Vasco não mata o jogo e amplia alerta após perder pontos novamente

O Vasco voltou a desperdiçar chances, não sustentar a vantagem e ampliou o sinal de alerta após mais um empate no Brasileirão.

Renato Gaúcho orientando jogadores do Vasco
Renato Gaúcho orientando jogadores do Vasco (Foto: André Durão)

O empate em 1 a 1 com o Remo, no Mangueirão, reforçou um padrão que começa a preocupar no Vasco sob o comando de Renato Gaúcho. Mais uma vez, a equipe produziu, saiu na frente do jogo em termos de desempenho, mas não conseguiu transformar o volume em resultado, e pagou o preço.

O dado mais imediato ajuda a dimensionar o momento: o Vasco chegou ao quarto jogo sem vitória após a Data Fifa de março. Foram apenas três pontos somados nos últimos doze disputados, um aproveitamento de 25%, bem abaixo dos 83,3% registrados no recorte anterior.

Parte da explicação passa pelo contexto. A equipe enfrentou três jogos como visitante nos primeiros dias de abril, incluindo uma longa viagem à Argentina, cenário oposto ao fim de março, quando atuou majoritariamente em casa. Ainda assim, o desempenho recente vai além da logística.

Há um padrão técnico claro: o Vasco cria, mas não mata o jogo e, sem sustentar a vantagem, acaba cedendo espaços e pontos. Foi assim novamente em Belém.

Renato Gaúcho resumiu bem o problema. Para o treinador, o time teve controle e oportunidades suficientes para definir a partida, mas falhou na execução.

– Estivemos bem no primeiro tempo, criamos oportunidades e não fizemos o gol. No segundo, tivemos oportunidades e não fizemos. Ali que nós pecamos. Tivemos oportunidade para matar, não matamos e deixamos escapar dois pontos importantes – afirmou.

A leitura do treinador encontra respaldo no campo. O Vasco dominou o primeiro tempo, criou chances claras e, mesmo após abrir o placar, não conseguiu ampliar. Com isso, permitiu que o adversário crescesse e encontrasse o empate em bola parada, outro ponto recorrente.

Defensivamente, os problemas também se repetem. A dupla de zaga tem apresentado dificuldades nas bolas aéreas, os laterais têm sido vulneráveis pelos corredores, e o sistema de marcação no meio não consegue sustentar pressão na saída adversária. O resultado é um time que, mesmo melhor em boa parte do jogo, não consegue controlar o momento final.

Nem mesmo a postura ofensiva no fim resolveu. Renato chegou a terminar a partida com quatro atacantes, tentando manter o time no campo de ataque. Ainda assim, faltou organização e eficiência.

Se há um lado minimamente positivo, é a invencibilidade como visitante na era Renato. No entanto, o dado perde força diante do contexto: são empates em jogos nos quais o Vasco esteve perto da vitória.

O recorte geral aponta um time competitivo, mas ainda instável. Cria, mas não define. Controla, mas não sustenta. E, enquanto esse padrão persistir, o Vasco seguirá deixando pontos pelo caminho, mesmo quando parece estar mais próximo da vitória do que da derrota.

Comente

Veja também
Do futebol de rua ao Vasco: conheça a trajetória de Gabriel Pereira

Zagueiro começou no futebol amador de Volta Redonda e, em oito anos, passou por clubes de Portugal e da Dinamarca antes de chegar ao Vasco.

Pedro Emanuel testa Gabriel Pereira no Vasco durante a Data Fifa

Gabriel Pereira tem sido testado por Pedro Emanuel no Vasco como opção neste período de treinamento da Data Fifa.

Andrés Gómez, do Vasco, está na lista de atletas mais valorizados do Brasileirão

Andrés Gómez, atacante do Vasco da Gama, está na lista dos 10 jogadores que mais valorizaram no Brasileirão.

Veja quanto pode valer a camisa do Vasco sem a Sportingbet

Veja quanto pode valer a camisa do Vasco sem a Sportingbet e entenda o impacto financeiro da possível saída do patrocinador.

Vasco não desiste de São Januário para enfrentar o Boca Juniors

Apesar de batalha pelo Maracanã, o Vasco da Gama ainda tenta jogar em São Januário contra o Boca Juniors, pela Sul-Americana.

Torcida do Vasco escolhe estádio preferido para jogo contra o Boca Juniors

Em enquete, a torcida do Vasco da Gama escolheu o estádio preferido para o jogo contra o Boca Juniors, pela semifinal da Sul-Americana.

Colidio revela reação ao conhecer a força da torcida do Vasco; assista

Recém-chegado, o atacante Colidio revela que ficou surpreso com a força da torcida do Vasco da Gama em São Januário.

Três candidatos ao Governo do Amazonas torcem para o Vasco; veja quem são

Entre as equipes de fora do estado, o Vasco foi o clube mais citado entre os candidatos ao Governo do Amazonas.

Vasco empata com o Fluminense pela 9ª rodada do Carioca Sub-20

Vasco e Fluminense empataram em 1 a 1, neste sábado, em Xerém, pela 9ª rodada do Campeonato Carioca Sub-20.

Olho no rival, Vasco! Joia do Boca Juniors se destaca em jogo da Argentina

Leonel Flores se destaca em jogo da Argentina e deve ser titular do Boca Juniors em semifinal contra o Vasco da Gama.