Vasco pede que título de 1948 esteja registrado na taça da Libertador

O título de 1948 foi reconhecido pela Conmebol em 1996, mas até hoje não foi oficializado.

Em visita à sede da Conmebol, que fica em frente ao hotel onde a delegação está hospedada em Assunção, no Paraguai, Roberto Dinamite e outros dirigentes do Vasco encontraram o presidente da entidade, Nicolás Leoz, nesta quarta-feira. A reunião teve dois objetivos relativos ao reconhecimento do time como o primeiro campeão sul-americano, em 1948. O clube quer que essa informação seja incluída no site da Conmebol e na taça da Libertadores, em que estão todos os campeões, inclusive o próprio Vasco, detentor do título de 1998.

– Em 1996 o Vasco teve um reconhecimento, mas agora nossa ideia é formalizar isso de outras formas. Nosso pedido não é para que o Vasco tenha mais um título da Libertadores, mas que tenha seu nome gravado junto dos demais campeões continentais. Fomos muito bem recebidos pelo presidente Nicolás Leoz, que de pronto acatou o pedido em relação ao site da Conmebol. Em relação à placa no troféu, é uma questão que será debatida com o comitê executivo da entidade – explicou o vice-presidente de relações especializadas, João Ernesto Ferreira,responsável pela parte histórica do Vasco.

Além dos pedidos em relação à conquista de 1948, o Vasco também conversou com Nicolás Leoz sobre o espaço dedicado ao título de 1998 no museu da Conmebol. Assim como outros clubes, há um local em branco destinado a uma recordação sobre a conquista. O Vasco enviará em breve esta lembrança à entidade.

O título sul-americano conquistado pelo Vasco no Chile em 1948 foi reconhecido pela Conmebol em 1996, mas até hoje não foi oficializado. Em fevereiro, o clube reuniu uma farta documentação que foi enviada à entidade.

O Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões foi disputado no início de 1948, em Santiago, por iniciativa do presidente do Colo Colo. Reuniu sete campeões nacionais e teve o Vasco representando o Brasil porque era a base da Seleção Brasileira e porque havia vencido o Carioca do ano anterior. A competição continental teve todos os times se enfrentando em turno único, e o Vasco terminou em primeiro lugar após quatro vitórias e dois empates. O time que enfrentou o River Plate, no jogo decisivo, teve Barbosa; Augusto e Wilson; Eli, Danilo e Jorge; Djalma, Maneca, Friaça, Ismael e Chico. Ademir Menezes, destaque do time, se lesionou na segunda partida, contra o Nacional-URU.

O Vasco enfrenta o Libertad nesta quarta-feira, às 22h, pela terceira rodada do Grupo 5 da Libertadores.

globo esporte

Curta nossa fan page no facebook

Inscreva seu e-mail abaixo e concorra a um Celular Oficial do Vasco

Comente

Veja também
Vasco assina contrato com 5 atletas do Sub-17 e Sub-20

O Vasco da Gama assinou nesta segunda-feira contrato Fernando, Henrique e Walace do Sub-20, e Elielson e Luan Roberto do Sub-17.

Vasco renova com atacante de 19 anos; multa milionária chama atenção

Destaque da base, o atacante André Ricardo, de 19 anos, teve seu contrato renovado pelo Vasco da Gama até dezembro de 2026.

Vascaíno viraliza ao colocar Vegetti no nome da filha; veja vídeo

O Vascaíno Leonardo Candreva decidiu homenagear o atacante Vegetti e registrou sua filha com o nome do atacante do Vasco.

Adson pode voltar a jogar nesta temporada

Com uma fratura por estresse, Adson evolui bem no tratamento e pode reforçar o Vasco da Gama ainda na temporada 2024.

Edmundo banca 1º classificado para a final da Copa do Brasil

Confiante, Edmundo crava vitória diante do Atlético-MG e classificação do Vasco da Gama para a grande final da Copa do Brasil.

Sair da versão mobile