Vasco passa a ter o maior artilheiro brasileiro em uma única edição de Copa do Mundo

Ademir Menezes, icônico atacante do Vasco da Gama, atingiu a marca após ter um de seus gols marcados na Copa de 1950 reconhecido pela Fifa.

Ademir Menezes, ídolo do Vasco
Ademir Menezes, ídolo do Vasco

A Fifa reconheceu o primeiro gol do ídolo do Vasco da Gama, Ademir Menezes, na vitória por 6 a 1 contra a Espanha, na Copa do Mundo de 1950 e, com isso, o lendário atacante passa a ser o maior artilheiro brasileiro em uma única edição do torneio, com nove gols marcados.

A informação foi confirmada no site da entidade, que durante todos esses anos considerou o primeiro gol de Ademir diante dos espanhóis como sendo contra. O jogador deixou sua marca duas vezes no duelo válido pela segunda rodada do quadrangular final.

Na campanha do pentacampeonato em 2002, Ronaldo Fenômeno marcou oito gols e igualou, na ocasião, a marca de Ademir Menezes. Só na vitória contra a Suécia, o “Queixada”, como ficou conhecido ao longo da carreira, marcou quatro gols.

Natural de Pernambuco, Ademir foi o artilheiro isolado da Copa do Mundo no Brasil com nove gols marcados na campanha. O time Canarinho ficou com o vice-campeonato após a derrota para o Uruguai no jogo decisivo, conhecido como Maracanazo.

Ademir foi revelado pelo Sport antes de entrar para a história do Gigante da Colina por ser uma das estrelas do esquadrão conhecido como “Expresso da Vitória”, um dos maiores times do Cruzmaltino, que, entre tantos títulos, conquistou o Campeonato Sul-Americano de 1948.

Mais sobre:Copa do Mundo
1 comentário
  • Responder

    Matérias sobre nossa história deveriam ter mais acesso. Tem muito torcedor Nutella que talvez nem saiba quem foi Ademir Marques de Menezes.

Comente

Veja também
Pedro Caixinha sinaliza positivamente e Vasco prepara proposta

Vasco da Gama fez consulta inicial pelo técnico Pedro Caixinha e deve formalizar interesse nos próximos dias.

Inteligência Artificial aponta técnico ideal para assumir o Vasco em 2025

Sem um nome definido para comandar o time no ano que vem, Vasco da Gama mapeia o mercado em busca de um novo treinador.

Da expectativa à frustração: relembre a trajetória de Rafael Paiva no Vasco

Rafael Paiva foi demitido do Vasco da Gama após derrota para o Corinthians, a quarta seguida do Cruzmaltino no Brasileiro.

De volta ao Vasco, Cauan Barros se despede do Amazonas

Volante revelado na base do Vasco da Gama, Cauan Barros foi emprestado ao Amazonas, onde disputou a Série B deste ano.

Vasco consolida péssimo momento e vê sonho da Libertadores cada vez mais distante

Vasco da Gama chegou a quarta derrota seguida no Campeonato Brasileiro e estacionou no meio da tabela, com 43 pontos.

Sair da versão mobile