pela imprensa

Jornalista avaliou como os meios de comunicação tem o hábito de falar muito pouco do Vasco da Gama em sua grade de programação.

Josh Wander durante entrevista em visita ao Rio de Janeiro
777 Partners admite erro ao comparar Vasco e Flamengo

Grupo americano dono de 70% do futebol do Vasco da Gama, 777 Partners tenha recalcular a rota na gestão do Clube.

Pedro Martins é o novo executivo de futebol do Vasco
Econômico: saiba quanto Pedro Martins gastou com reforços no Cruzeiro

Dirigente chega ao Vasco da Gama para substituir Alexandre Mattos, assim como foi durante sua passagem no Cruzeiro.

Pedro Martins é o novo executivo de futebol do Vasco
Vasco busca precisão no mercado com Pedro Martins

Pedro Martins é o novo executivo de futebol do Vasco da Gama e a SAF do Clube acredita em uma assertividade nas próximas contratações.