Vasco passa a ter o maior artilheiro brasileiro em uma única edição de Copa do Mundo
Ademir Menezes, icônico atacante do Vasco da Gama, atingiu a marca após ter um de seus gols marcados na Copa de 1950 reconhecido pela Fifa.
A Fifa reconheceu o primeiro gol do ídolo do Vasco da Gama, Ademir Menezes, na vitória por 6 a 1 contra a Espanha, na Copa do Mundo de 1950 e, com isso, o lendário atacante passa a ser o maior artilheiro brasileiro em uma única edição do torneio, com nove gols marcados.
A informação foi confirmada no site da entidade, que durante todos esses anos considerou o primeiro gol de Ademir diante dos espanhóis como sendo contra. O jogador deixou sua marca duas vezes no duelo válido pela segunda rodada do quadrangular final.
Na campanha do pentacampeonato em 2002, Ronaldo Fenômeno marcou oito gols e igualou, na ocasião, a marca de Ademir Menezes. Só na vitória contra a Suécia, o “Queixada”, como ficou conhecido ao longo da carreira, marcou quatro gols.
Natural de Pernambuco, Ademir foi o artilheiro isolado da Copa do Mundo no Brasil com nove gols marcados na campanha. O time Canarinho ficou com o vice-campeonato após a derrota para o Uruguai no jogo decisivo, conhecido como Maracanazo.
Ademir foi revelado pelo Sport antes de entrar para a história do Gigante da Colina por ser uma das estrelas do esquadrão conhecido como “Expresso da Vitória”, um dos maiores times do Cruzmaltino, que, entre tantos títulos, conquistou o Campeonato Sul-Americano de 1948.
Matérias sobre nossa história deveriam ter mais acesso. Tem muito torcedor Nutella que talvez nem saiba quem foi Ademir Marques de Menezes.