Vasco muda perfis de reforços para 2022 após temporada frustrante

Após insucesso na última temporada, a diretoria do Vasco da Gama tem procurado jogadores que já disputaram a Série B.

Thiago Rodrigues em ação pelo CSA
Thiago Rodrigues em ação pelo CSA (Foto: Foto: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas)

O Vasco da Gama está agitado no mercado da bola. Quatro reforços chegaram até o momento, casos de Yuri, Thiago Rodrigues, Luís Cangá e Edimar e outros devem vir em breve. Um dos próximos pode ser Chico, meio-campista de 30 anos, que pertence ao Juventude.

Sendo assim, essa experiência pode ser importante na disputa de uma competição que tem aspectos diferentes da elite. Na segunda divisão, há um predomínio para um jogo mais físico, com duelos intensos nos setores. O Vasco sofreu com isso e foi frágil na marcação deixando espaços que foram explorados pelos adversários ao longo da campanha.

Nesse contexto, Zeca, Vanderlei, Ernando e Marquinhos Gabriel já apresentavam um declínio técnico nos anos anteriores. Ambos não vinham tendo boas temporadas, mas o Cruz-Maltino decidiu apostar na experiência desses atletas. As escolhas não surtiram efeito e três deles já deixaram o clube – sendo que a tendência é que o goleiro também não permaneça.

Depois da saída de dez atletas, quatro jogadores foram anunciados nos últimos dias: o goleiro Thiago Rodrigues, o lateral-esquerdo Edimar, o volante Yuri e o zagueiro equatoriano Luís Cangá. Os três primeiros já tiveram experiência com a Série B, enquanto o último é uma aposta para um setor que sofreu em 2021: o defensivo.

Na lateral, Edimar foi campeão da competição nacional com o RB Bragantino em 2019. Apesar da idade, 35 anos, pode ser importante no setor por ser um bom marcador, voluntarioso e passar experiência para os mais jovens como o próprio Riquelme, com quem tende a revezar na posição.

Debaixo das traves, Thiago Rodrigues foi o goleiro menos vazado da segunda divisão nessa temporada com 19 gols sofridos, segundo dados do “Sofascore”. Um arqueiro que chamou atenção pelo número de defesa difíceis: 28, o segundo melhor neste fundamento. Na bola longa, o arqueiro foi o quarto melhor com 114 lançamentos certos, conforme dados do “Footstats”.

No meio, Yuri foi o maior ladrão de bolas desta Série B com: 102 desarmes em 29 partidas, de acordo com o portal “Sofascore”. Com isso, o Cruz-Maltino ganha um jogador forte na marcação, que fará com que o time ganhe mais força física e pegada seja como primeiro ou segundo homem do setor. Em 2018, ele também liderou a estatística com 108 recuperações de bola.

Por fim, o equatoriano é a exceção desse perfil explorado pelo Vasco e analisado aqui. Com contrato inicial de três meses, até o fim do Carioca, o jogador é uma aposta para zaga. Sua principal qualidade é em um fundamento que o reforçou durante toda temporada: o jogo aéreo – por ter 1,90 e ser forte fisicamente.

Fonte: Lancenet

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Mauro Cézar nos tempos em que trabalhava no canal ESPN
Mauro Cezar afirma que Vasco é subestimado e ignorado pela imprensa

Jornalista avaliou como os meios de comunicação tem o hábito de falar muito pouco do Vasco da Gama em sua grade de programação.

Josh Wander durante entrevista em visita ao Rio de Janeiro
777 Partners admite erro ao comparar Vasco e Flamengo

Grupo americano dono de 70% do futebol do Vasco da Gama, 777 Partners tenha recalcular a rota na gestão do Clube.

Pedro Martins é o novo executivo de futebol do Vasco
Econômico: saiba quanto Pedro Martins gastou com reforços no Cruzeiro

Dirigente chega ao Vasco da Gama para substituir Alexandre Mattos, assim como foi durante sua passagem no Cruzeiro.

Pedro Martins é o novo executivo de futebol do Vasco
Vasco busca precisão no mercado com Pedro Martins

Pedro Martins é o novo executivo de futebol do Vasco da Gama e a SAF do Clube acredita em uma assertividade nas próximas contratações.

Festa da torcida do Vasco contra o Boavista
Como a torcida do Vasco reagiu a contratação de Pedro Martins

Novo executivo de futebol do Vasco da Gama, Pedro Martins, que estava no Cruzeiro, não conta com a aprovação dos torcedores.