Rafael Paiva completa 1 turno inteiro no comando do Vasco; veja curiosidades

Rafael Paiva assumiu o comando do Vasco da Gama no primeiro jogo contra o São Paulo e já disputou 23 partidas pelo Clube.

Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Rafael Paiva durante jogo em São Januário (Foto: Alexandre Durão)

Rafael Paiva completa nesta quarta-feira, contra o São Paulo, um turno inteiro no comando do Vasco. Você sabe quem é o jogador que mais atuou sob o seu comando? O que tem mais minutos em campo? O artilheiro? O garçom? E quantas vezes a equipe abriu o placar com ele?

Embora tenha comandado o Vasco em quatro jogos no hiato entre a saída de Ramón Díaz e a chegada de Álvaro Pacheco no início do Brasileirão, Paiva assumiu a equipe em definitivo a partir da goleada sobre o São Paulo no primeiro turno, em São Januário. Na ocasião, Alan Franco (contra), Estrella, Leandrinho e David marcaram na vitória por 4 a 1.

De lá para cá, Paiva deixou de ser considerado um interino e esteve à frente do Vasco em 23 partidas: 18 pelo Brasileiro e cinco pela Copa do Brasil. São 10 vitórias, sete empates e seis derrotas nesse período, com 31 gols marcados e 23 sofridos.

Paiva caiu nas graças do torcedor no início do trabalho, com resultados importantes no Brasileirão, como uma sequência de quatro vitórias que fez a equipe pegar o elevador na tabela e se afastar de vez da zona do rebaixamento. Na Copa do Brasil, o Vasco passou pelo Atlético-GO nas oitavas de final e pelo Athletico nas quartas.

No momento, porém, o clube vive um momento instável sob seu comando: são seis partidas consecutivas sem vencer na temporada. Na semifinal da Copa do Brasil, o Vasco perdeu o jogo de ida para o Atlético-MG de virada e terá que vencer na volta, no próximo sábado, para se classificar para a decisão.

Abaixo, o ge listou estatísticas e algumas curiosidades do Vasco sob o comando de Rafael Paiva. O levantamento foi feito pelo Espião Estatístico.

Quem mais jogou?

Nesse quesito, não tem para ninguém: Léo Jardim foi o titular no gol em todos os 23 jogos e encabeça a lista. Entre os jogadores de Linha, Vegetti e Hugo Moura foram os mais utilizados por Paiva, ambos com 22 partidas.

No que diz respeito a tempo em campo, Jardim também lidera com 2337 minutos jogados. Vegetti vem em seguida, com 2162 minutos.

Artilheiro e garçom

Essa também não é surpresa para ninguém: Vegetti, com sete gols, é o artilheiro do Vasco de Rafael Paiva. O Pirata marcou contra Botafogo (⚽), Fortaleza (⚽), Fluminense (⚽), Athletico (⚽) e Cruzeiro (⚽) pelo Brasileirão; e Atlético-GO (⚽) e Athletico (⚽) pela Copa do Brasil.

Por sua vez, o jogador com mais passes para gol nesses 23 jogos é Lucas Piton, com seis assistências.

Dupla de zaga preferida

Maicon e Léo formaram a defesa do Vasco em 11 desses 23 jogos e são a dupla mais escalada por Paiva. Em segundo lugar, está João Victor + Maicon, com sete partidas.

Abriu o placar

O Vasco de Rafael Paiva saiu na frente no placar em apenas nove partidas. Em uma dessas ocasiões, sofreu a virada: na derrota por 2 a 1 para o Atlético-MG, no jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil, em Belo Horizonte.

Saiu atrás

Por outro lado, o Vasco saiu atrás no placar e teve que correr atrás do resultado em 14 partidas. Conseguiu três viradas: contra São Paulo e Athletico, no Brasileirão; e outra vez contra o Athletico, mas na Copa do Brasil.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Rafael Paiva
Comente

Veja também
Gilmar Ferreira analisa atuação do Vasco e projeta futuro do Clube no Brasileiro

Gilmar Ferreira analisa desempenho atual do Vasco da Gama e faz uma projeção sobre o final do Campeonato Brasileiro.

Cicinho critica falas de Pedrinho e Carille e detona time do Vasco

O ex-jogador Cicinho não poupa críticas ao presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, e ao técnico Fábio Carille.

Carille lamenta substituição precoce de Payet e exalta camisa 10 do Vasco

Lesionado, Payet deixa gramado antes do apito final, Carille lamenta desconforto, mas elogia o meia do Vasco da Gama.

Vegetti supera Harry Kane e se torna o jogador com mais gols de cabeça em 2025

Com tento anotado na derrota do Vasco da Gama contra o Ceará, Vegetti chegou ao seu 6º gol de cabeça em 2025 e supera Harry Kane.

Defesa do Vasco entrega gols e deixa a desejar neste início do Brasileiro; veja números

Falhas individuais culminam na derrota do Vasco da Gama contra o Ceará e sistema defensivo é motivo de alerta na temporada.

Vasco sofre como visitante no Brasileiro e desempenho liga sinal de alerta

Vasco da Gama tem tido um retrospecto muito ruim atuando fora de casa nas últimas edições do Campeonato Brasileiro.

André Rizek elege ‘craque’ que pode salvar ano do Vasco

Comentarista do Sportv, André Rizek analisou o desempenho do Vasco da Gama após a derrota para o Ceará, pelo Brasileiro.

Torcedores do Vasco detonam Carille e João Victor após derrota para o Ceará

Torcida do Vasco da Gama ficou na bronca com o técnico Fábio Carille e com o zagueiro João Victor depois do revés diante do Ceará.

Carille reclama da saída de bola do Vasco e cobra agilidade dos meias

Treinador do Vasco da Gama, Fábio Carille empilhou queixas ao time na derrota para o Ceará, pelo Brasileiro.

Saiba quanto o Vasco lucrou no jogo contra o Sport

Vasco da Gama e Sport se enfrentaram pelo Brasileiro, no último sábado (12), para quase 16 mil torcedores em São Januário.