Vasco não tem artilheiro no Brasileirão desde 2005; Cano é esperança

O atacante Germán Cano é a grande aposta do Vasco da Gama para voltar a ter artilheiro no Campeonato Brasileiro após 15 anos.

Germán Cano em partida pelo Vasco
Germán Cano em partida pelo Vasco (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

O Vasco da Gama inicia nesta quinta-feira (13) a sua caminhada no Campeonato Brasileiro 2020. Para se sair bem na competição, o Gigante aposta principalmente no faro de gol do artilheiro Germán Cano.

Para se ter uma noção, Germán Cano foi responsável por 75% dos gols marcados pelo Vasco na temporada. Sendo mais exato, o atacante já marcou 9 gols em 13 partidas disputadas pelo Gigante até o momento.

A questão é que não é fácil para um time que não disputa na parte de cima da tabela ter um artilheiro no Campeonato Brasileiro. Segundo informação do site Extra, a competição já teve 23 artilheiros na era dos pontos corridos, desde 2003, e apenas 6 deles jogavam por uma equipe que estava disputando o título ou uma vaga na Libertadores.

Não se sabe muito sobre onde será a disputa do Vasco na competição, já que está sob um novo comando e chegaram alguns reforços, mas imagina-se, a princípio, que o Cruzmaltino não estará lutando pelas primeiras positções do campeonato.

Entre as exceções, aparece Romário em 2005

O site ainda lembrou que entre as 6 exceções, 1 delas foi vascaína. Trata-se do ídolo Romário, que na edição de 2005 foi o artilheiro do Campeonato Brasileiro com 22 gols, mesmo com o Vasco lutando contra o rebaixamento.

Foi, inclusive, a última vez que o Vasco teve um artilheiro na competição, isso há 15 anos, o que não corresponde à tradição vascaína de sempre ter grandes artilheiros no Campeonato Brasileiro. Não à toa as 3 primeiras colocações da artilharia histórica da competição é ocupada por Roberto Dinamite (19), Romário (154) e Edmundo (153), que foram formados e brilharam pelo Clube.

O caminho para Germán Cano buscar a artilharia; média na Colômbia anima

Germán Cano terá um longo caminho pela frente. A média dos artilheiros desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado por 20 times e 38 rodadas é de 20 gols, como destacou o Extra. Este é o número que o argentino deve precisar alcançar para ter boas chances de ser artilheiro da competição

Se olhar os números de Germán Cano no Campeonato Colombiano em 2019, já é possível se animar, claro, considerando a diferença no nível de uma competição para outra. Entre os torneios Apertura e Clausura, o atacante balançou as redes 34 vezes em 37 partidas, com média de quase 1 gol por jogo.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Edmundo é ídolo do Vasco
Edmundo projeta o Vasco ‘nas cabeças’ com troca no comando da SAF

O ídolo do Vasco da Gama, Edmundo, se mostrou bastante otimista com a possível troca de comando na SAF vascaína.

José Roberto Lamacchia e Leila Pereira
Rumores sobre Crefisa e Vasco agitam política do Palmeiras

A oposição do Palmeiras manifestou insatisfação com os rumores, enquanto Leila Pereira, presidente e dona da Crefisa, se defende.

Álvaro Pacheco, possível novo técnico do Vasco
Saiba quais são os profissionais que chegam ao Vasco com Álvaro Pacheco

Próximo de ser anunciado, o técnico Álvaro Pacheco chegará ao Vasco da Gama com uma comissão técnica própria com quatro integrantes.

Josh Wander durante entrevista em visita ao Rio de Janeiro
777 Partners contrata grande escritório no RJ para recorrer de liminar

A 777 Partners está se preparando para tentar derrubar a liminar que a tirou o poder sobre a SAF do Vasco da Gama.

Lúcio Barbosa durante apresentação da Betfair no Vasco
SAF pede adiantamento ao Vasco e aguarda dinheiro da Betfair para fluxo de caixa

Com o caixa esvaziado, a SAF do Vasco da Gama está no aguardo de recursos para não passar por problemas nos pagamentos de compromissos.