Vasco não vence o Corinthians em São Paulo há 17 anos

A última vitória do Vasco da Gama sobre o Cortinhians em São Paulo foi no dia 28 de novembro de 2007, no Pacaembu.

Lucas Piton comemorando gol contra o Corinthians
Lucas Piton comemorando gol contra o Corinthians

Ainda na briga por uma vaga na Libertadores do ano que vem, o Vasco enfrenta o Corinthians neste domingo, pela 35ª rodada do Brasileirão, em um duelo historicamente muito difícil para o time de Rafael Paiva. A última vitória do Vasco sobre o rival jogando em São Paulo foi há muito tempo.

E esse resultado não foi no campo do duelo desta tarde. O Vasco nunca venceu na Neo Química Arena, estádio inaugurado em 2014 que será palco da partida deste domingo.

Em um recorte recente, o Corinthians tem se mostrado um adversário indigesto para o Vasco, que amargou 14 anos sem conseguir vencer no confronto (como visitante ou mandante). O jejum foi interrompido foi a vitória por 2 a 0 no primeiro turno do Brasileirão deste ano, em São Januário, com gols de Lucas Piton e Sforza.

No dia 28 de novembro de 2007, há 17 anos, o Corinthians recebeu o Vasco no Pacaembu desesperado na luta contra o Z-4. Precisava vencer o jogo válido pela penúltima rodada do campeonato para seguir com chances de evitar o que seria o primeiro e até hoje único rebaixamento da história do clube paulista.

O Vasco de Valdir Espinosa, que foi amargar o primeiro rebaixamento justamente no ano seguinte, não tinha nada a ver com isso e fez uma partida segura fora de casa, aproveitando-se da angústia crescente do outro lado. O goleiro Cássio (do Vasco) foi obrigado a fazer uma ou duas defesas importantes, só que, no mais, a equipe não sofreu (veja os melhores momentos no vídeo acima).

Até que, aos 20 minutos do segundo tempo, o lateral Guilherme fez grande jogada pela esquerda e cruzou na medida para o jovem atacante Alan Kardec, que desviou de cabeça. A bola ainda tocou no zagueiro Fábio Ferreira e tirou qualquer chances de defesa de Felipe. Vasco 1 a 0.

Com o resultado, o Corinthians foi para a última rodada precisando de uma vitória simples sobre o Grêmio em Porto Alegre para escapar da Série B, mas acabou empatando em 1 a 1 e foi rebaixado.

Três anos atrás, em entrevista ao ge, Kardec (hoje atacante do Atlético-MG) disse que se recorda com carinho do dia em que anotou o gol marcante.

– Quase 15 anos depois, é fácil dizer que o jogo foi bom, lembranças boas. Conseguimos uma vitória. A nossa situação não era tão tranquila, mas descolamos de vez da parte de baixo. Muitos falam daquele jogo como o do rebaixamento do Corinthians. Mas eu acho que não. Rebaixamento é reflexo de toda a temporada que você faz e é claro que um ano irregular e abaixo do nível das grandes equipes. Infelizmente, o cenário é contrário ao ano de 2007. Foi uma temporada adversa, lembro desse jogo com muito carinho. Começando minha carreira, me lembro de ter visto e sentido a pressão da torcida do Corinthians, muito marcante. – disse ele.

“Imagina jogar contra o Corinthians no Pacaembu lotado? A Fiel não parava de gritar. Foi algo incrível enfrentar aquela pressão. Mesmo em situação adversa, o som deles era ensurdecedor”, completou.

Corinthians e Vasco se enfrentam neste domingo, às 16h (de Brasília), com transmissão ao vivo da TV Globo e do Premiere.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Corinthians
Comente

Veja também
Confira quais canais transmitem o jogo entre Corinthians e Vasco

Confira quais canais transmitem o jogo entre Corinthians Vasco da Gama, na Neo Quimica Arena, pelo Campeonato Brasileiro.

Definida a arbitragem para o jogo entre Corinthians e Vasco

Confira a arbitragem para o jogo entre Vasco da Gama e Corinthians nesta quarta-feira, em São Januário, pela 16ª rodada do Brasileiro.

Olho no rival! Escalação do Corinthians contra o Vasco

Confira a escalação do Corinthians para o jogo contra o Vasco da Gama nesta quarta-feira, em São Januário, pelo Brasileiro.

Escalação do Vasco contra o Corinthians

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo contra o Corinthians neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro.

Edmundo critica status intocável de Vegetti no Vasco

O ex-jogador comentou a postura de jogadores que aprenderam a fazer média com a torcida do Vasco da Gama e deixam a desejar em campo.

Sair da versão mobile